Tratamento da calvíce

4 de julho de 2009 Off Por joliviere

cabelos caindo
A calvice  a queda dos cabelos incomoda muito alguns  homens e principlamente as  mulheres, ainda não existe uma forma eficaz que garanta 100% de sucesso na cura da calvície. Entretanto, existem diversas medidas que podem ser tomadas para controlá-la. Assim, ela deixa de evoluir, evitando-se a queda completa dos cabelos. Quanto mais cedo se detectar o problema, melhores serão os resultados. Os objetivos do tratamento da alopecia androgenética são:
* Retardar a rarefação, evitando o excesso de queda;
* Aumentar o volume de cabelos no couro cabeludo;
* Engrossar os fios de cabelo já existentes.
Dicas de Tratamento da Calvície
* Procurar manter uma vida saudável. Adotar uma alimentação rica em aminoácidos e proteínas; cobre, ferro, zinco, óleo de linhaça e complexo B; além da prática de exercícios físicos. Esses fatores contribuem para uma boa nutrição capilar e irrigação do couro cabeludo.
* Limpeza do couro cabeludo. As lavagens devem ser freqüentes, utilizando-se xampus apropriados com fórmulas delicadas de pH neutro e sem sal, para remover a sujeira e o sebo em excesso sem alterar o pH do couro cabeludo.
* Massagem. Ter o hábito de massagear o couro cabeludo ajuda a ativar a circulação. A massagem deve começar na parte frontal da cabeça e nas têmporas, continuando na nuca e terminando no alto do crânio. Esta massagem, além de ativar a circulação, também ajuda na absorção de loções capilares.
Sessões regulares de drenagem linfática e massagem capilar contribuem para ativar o metabolismo do couro cabeludo, revitalizando os folículos pilosos. As massagens ajudam no relaxamento — isto reduz o efeito dos hormônios que provocam a queda de cabelos.
* Anticoncepcionais. Em casos de alopecia androgenética feminina de origem hereditária, é preciso recorrer a anticoncepcionais que contêm a sustância acetato de ciproterona. Esta substância inibe a influência dos hormônios andrógenos (hormônios masculinos), além de reduzir a função excessiva das glândulas sebáceas. São estas glândulas que causam a seborréia —responsável por grande parte dos casos de queda de cabelos.
O acetato de ciproterona pode ser encontrado em anticonceptionais como Diane 35 e Yasmin. No caso do Diane 35, a queda começa a melhorar a partir do terceiro mês de terapia.
Medicamentos para Calvície


tratamento-para-calvicie
Minoxidil
Tratamento da Calvície
O Minoxidil é um vasodilatador que facilita o crescimento do cabelo. Foi o primeiro produto a ser aprovado para o tratamento de alopecia androgenética.
Comumente, o Minoxidil é apresentado em duas concentrações: 2% e 5%. Estudos comprovam que a solução de 5% proporciona um efeito mais amplo e rápido que a solução de 2%; e pode ser usada tanto em homens como em mulheres.
É aplicado via tópica sobre o couro cabeludo, em dose 1 ml, duas vezes ao dia. A loção deve ser distribuída uniformemente sobre as áreas de maior necessidade, através de massagens cutâneas feitas com as pontas dos dedos. O uso deve ser regular e contínuo para manter a eficácia.

