Dicas para ativar o crescimento dos cabelos

4 de dezembro de 2014 Off Por joliviere

cabelo-comprido

Como ativar o crescimento dos cabelos

Tem gente que adora mudar radicalmente e corta os cabelos bem curtos e depois resolve deixar crescer e a espera dos cabelos voltarem a ser compridos como antes aborrece muito alem dos cuidados excessivos que são necessários para se ter cabelos compridos e bem tratados ,realmente não há uma fórmula mágica para fazer o cabelo crescer da noite para o dia se houvesse seria ótimo a não ser um bom interlace (risos), mas com alguns cuidados podemos acelerar esse processo e obter resultados espetaculares sem recorrer aos artificiais não que eu seja contra é super válido, porem nada melhor do que ter seus próprios cabelos longos.
Dicas para acelerar o crescimento:
Corte as pontas: cortar as pontinhas no máximo a cada três meses. Essa é uma mas principais dicas. Depois de passados três meses do corte é comum o cabelo apresentar ressecamento e, como resultado, surgem as pontas duplas que prejudicam o crescimento. Isso acontece principalmente quando o cabelo é liso, fino e sem volume. Dessa maneira, os fios se abrem com facilidade.
Massagem: O cabelo cresce em média de 1 a 1,5 cm por mês, quando o folículo piloso está saudável e recebe os nutrientes necessários por meio da boa oxigenação. As células são alimentadas pelo sangue que carrega os nutrientes necessários ao crescimento dos fios.
Todo nosso corpo deve ser trabalhado, exercitado, inclusive o couro cabeludo.
Dieta: apostar numa alimentação rica em frutas, verduras e carnes magras. Esses alimentos oferecem nutrientes importantes para o fortalecimento capilar, como as vitaminas A, E e os aminoácidos. “Como o cabelo é constituído de queratina, um tipo de proteína, é fundamental a ingestão de leite, carnes e ovos para que os fios cresçam resistentes. Não adianta ter cabelos compridos, mas que sejam fracos e quebradiços”.
A especialista diz que suplementos à base de aminoácidos contribuem para o crescimento com força. Porém, eles devem ser prescritos pelo médico. Já as cápsulas de vitaminas e minerais só devem ser consumidas se realmente for detectada uma carência no organismo, o que é comum para quem faz dieta de emagrecimento por tempo prolongado ou tem anemia.
Oleosidade: alguns distúrbios metabólicos ou das glândulas sebáceas também podem interferir na saúde e no crescimento dos cabelos. Água muito quente durante o banho ativa as glândulas sebáceas e dormir com os cabelos molhados também faz aumentar a oleosidade. Abafar os cabelos com toucas e bonés por um longo período também é prejudicial.
A gordura dos fios acaba se misturando ao suor e sufocando os folículos pilosos, o que além de retardar o ritmo de crescimento causa coceiras, descamações e alergias. Lave seus cabelos regularmente – a regra é dia sim, dia não, para a maior parte das pessoas – para mantê-los saudáveis. E se tiver tendência à oleosidade, prefira xampus suaves. Quem tem fios oleosos deve lavar todos os dias e passar condicionador só nas pontas para não aumentar a oleosidade na raiz, o que impediria os folículos pilosos de respirarem. No mais, durante o banho, evite esfregar a cabeça com muito vigor para não estimular ainda mais as glândulas sebáceas. Ao contrário disso, os movimentos suaves levam a oleosidade natural para toda a extensão dos fios.
Parar de fumar: a nicotina é vaso constritora, ela vai reduzindo a capacidade dos vasos capilares que alimentam os fios.
Proteção e hidratação: agentes externos como sol, cloro, água do mar e coloração deixam a cutícula do cabelo aberta e frágil, impedindo que ele cresça com saúde. Por isso sempre use um leave-in com filtro solar na formulação. Tais produtos formam uma película protetora sobre a fibra capilar, deixando os fios menos vulneráveis. Uma hidratação intensiva semanal, com ampolas e cremes à base de proteínas, também é uma boa opção. Além do escudo protetor, garantem brilho, maciez e balanço aos fios. Esses cuidados ajudam o fio a crescer rapidamente e previnem rupturas.. Se o seu cabelo estiver muito danificado, uma boa solução é recorrer a uma técnica recondicionante à base de queratina para selar o fio. Faça, pelo menos, de 15 em 15 dias.
 
Update : Para ter cabelos com crescimento acima de 1cm ao mês é preciso antes fazer uma avaliação do couro cabeludo em seguida observar o que esta ocasionando a lentidão no crescimento dos fios. Uma visita ao dermatologista é importante para pesquisar a fundo se existe algum tipo de doença de pele no couro cabeludo como por exemplo seborréia . Outro fator importante é a alimentação que deve ser apropriada rica em vitaminas, e proteínas. Uma suplementação pode resolver o problema da falta de crescimento dos fios desde que sempre indicada e acompanhada por um especialista. Nunca tome nenhum tipo de medicamento sem acompanhamento médico.
Outra dica para ter cabelos compridos e saudáveis é cuidar do couro cabeludo , faça uma esfoliação do couro cabeludo afim de ativar o crescimento dos fios . Evita usar cremes ou condicionadores no couro cabeludo pois o excesso de oleosidade é prejudicial e retarda o crescimento dos cabelos. Corte as pontas a cada 3 meses afim de evitar que elas fiquem cada vez mais ralas e se partam dando a impressão de cabelos mal cuidados e com pouco crescimento. Um cabelo comprido requer cuidados extras por isso evite o excesso de química nos fios que podem provocar o chamado corte químico.
 

 10 Dicas Para Acelerar o Crescimento do Cabelo.