A maioria dos cabeleireiros concorda que o uso da chapinha faz mal ao cabelo. Mas foi-se o tempo em que não era possível ter fios lisos e hidratados ao mesmo tempo. Graças à evolução no mercado das pranchas alisadoras, todas podem desfrutar dos benefícios da tecnologia.
A mulher que não vive sem uma chapinha no cabelo deve optar por modelos da “nova geração”, que protegem o cabelo das altas temperaturas ao mesmo tempo em que impedem que eles ressequem pela perda da umidade.
Antigamente as chapinhas funcionavam igual um ferro de passar roupa tanto que na época da vovó muitas mulheres passavam os seus cabelos a ferro para conseguir o efeito liso. Depois surgiram a prancha chapa metálica que esquentava muito e, por causa dessa temperatura tão alta, era capaz de alisar qualquer tipo de fio mas coitados dos cabelos que submetidos a altas temperaturas “torravam”.
Atualmente as pranchas são desenvolvidas especificamente para atender às necessidades do cabelo, isto é, sem deixar de lado o aspecto da saúde e da beleza dos fios.
As novidades mais conhecidas neste segmento são a tecnologia dos íons negativos, que são emitidos pela própria chapinha, evitando que o fio resseque pela perda da umidade e amenizando a eletricidade estática – e, consequentemente, o frizz; e a tecnologia das ondas infravermelhas, que atua de modo parecido e também tem como objetivo neutralizar a eletricidade estática para impedir que o fio arrepie no ambiente úmido.
Além de proteger o cabelo das altas temperaturas, as novas pranchas ainda são capazes de deixar os fios mais lisos – e com resultado mais duradouro e em menor tempo.
Apesar de existirem modelos que permitem serem usados nos cabelos úmidos, não é aconselhavel o seu uso.O mais certo a fazer é primeiro uma boa escova e depois sim passar a chapinha mecha por mecha.
Existem tambem as chapinhas que funcionam a vapor uma opção bem interessante entre as novas pranchas do mercado. Elas também devem ser usadas no fio seco pois, elas impedem que o fio perca umidade durante o processo e fazem com que a prancha deslize mais facilmente no fio.Esse processo evita a quebra do cabelo e o deixa mais brilhante, macio, e com um movimento mais natural.
fonte: http://entretenimento.r7.com