Tratamentos Para Cabelos

Argila no cabelo

argila-branca-no-cabelo

Muito se fala no tratamento de cabelos e a todo instante novas técnicas vão surgindo , todo mundo já deve ter feito algum dia uma boa máscara de argila para a pele os benefícios da argila são grandes e já usados a muito tempo.

A argila anda surpreendendo com suas técnica revulucionárias a touca de argila branca é uma delas onde  devolve a força para cabelos muito danificados.
Esta fazendo enorme  sucesso com o tratamento conhecido por marmorização: É uma espécie de touca de argila, que recupera os fios sem vida e sem força por causa do excesso de química.

Cabelos com tintura ou virgens podem receber o tratamento. Os fios ganham elasticidade e, por mais danificados que estejam, passam a ter muito mais brilho.

A argila branca é a mais indicada para obter os efeitos, porque ajuda a repor a queratina perdida pelos cabelos danificados. O efeitos duram cerca de um mês. Após o prazo, o ideal é refazer a aplicação.

Já argila promove a reconstrução, restaurando o estado original do cabelo. O ideal é dar uma pausa de 2 meses após a progressiva para não diminuir o efeito liso .

A argila não é um bom material para ser usado sem a ajuda de um especialista. Ela pode desbotar a cor do seu cabelo, desgastar um tratamento alisante ou, simplesmente, não hidratar o suficiente.

Depois de fazer a marmorização, o ideal é tirar a umidade com secador na temperatura moderada, evitando o uso da prancha. Você mantém os fios com a elasticidade natural e previne o ressecamento que o calor excessivo provoca.

A argila nos fios promove um tipo de peeling capilar, com ação bactericida, anti-inflamatória e anti-séptica. Rica em sais minerais como zinco, cálcio, potássio e ferro, além de eliminar as células mortas, ela faz uma limpeza profunda. Tem ainda propriedade tonificante, adstringente, hidratante, cicatrizante, nutritiva e claro, revitalizante. Os minerais encontrados nas argilas funcionam como potenciadores de determinados efeitos, conforme a sua concentração.

Um dos principais benefícios que a argila trás para os cabelos é a limpeza profunda ,o cabelo recebe óleo mineral, que desobstrui os poros do couro cabeludo, fazendo com que os fios cresçam com mais força e mais rapidamente. É também uma maneira de diminuir a oleosidade dos fios, pois faz uma limpeza profunda nos cabelos.

Mas o procedimento pode ser feito também em casa. Uma das empresas que vende o produto é a Águas de São Pedro. Pela Internet (www.aguasdesaopedro.com), é possível comprar uma das quatro variações (branca, dourada, preta e verde) por R$ 20 (mais frete). Eles indicam o uso na face, no corpo e claro, no cabelo.

Basta apenas adicionar água e formar uma pasta. Depois, é só remover com água fria. A granulação do produto é fracionada para o uso estético e cosmético, com grãos uniformes e arredondados, para não machucar a pele.

Os tipos de argila mais usados para tratamentos capilares são os de cor verde,argila branca (ação tonificante, adstringente e estimulante) e preta (ação anti-seborréica e anti-oxidante). Essa última tem maior quantidade de matéria orgânica e enxofre e, por isso, é mais ácida.

O tratamento pode ser feito toda semana e não existe um número exato de aplicações para que o cabelo fique com aspecto melhor. O tempo varia de acordo com o estado em que o cabelo se encontra. Cada cabelo é danificado de um jeito. Portanto, o número de seções vai depender de como estiver a saúde dos fios. Não há contra-indicação.

Quem optar fazer o tratamento no cabeleireiro pode achar o preço um pouco salgado. No salão, uma seção de argiloterapia pode custar entre R$ 130 e R $250. A aplicação pode demorar até 1h20, dependendo da extensão do cabelo.

Tipos de argila e aplicações:

ARGILA VERDE: rica em silício e diversos oligoelementos. Desinfiltra, é esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea.
Efeitos: desintoxicante e adstringente.

