Certamente você já ouviu falar ou já sofreu com a rigidez capilar, esse é um probleminha muito comum que atinge os cabelos de muitas mulheres, a rigidez capilar deixa os fios ressecados, quebradiços e sem vida. E durante o verão o problema se torna ainda pior, pois a exposição solar e a alta temperatura da estação contribui para a agravação do problema. Por isso é importante prestar atenção e apostar na prevenção.
Caso você comece a perceber que seus fios estão opacos, quebradiços, com pontas duplas, desidratados e, pra completar, você se submeteu a processos químicos agressivos, saiba que seu cabelo é um forte candidato a sofrer com a rigidez capilar.
A rigidez da fibra é um dano causado principalmente pela perda de enxofre. As causas são provocadas, em geral, pelo uso inadequado de ativos ou agentes que geram esse tipo de dano à fibra capilar. Um desses principais agentes é o peróxido de hidrogênio, a água oxigenada, que facilita a perda do enxofre. Tratamentos químicos como escovas progressivas e alisamentos também podem prejudicar a saúde dos fios.
A exposição excessiva ao sol, mar, piscina e poluição pode agravar o problema. O sol em excesso desnatura as proteínas dos cabelos, o que agrava o quadro de rigidez. O uso diário de produtos que contenham filtro solar, como leave-on, pode ajudar muito. Fazer hidratações com frequência e utilizar o peróxido em concentrações mais baixas podem evitar a perda de proteínas, aminoácidos e a consequente rigidez da fibra. Para amenizar o problema, o uso de ativos e complexos, vitaminas, lipídios e ceramidas, facilitam a nutrição e reestruturação da fibra capilar desidratada.
Não é proibido utilizar secadores ou pranchas, porém devem ser usados com moderação. A melhor escolha é usar esses aparelhos com temperaturas médias.
Vale lembrar que é muito importante a prevenção e cuidar bem da madeixa, pois existem casos de rigidez capilar irreversíveis. Como por exemplo : pessoas que querem, mudar radicalmente o visual e, muitas vezes, seus cabelos, por serem muito finos, não aguentam a exposição à água oxigenada, o que causa a perda de estrutura e sustentação da fibra, tornando os fios sem vida, que se desmancham ao leve toque. Esse tipo de dano não pode ser restaurado, e a única solução é o corte progressivo, retirando a parte danificada.
fonte : corpo a corpo