Finasterida

FINASTERIDA

A Finasterida trata a alopecia androgenética leve a moderada. É um inibidor específico da 5 alfa-redutase, enzima responsável pela queda de cabelos.
Foi demonstrado que a Finasterida rapidamente baixa os níveis de DHT sérico e do couro cabeludo em mais de 60%. Ela não tem nenhuma afinidade pelo receptor de androgênio e, portanto, não interfere na ação da testosterona. Por isso, não tem efeitos androgênicos, estrogênicos, progestacionais ou quaisquer outros efeitos de esteróides.
O tratamento de alopecia androgenética é administrado em uma dose diária de 1 mg por via oral.
A Finasterida não é aprovada para uso em mulheres. Durante a gravidez, podem ocorrer anormalidades na genitália externa do feto de sexo masculino.
Tratamento para calvíce
Avicis
avicis
O Avicis é uma solução capilar indicada para o tratamento de queda de cabelo, principalmente relacionada a fatores hormonais. AVICIS (17 a – Estradiol) solução capilar é indicado nos casos de diminuição da fase anágena no ciclo de desenvolvimento capilar na alopecia androgenética leve a moderada, em homens e mulheres (perda de cabelos por fatores hormonais).
O alfa estradiol (Avicis) é recomendado apenas em casos de AAG(Alopecia Androgenética), se a causa da queda for outra, o remédio não fará o efeito esperado.
Ele pode ser encontrado em qualquer farmácia e o preço está em torno de R$80. Não utilize o produto sem recomendação médica. A diminuição na queda dos cabelos poderá ser notada em cerca de 30 dias após iniciar o uso do produto.

AVICIS
(17 a-Estradiol) solução capilar deve ser usado exclusivamente para aplicação tópica no couro cabeludo. A aplicação do medicamento em excesso não fará com que sejam obtidos resultados melhores ou mais rápidos e os efeitos indesejáveis descritos acima poderão aumentar ou intensificar-se.
Medicamentos para calvíce:
Pilexil
pilexil_calvice
Pilexil é um tônico capilar que tem por finalidade a redução da queda dos cabelos. Em sua fórmula contém extrato de Serenoa serrulata que apresenta a propriedade de inibir a 5 alfa-redutase, enzima responsável pela aceleração e encurtamento do ciclo capilar. Sua ação é potencializada pela presença do zinco PCA, que se opõe aos mecanismos enzimáticos que intervém na queda do cabelo, regulando também a secreção excessiva do sebo.
Além disso, o pilexil possui uma fórmula que fornece vitaminas ao couro cabeludo deixando os fios mais fortes e resistentes.
As principais causas da queda excessiva de cabelo podem ser decorrentes de diversas origens,dentre elas, podemos citar:
situações de stress físico e / ou psíquico
alterações hormonais, particularmente no pós-parto ou menopausa
dietas deficientes em proteínas e / ou insuficiência alimentar
causas mecânicas / químicas, como escovação forte ou produtos para cabelo muito agressivos
outros fatores como tratamento médico e procedimentos cirúrgicos.
O cabelo possui uma fase de crescimento que abrange 3 a 6 anos. Neste período, pode acontecer uma série de processos adversos que deterioram a superfície capilar.
O crescimento do cabelo não é contínuo e acontece nas diversas fases que constituem o ciclo capilar, durante o qual se alternam as fases ANÁGENA (crescimento), CATÁGENA (involução) e TELÓGENA (repouso), esta última com duração aproximada de 3 meses.
A queda fisiológica (natural) do cabelo pode converter-se em anormal quando a mesma aumenta de forma exagerada. Este fenômeno pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres.
O Pilexil é uma loção que tem mais ou menos a mesma função do Minoxidil, mas inclui também funções de cosmético: ajuda nutrir e tratar os fios, além de encorpar os cabelos.
Pilexil Shampoo
Pilexil é um shampoo destinado a redução da queda dos cabelos.O shampoo repõe os nutrientes necessários para o couro cabeludo além de hidratar.
Composição: Extrato de Serenoa serrulata, álcool denaturado, tocoferol, acetato de tocoferol, nicotinato de tocoferol, pantenol, etoxidiglicol, óleo de rícino hidrogenado PEG-40, fenoxietanol, metilparabeno, butilparabeno, etilparabeno, propilparabeno, cloridrato de piridoxina, zinco PCA, palmitato de ascorbil, ácido cítrico, ácido ascórbico, PEG-8, propanol aminometil, biotina, perfume, água.
Modo de Usar:
Uso freqüente. Massagear suavemente o couro cabeludo antes de enxaguar. Esta fórmula forma uma espuma suave e fresca que limpa a fibra capilar sem ressecá-la.
OBS:  Todo e qualquer tratamento deve ser acompanhado por um médico, não se auto medique nunca !