ARGILA BRANCA:
rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos. Promove aumento na oxigenação de áreas congestionadas, a uniformização pela esfoliação suave e regula a queratinização. Efeito: revitalizador.

ARGILA CINZA: rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos. Efeitos: antiinflamatório e cicatrizante.

ARGILA VERMELHA: rica em silício e ferro e oligoelementos. Regula a microcirculação cutânea, sendo recomendada para peles sensíveis, com couperose e avermelhadas. Efeitos: regulador e tensor.

ARGILA AMARELA: rica em silício, alumínio e oligoelementos. Resulta em efeito tensor e ativador da circulação produzido pelo ferro, além do seu maior teor de potássio. Contribui para o equilíbrio iônico e hidratante do gel celular. Efeitos: desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.

ARGILA MARROM: rara, com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação, além de contribuir com um efeito equilibrador e revitalizador. Efeitos: desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.

ARGILA PRETA: rara, com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação, adstringente além de contribuir com a renovação celular. Efeitos: anti-inflamatório, cicatrizante, tensor e desintoxicante.

Revisado por: em .

Sobre o autor

*Adri*

14 Comentários

  • oi dri tudo bem, gostaria q vc tirasse uma duvida.
    sou cabelereira q quero fazer tratamento com argila verde nos cabelos das clientes.
    a minah duvida é, argila desbota cabelos tingidos ou tonalizados?
    argila tira o efeito de quimicas?

  • Adri gostaria de saber diante de seu conhecimento a argila verde causa queda ou quebra dos fios do cabelo? Porque fiz um tratamento capilar com argila verde e a profissional associou a quebra ao tratamento .Beijos.

  • passei argila preta pois eu necessito lavar todos os dias devido a caspa e a coceira insuportavel,cabelo ficou super duro,por ser argila eu ja esperava isso,mas a caspa dobrou,a propaganda não é pra diminuir?será que eu devo continuar?

    • Oi Selma, boa noite.
      Sou cabeleireira e vou tirar sua dúvida.
      A argila deve ser aplicada após o shampoo com pincel deixar nos fios 20 minutos logo após lavar cm shampoo novamente e aplicar uma máscara

  • Socorro!!!!!Fiz descoloração, meu cabelo esta muito ressecado,caindo muito,posso usar argila,qual cor e qtas vezes por semana? Me ajude amiga urgente!!!!

  • fiquei em duvida com o que vc escreveu neste trexo: ( Cabelos oleosos, devem passar longe do método. Isso porque, com os ativos da argila e da máscara hidratante esta oleosidade tende a aumentar ainda mais o que diminui o brilho e pode até causar problemas como a caspa) logo depois vc ecreve:(Um dos principais benefícios que a argila trás para os cabelos é a limpeza profunda ,o cabelo recebe óleo mineral, que desobstrui os poros do couro cabeludo, fazendo com que os fios cresçam com mais força e mais rapidamente. É também uma maneira de diminuir a oleosidade dos fios, pois faz uma limpeza profunda nos cabelos. vc menciona acima que cabelos oleosos devem passar longe do processo com a argila, e em segiuda vc escreve que esse método é também uma maneira de diminuir a oleosidade dos fios. desculpa-me mas ta um pouco confuso…

    • Ola Josy , realmente tinha uma parte do texto que estava errada , já foi corrigido , obrigada por comentar ! Cabelos oleosos podem sim passar por tratamentos com determinados tipos de argilas, outros tipos de tratamentos que utilizão a argila como um dos ingredientes, podem sim aumentar a produção da oleosidade no couro cabeludo.

  • Adri, me responda por-favor, se são essas argilas q eles usam na EP marroquina?
    vc sabe me dizer?
    bjks e até a proxíma…

    • Cel …eu não vendo produtos apenas divulgo os tratamentos e recomendo os produtos testados por mim. oriento as leitoras do blog e ensino algumas dicas de beleza .
      Mas voce deve encontrar pelo shopping virtual aqui no blog entra la os vendedores do mercado livre tem ótimos preços e grande variedade de produtos.
      beijos

Deixe seu comentario aqui: