A descamação dos lábios é o sinal evidente de que é preciso tratar a desidratação e, por mais tentador que pareça, puxar estas pelinhas só agrava a situação. Quem faz isso machuca ainda mais a região e abre uma porta para a entrada de bactérias, fungos e vírus, principalmente o da herpes. Nesse caso, o primeiro passo é hidratar de dentro para fora, ingerindo dois litros de água por dia, no mínimo.
Durante o tratamento das rachaduras, evite escovar os dentes ou lavar o rosto com água quente, para não agravar o ressecamento. E, mesmo no frio prevaleça, não esqueça o protetor solar para os lábios. Batons hidratantes que também funcionam, basta certificar-se de que eles possuem os ativos já citados. As soluções caseiras também são aliadas no combate ao ressecamento dos lábios. Se sentir ardência, a sugestão é fazer uma compressa com chá de camomila gelado por dez minutos. Outra dica é fazer uma mistura homogênea e pastosa de água mineral com amido de milho, aplicar nos lábios e deixar agir por 10 a 15 minutos. Além de hidratar e amaciar, acalma a região e ajuda a remover de modo delicado as peles que estão se soltando.
Para uma máscara noturna altamente reparadora, espalhe nos lábios uma pomada hidratante com vitamina B5 e adicione uma gota de óleo de amêndoas. Basta massagear bem essa misturinha antes de dormir e deixar agir durante a noite toda.
fonte uol mulher