Beleza & CabelosPenteados

Como controlar o volume excessivo dos cabelos

Cachos desalinhados, lisos superarmados e ondulados que mais parecem um abajur. Quem tem, sabe: certos cabelos precisam de controle. Por sorte, a solução é simples. Basta um pouquinho de tempo e cuidado, além, é claro, do produto certo para cada variante do “efeito juba”. E sempre é bom aprender alguns segredinhos confira abaixo as dicas.
Como lavar
O mais importante é utilizar produtos adequados, como xampu e condicionador para cabelos volumosos, indisciplinados ou cabelos cacheados. Eles contêm ativos específicos para condicionar os fios, além de lavar e hidratar na medida certa para controlar o volume, direta ou indiretamente. Na hora de lavar, o certo é não esfregar (friccionar com força e rapidez, em movimentos curtos) o couro cabeludo, mas sim massageá-lo, aplicando delicadamente a ponta dos dedos em zigue-zague. Os fios mais emaranhados podem ser desembaraçados na hora de aplicar o condicionador com o auxílio de um pente de dentes largos, o cabo de um pente ou até mesmo os dedos.
Como secar
Isso vai depender da forma e estrutura do cabelo.  Os lisos e levemente ondulados podem ser secos com o jato do secador na direção do crescimento natural dos fios, de cima para baixo, com a velocidade do vento fraco e a temperatura quente para não arrepiar os fios e manter a raiz baixa, sem volume. Os enrolados, crespos e cacheados é melhor que sejam secos com um bico difusor, que pode ser usado de baixo para cima, para simplesmente modelar os cachos; ou de cima para baixo, assim, além de manter os cachos, ajuda a eliminar o frizz e diminuir o volume.
Como escovar
A primeira dúvida que surge é: o certo é escovar os fios secos ou molhados? Cabelos muito volumosos, principalmente os cacheados, não devem ser escovados ou penteados secos – ao fazer isso, os fios se separaram e os cachos desmancham, ou melhor, cachos grandes se transformam em diversos cachos menores, o que acentua bastante o volume. No caso dos lisos e ondulados armados, a mesma lógica se aplica: os fios (que estavam alinhados) e as mechas, que se formam com o movimento natural dos cabelos, se separam produzindo muito volume, principalmente quando se usa uma escova e não um pente. Além disso, escovar os cabelos volumosos secos deixa os fios eletrizados, ou seja, arrepiados e indisciplinados. Usar uma escova de cerdas flexíveis ou um pente de dentes largos para desembaraçar os cabelos, enquanto estiverem úmidos, evita a quebra dos fios e deixa o efeito armado sob controle.
O poder do finalizador
O leave-in ou condicionador sem enxágue é imprescindível quando o problema é volume. As diversas versões, como as que garantem cachos definidos, hidratação, efeito anti-frizz, maciez, facilidade para pentear, movimento natural, permitem redução do efeito pirâmide. O leave-in é um aliado, ainda, para cabelos lisos e pouco ondulados que armam de repente quando secam naturalmente. A aplicação do produto pode ser feita nos fios úmidos ou secos, dependendo da necessidade . Pode ser aplicado a partir de um dedo da raiz, do meio para as pontas ou simplesmente nas extremidades dos fios, conforme o estado de ressecamento dos cabelos e o nível de controle do volume que se quer obter. O mais importante é aplicar sempre em pequenas quantidades, evitando que o resultado final fique pesado e emplastrado, por conta do excesso de produto. E atenção: depois de aplicar o leave-in, evite passar a mão ou usar escovas, para que os fios não desalinhem e fiquem armados.
Corte amigo
Quando o assunto é corte, é claro que o gosto pessoal vem antes de tudo. Mas é inegável que um bom corte e determinadas características podem fazer maravilhas para domar volume e até mesmo facilitar os cuidados diários. Confira os truques:
·        Franja curta e reta é não ajuda quem tem cabelos muito volumosos.
·        O franjão lateral facilita o controle do volume e é moderno.
·        Fios sem repicado também tendem a ficar mais armados. Um repicado ideal é aquele sem camadas bruscas, mas gradativas, a partir da base da orelha, que tem bom caimento para controlar o efeito armado.
·        O estilo em camadas dá movimento, sem armar demais.
·        Ao contrário do que a maioria pensa, os curtos também podem ser domados, tudo vai depender da textura do fio e do estilo do corte.
Como tirar proveito do volume
Apesar do volume ser um dos campeões de queixas nos salões, o cabelo armado pode, sem dúvida, ser bonito e interessante. O primeiro passo é gostar do que se vê no espelho, o fator “se sentir bem” conta muito. Se não for esse o caso, o jeito é aceitar e aproveitar a tecnologia dos produtos para manter os cabelos bem tratados, hidratados, com um movimento natural (sem emaranhados), cachos definidos, sem frizz e com ondas bem marcadas (não muito frisadas). Sempre de acordo com o ponto fraco do cabelo.
Os penteados também são ponto a favor. A maioria dos cabelos estilizados são caracterizados por volume, seja com cachos semipresos, coques ou tranças. Para aqueles cabelos que não são lisos nem crespos,uma dica eficaz: com os fios úmidos, quase secos, enrole bobes de velcro, faça tranças largas ou um coque baixo, deixe por 15 minutos e ao soltar aplique um pingo de óleo de argan nas pontas – os cabelos ganham ondas naturais e definidas.
Outro aspecto importante é a cor. Os volumosos ganham charme e beleza com tons vibrantes e que tenham bastante luminosidade. E por fim, fios armados trazem leveza e harmonia ao rosto com formato muito quadrado ou redondo, mas devem ser usados com parcimônia pelas muito baixinhas e com rosto miúdo.
 
 
fonte : Uol beleza

Com mais de 15 anos de experiência na arte de embelezar e transformar pessoas, eu, Adriane, tenho orgulho da minha trajetória profissional como cabeleireira, maquiadora e hair stylist. Tudo começou com uma paixão profunda e um olhar aguçado para a beleza,…

Postagens Relacionadas

1 of 125