7 Dicas para evitar caspa no Inverno!
Mudanças bruscas na temperaturas que costumam acontecer durante o inverno contribuem para o aparecimento das caspas , isso porque o mudança do clima quente para o frio provoca o ressecamento do couro cabeludo e assim a sua descamação. A dermatite seborreica popularmente conhecida como (caspa) é o resultado de uma inflamação no couro cabeludo que ocasiona a descamação acentuada e atinge homens e mulheres, independentemente da idade.
A caspa pode aparecer por diversos fatores ,mas durante o inverno é bastante comum que ela apareça pois costumamos tomar banhos muito quentes ou secamos o cabelo com secador com mais frequência , sendo assim o excesso da alta temperatura estimula as glândulas sebáceas, produzindo mais oleosidade favorável ao desenvolvimento de fungos e das caspas. Fatores hormonais, emocionais,e genéticos também devem ser levados em consideração que se agravam ainda mais o aparecimento da caspa durante o inverno.
Confira abaixo a lista com alguns cuidados para evitar o aparecimento da caspa ;
1 – LAVANDO O CABELO
O primeiro cuidado para evitar a caspa que devemos ter é ao lavar o cabelo , é essencial remover todo o excesso de oleosidade do couro cabeludo. Evite usar água quente e opte pelo banho morno ou frio para melhorar o quadro de caspa.
2 – CABELO SECOS
Evite deixar os fios e o couro cabeludo úmidos por muito tempo, pois a umidade favorece o aparecimento de fungos. Opte por secar os fios após o banho. Ao usar o secador, prefira a temperatura morna ou fria. Ou aposte no uso do difusor.
3 – ESCOLHENDO OS PRODUTOS
Aposte no uso de xampus anticaspa , pois estes produtos específicos vão ajudar a retirar os resíduos e deixar o couro cabeludo mais saudável.
4 – NÃO FIQUE COÇANDO
Evite coçar a cabeça nas regiões atingidas pela caspa , nunca passe as unhas no couro cabeludo . Caso não aguente use apenas as pontas dos dedos massageando levemente, fazendo sempre movimentos suaves e circulares.
5 – NÃO TAPE A CABEÇA
Para evitar o aparecimento da caspa e como também cura-la evite cobrir a cabeça com lenços, bonés, chapéus, boinas, toucas …. O couro cabeludo não deve ficar abafado .Use esses acessórios apenas para proteger o couro cabeludo e os fios da exposição solar.
6 – DÊ OLHO NA DIETA
Para evitar o aparecimento da caspa evite enlatados, embutidos e frituras. Inclua no cardápio alimentos com propriedades anti-inflamatória, como atum, sementes de chia e gergelim, nozes, laranja ou limão. E aumente o consumo de água.
7 – EVITE O ESTRESSE
Fique longe de aborrecimentos e picos de estresse , que costumam afetar o fundo emocional e assim prejudicam o funcionamento das glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade do seu couro cabeludo. Portanto, evite se estressar , uma boa sugestão é fazer exercícios de relaxamento.
NOTA : É muito importante procurar um dermatologista caso a caspa não desapareça após essas dicas todas que ensinamos, caso ela persista por mais de 15 dias consulte o seu médico para uma avaliação mais detalhada.