Como escolher o creme certo para uma super hidratação

1 de dezembro de 2014 Off Por joliviere

cabelo-hidratação
 

O creme certo para uma super hidratação

Escolher um creme que seja bom para nossos cabelos nem sempre é uma tarefa fácil entre tantas marcas e ingredientes diferentes muitas das vezes acabamos  fazendo a escolha errada .
Por isso reuni aqui algumas dicas para ajuda-las na hora de procurar uma boa máscara hidratante para os seus cabelos fiquem sempre atentas aos rótulos e ingredientes contidos neles.
Para uma boa hidratação é fundamental :
1) Bons cremes,qualidade
2) Aplicação correta
3) Tempo de pausa correto
Como escolher o creme adequado para suprir a necessidade de seus cabelos:
Na verdade, essa é a parte mais chata. Cada cabelo reage de uma forma. Cada cabelo pode estar precisando de algo.
Cremes a base de queratina tem poder reconstrutor, isso é, regeneram a estrutura do fio.
Cremes a base de soja, de trigo e de colágeno tem poder restaurador, eles agem repondo proteinas perdidas pelo fio
Cremes a base de karite, chocolate, Semi di Lino, Macadamia, tem poder hidratante. Eles devolvem a água, a maleabilidade e conferem mais brilho ao fio.
Além disso, existem outros fatores hidratantes, como as vitaminas:
Vitamina A: Proporciona a ativação das células que produzem melanina e queratina, auxilia no tratamento de ativação de crescimento dos cabelos.
Vitamina B5: Revitalizante natural, devolve vida e saúde. É um “tônico” natural.
Vitamina C: ajuda na assimilação das outras vitaminas; deixa o pH do cabelo mais ácido, o que provoca o fechamento das escamas da cuticula.
Vitamina E: Anti-oxidante natural
Ceramidas: funciona como uma “cola capilar”, firmando o fio e “encapando-o”, não permitindo assim a formação de pontas duplas
Aminoácidos: auxiliam a queratina a formar pontes, prendendo-a melhor ao fio. Tem poder reestruturante.
Tendo isso em mente, você pode escolher um creme e “turbiná-lo” com ampolinhas, para que o resultado seja mais adequado a sua necessidade.
ATENÇÃO: Mas tenha bom senso: não adianta comprar todas as ampolas, jogar todas no cabelo de uma vez. O cabelo tem um limite daquilo que pode absorver por hidratação como sempre falo aqui pra vocês nada em exagero é saudável !!!
Escolhido o creme/ampolas adequados, já conseguimos o primeiro fator de uma boa hidratação. Agora, vamos ao segundo fator: a aplicação.
A forma utilizada abaixo é uma forma de “turbinar” uma hidratação convencional. O ideal é reveza-la com a hidratação tradicional indicada no “modo de usar” dos produtos, pois se bem feita, ela é tão forte, que pode saturar os cabelos de nutrientes caso usada em exagero. O ideal é um intervalo mínimo de 15 dias entre uma aplicação e outra em cabelos já saudaveis e em cabelos danificados 2 x na semana depois intercalando 1 x por semana até a total recuperação dos fios.
Primeiro passo de uma Super hidratação capilar: higienização
1) Lave o cabelo com com anti-residuos. Sugiro o Keramax ou o da Salon Line.
ATENÇÃO: “Posso fazer esse passo com o cabelo recem pintado ou com uma progressiva?” – Bom, voce conhece seu cabelo, sabe o quanto um anti-residuos vai fazer desbotar. Se o seu anti-residuos (e sua cor) desbota pouco, faça. Se desbotar muito, use um bom shampoo comum, sem sal, com pH levemente ácido (6,0) que já está de bom tamanho. Aplique duas vezes, nesse caso.
3) Seque bem seu cabelo. Não esfregue a toalha no cabelo, apenas “aperte” o fio contra a toalha, e depois enrole-a para absorver o máximo de água possível.
Nesse meio tempo é um excelente momento para misturar ampolas e cremes, caso você pretenda fazer um mix. Se voce for usar apenas um creme, de um tempinho com a toalha no cabelo, para tirar bem a umidade.
Segundo passo: a preparação do creme

1) Depois de ter retirado todo o excesso de umidade, penteie delicadamente o cabelo com um pente largo, para tirar qualquer embaraço.
2) termine de pentear com um pente fino. Não devemos usar direto o pente fino pois isso aumenta a quantidade de fios que se quebram e a eletricidade nos fios. Para desembaraçar o cabelo molhado e lavado com anti-residuos, é necessário ir aos poucos, para não quebrar os fios paciência e calma nessa hora é fundamental.
3) Seque o cabelo com o secador, apenas usando jatos quentes, sem uso de escova.
4) Com o cabelo 100% seco (e meio espigado, afinal, ele está lavado com anti-residuos e não foi hidratado), passe para a próxima parte.
Terceiro passo: A aplicação do creme
Para ajudar, divida seus cabelos em mechas.
Agora, começando sempre por debaixo, vá separando mecha por mecha com as mãos, e aplicando uma pequena quantidade de creme. Depois de espalhar no comprimento inteiro, massageie o fio, mecha por mecha. Essa é a parte MAIS IMPORTANTE DA HIDRATAÇÃO. Uma hidratação bem sucedida DEPENDE DE UMA BOA MASSAGEM, para ajudar o creme a penetrar no fio. Então, delicadamente, porém com vigor, faça a massagem com o creme, mecha a mecha. Por fim, passe um pente fino na mecha, para deixar o creme aplicado de forma uniforme.
Percebam que assim voce tem a exata percepção de onde já recebeu o produto e onde ainda está carente, já que o creme vai molhando o cabelo.
Outra vantagem de utilizar esse método, é que como você secou seu cabelo e retirou toda a umidade, agora seu cabelo irá absorver melhor o creme em si, o creme não será diluído pela agua que existia no fio, ficando assim mais concentrado e tendo um efeito mais potente.
11
A única desvantagem do método: usa pelo menos o dobro de creme que você está acostumada.
Terminado de massagear mecha por mecha e de aplicar e pentear o cabelo todo, use uma touca de alumínio (que é superior as toucas elétricas na minha opinião, por só utilizar o calor natural do corpo, não arriscando queimar o fio)
Enrole uma toalha por cima para ajudar a manter o calor, e aguarde o tempo de aplicação indicado pelo fabricante do produto escolhido.
Depois do tempo de pausa, tire a touca de aluminio e aguarde mais 5 minutos, para que o cabelo esfrie naturalmente.
Enxague bem. Finalize com um defrizante de pH ácido, para fechar bem as cutículas. Na falta, uso um pouco mais do creme de hidratação escolhido misturado a vinagre, na proporção: 1/3 de vinagre para 2/3 do creme. Aplico novamente, espero 3 minutos e enxaguo novamente.
É extremamente importante fechar bem as cuticulas depois da hidratação, para que os nutrientes não se percam. Se as cutículas ficarem meio abertas, os nutrientes vão saindo, e a hidratação dura bem menos. Existem excelentes selantes no mercado, além de condicionadores especiais para isso, como CORRECTIVE CONDITIONER da Salon Line ou o Condicionador Trivit (quando falo em defrizante bem ácido, quero dizer um finalizador com pH 2,5… 3,0), mas na falta, essa dica do vinagre quebra um galho.
Caso use o vinagre, tenha em mente que a aplicação precisa ser bem rápida: aplique, espere um minuto e enxague.
Finalize com algum creme leave on e pronto. Cabelos profundamente hidratados ! Boa sorte 🙂