Beleza & Cabelos

Aprenda os cuidados que você deve ter no verão


Verão a estação mas esperada do ano chegou e vem com força total o calor aumenta e a vontade de pegar aquela cor e ficar com a marquinha de biquine que enlouquecem os homens tambem .
Mas não se esqueça que é necessário se proteger bem sua pele e cabelos dos efeitos dos raios nocivos solares .
Pois não é apenas bronzeado que o verão trás para nossa pele .Embora o verão seja a estação tão aguardade e preferida  de muitos, abrindo mais possibilidades de visitas à praia e piscina, o tempo quente costuma trazer consigo alguns incômodos para a pele de homens e mulheres. Coceiras, manchas e oleosidade excessiva são apenas alguns dos males típicos do calor que podem comprometer a aparência.
Durante o verão, a exposição mais freqüente ao sol, água do mar e piscina causa uma maior perda da camada de gordura que normalmente protege a pele. “Dessa maneira, a pele fica mais frágil, suscetível a infecções virais, bacterianas e processos inflamatórios”.

Pêlos encravados: Com a pele à mostra, as mulheres acabam fazendo depilações com mais freqüência, propiciando o surgimento de pêlos encravados. A recomendação é utilizar lâmina, pois os métodos que arrancam o pêlo da raiz, como a cera, aumentam a possibilidade de encravamento. Nunca faça a depilação a seco, sem água e alguma substância emoliente como sabonete líquido. Passe a gilete sempre no sentido do crescimento dos pêlos e aplique um hidratante logo em seguida. Outra opção são os aparelhos depilatórios que cortam o pêlo no nível da pele, sem arrancá-los, ou os cremes. Estes últimos, no entanto, exigem cuidado, pois podem desenvolver alergias devido às suas substâncias químicas que agem na eliminação do pêlo. Faça um teste prévio, que é normalmente recomendado pelos fabricantes na embalagem.
Excesso de oleosidade: Algumas regiões do corpo, onde há uma maior concentração de glândulas sebáceas (responsáveis pela produção de sebo) vão apresentar mais oleosidade no verão. Como o protetor solar será mais indispensável do que nunca, a saída é buscar fórmulas leves, livre de óleo (oil free), em gel, à base de água, ou ainda, em aerossol. A acne também pode afetar regiões como tronco e nádegas, por causa do excesso de suor. O problema pode ser evitado com uso de roupas adequadas para as altas temperaturas, passando longe de meias de seda ou jeans muito grossos.
Herpes labial: O estresse e a maior exposição ao sol baixam a imunidade, facilitando a manifestação do herpes labial em quem já possui a doença. Para diminuir o risco de surgimento das características vesículas nos lábios, é indicado o uso de protetor solar específico para essa região, com FPS mínimo de 30, além de evitar a exposição prolongada ao sol.
Manchas: As manchas podem ser causadas por diferentes motivos, e são mais comuns em peles morenas e orientais. O protetor solar costuma evitar boa parte delas, mas cautela também ajuda. Um tipo de problema comum é a fitofotodermatose. Apesar do nome complicado, ela é velha conhecida dos brasileiros que se aventuram a fazer caipirinhas e se expor ao sol na seqüência, podendo resultar em queimaduras de 3º grau. O contato com frutas cítricas ou sorvetes cítricos não industrializados deve ser seguido de uma lavagem com água e sabão cuidadosa, e a aplicação do protetor solar para evitar lesões em mãos e lábios.
Queimaduras: Causadas pelo excesso de exposição solar, costumam ser de 1º e 2º graus. As primeiras só atingem a epiderme, causando vermelhidão. Já a presença de bolhas indica uma gravidade maior – e cuidados idem, caracterizando a queimadura de 2º grau. A prevenção pede filtro solar adequado ao seu tipo de pele, com fator mínimo de 15, sendo aplicado inicialmente ao menos 30 minutos antes de sair de casa, com reaplicação a cada duas horas, ou após mergulhos e suor excessivo. Também é melhor evitar a exposição entre 10h e 16h, horário de maior incidência dos raios ultravioletas. Quando ocorrer uma queimadura, deve-se lavar o local com água corrente – nunca água do mar, e não aplicar nenhuma pomada ou creme sem orientação médica.
Micoses superficiais: Existem diferentes tipos de micoses que se manifestam nesta época do ano, localizadas na pele ou em regiões como unhas e cabelos. A “micose de praia” ou “pano branco” (pitiriase versicolor) se caracteriza por manchas claras, principalmente no rosto e região do peito. Ao contrário do que muitos imaginam, ela não é adquirida na praia. É um fungo que já existe na pele, mas só é notado quando se está bronzeado. As manchas também podem ser escuras. O tratamento deve ser feito com orientação médica. Outro problema comum é a dermatofitose marginada (ou tinea cruris), típica em homens que passam muito tempo com o calção de banho molhado, seguido de períodos de suor intenso. Este hábito propicia um ambiente quente e úmido favorável ao surgimento de fungos, causando coceira na virilha, que pode persistir após o verão. Mantenha a região seca e procure um médico se o problema se manifestar.

Com mais de 15 anos de experiência na arte de embelezar e transformar pessoas, eu, Adriane, tenho orgulho da minha trajetória profissional como cabeleireira, maquiadora e hair stylist. Tudo começou com uma paixão profunda e um olhar aguçado para a beleza,…

Postagens Relacionadas

1 of 92