Alergia a Tinta de Cabelo – Dúvidas e O que Fazer

29 de abril de 2015 Off Por joliviere

Alergia a Tinta de Cabelo – Dúvidas e O que Fazer ?

A alergia a tinturas para cabelo é uma coisa séria e muito grave algumas pessoas podem perder os fios ,criar feridas no couro cabeludo entre outros problemas relacionados a saúde. Por isso é sempre importante antes de tingir os cabelos fazer o teste do produto no pulso como descrito nas embalagens e caixas dos produtos a serem usados .Para avaliar as possíveis reações alérgicas.
Para mulheres que não pretendem assumir as madeixas brancas e são alérgicas a tinta de cabelo, devem optar pelo uso dos tonalizantes. Em geral os alérgicos a tintura de cabelo sofrem com a substância parafenilenodiamina, que é a base de quase todos os produtos para colorir os cabelos.
O PPD, como é conhecido, é encontrado na maioria das tintas de cabelo chamadas de coloração permanente, essa substância é essencial para a penetração das cores e tonalidades escolhidas para tingir os fios, mas para pessoas mais sensíveis e alérgicas pode ser fatal ou causar sérios problemas a saúde e até mesmo a morte devido a sensibilidade. Alguns países europeus, como Alemanha, França e Suécia, já proibiram o uso do PPD contida nas fórmulas de colorações para cabelos .
Muitos relatos baseados em diversos estudos já comprovam que o PPD é tóxico sensibilizante e irritante. Sendo assim um dos produtos químicos mais agressivos em colorações para cabelos.
Além do PPD, outra substância que causa alergia é a amônia, o resorcinol e o Perfume Mix, componentes habituais das fórmulas das colorações de cabelos, também apresentam características agressivas e sensibilizantes.
A amônia é uma substância irritante para a pele, olhos, sistema respiratório e dependendo do contato pode causar dificuldades respiratórias.
O Resorcinol está contido dentro da formulação tem função acopladora e é classificado como irritante para os olhos e pele e perigoso para o ambiente.
É  bastante utilizado em colorações permanentes e há uma pequena população sensível a esse componente, mas com menor incidência se comparado ao PPD.
Confira abaixo as reações mais comuns:
Reação suave:
Dermatite às pálpebras ou ao redor das orelhas e boca.
Reação grave:
Vermelhidão e inchaço do couro cabeludo e rosto;
Fechamento completo das pálpebras;
Reação alérgica generalizada;
Contato urticária;
Anafilaxia.
Alergia a Tinta de Cabelo
As tinturas em pó ou henna também são desaconselhadas para pessoas que sofrem o problema de alergia a tintura de cabelo.Colorações permanentes que contém amônia também devem ser descartadas para os alérgicos. A chance de apresentar reações alérgicas com o uso de tonalizantes é bem menor porém não são descartadas ,existe a necessidade de ser feito o teste para uma avaliação antes da aplicação.
Toda coloração de cabelo deve ser previamente testada antes de ser aplicada nos fios. por isso faça sempre o teste recomendado contido na embalagem do produto respeitando o tempo e as recomendações do fabricante.
Obs: As informações contidas neste blog e em seus artigos não substituem, em hipótese alguma, sua visita regular ao seu médico. Somente ele está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde.Quando houver dúvidas ou qualquer tipo de alergia procure imediatamente um dermatologista.
Assista o vídeo abaixo falando mais sobre alergia a tintura de cabelo :