Alisamento Definitivo e Relaxamento de Cabelo

23 de junho de 2009 Off Por joliviere

cabelos
Tenho notado que ainda existem  muitas  dúvidas sobre os alisamentos de cabelos e sobre relaxamento ,e muitas das vezes fica dificil responder a todas as leitoras devido aos inúmeros e-mails e comentários que recebo aqui no blog.
Por isso estou criando um post pra tentar esclarecer melhor sobre essas técnicas e dizer quais são as vantagens e desvantagens de cada uma delas.
Alisamentos Definitivos e Relaxamentos de Cabelos
Atualmente existem vários métodos para alisar ou relaxar os  cabelos, mas antes de se decidir é importante conhecer as diferenças entre eles, e acima de tudo ter plena consciencia do que ele pode ou não fazer pelas suas madeixas.
O primeiro ponto importante é que quando se faz alisamentos, escovas progressivas, ou relaxamentos;  posterior a estes  processos quimicos, seus cabelos precisarão de mais cuidados e utilização de produtos para tratamento, como: shampoos sem sal  e com ph reduzido, cremes otima qualidade, máscaras apropriada para cabelos quimicamente tratados,  leave in etc.
Saiba que  nenhum tipo de alisamento ou escova progressiva que não necessitasse de absolutamente nada após a lavagem habitual. Portanto se você  pretende  ter um cabelo liso e brilhante, tem de usar bons produtos isso é fundamental e estou sempre reforçando isso aqui no Blog.

O segundo ponto importante é não arriscar a fazer estes tipos de tratamento em casa, algo pode correr mal, e se isso acontecer talvez você não saiba como solucionar o problema sozinha e na maioria das vezes o barato sai caro.
Veja agora quais são os tratamentos mais usados para alisar os cabelos :
Escova Progressiva
Tem o poder de deixar os fios lisos já na primeira sessão. Menos forte que os alisamentos tradicionais sua duração é de cerca de 3 meses. É necessário hidratações regulares e caso seja necessário deve-se fazer retoques na raiz, dependendo do tipo de cabelo.
Alisamento Tradicional ou Escova Definitiva:
O alisamento é a base de amônia , e somente devem ser feitos em cabelos com a cor original ou que tenham recebido anteriormente leves tonalizantes em  tons escuros. Não deve ser feitas em cabelos louros ou com reflexos, pois os fios perdem a cor e ficam quebradiços. Dura cerca de seis meses.

Defrisagem Francesa:

Disciplina os fios e reduz o volume, domando os cachos ou produz efeito de alargamento dos cachos. É  um alisamento suave e pode ser feita de 10 em 10 dias. Sua função é impermeabilizar o fios, através de amino-ácidos que fixam as proteinas nos fios do cabelo. Faz seu cabelo ficar pesado e por ter efeito temporário, deve ser repetida com freqüência.
Basicamente o funcionamento de todas as escovas que prometem alisar os cabelos é o mesmo, o que muda são os componentes da fórmula, o tempo de duração do efeito, o nome da escova, a forma de aplicação e o tratamento pós processo.
Queratinização:
A queratinização não é um alisamento. Também é conhecida nos salões de beleza também como  reconstrução ou cauterização, e  tem como objectivo reconstruir os fios. Entretanto algumas pessoas que fizeram reclamam que o cabelo fica duro e opaco. Alguns cabelos ficam opacos e duros porque foi ‘depositado’ sobre os fios uma camada de queratina para poder encorpar e devolver fibra aos fios e deve-se ter cuidados com excessos de queratina nos cabelos.
Tipos de Alisamentos Indicados: Dependende  do tipo de cabelo, cor ,  textura, comprimento  e efeito desejado.
Escovas que contém Formol:
Está proibido por lei. apesar de ter virado uma enorme moda e ter um custo super barato acaba de acontecer a proibição que é tambem meio duvidosa muitas expeculações correm em cima da escova progressiva com formol.
Produtos de Qualidade para Lavar os Cabelos:
Os produtos devem conter cerâmidas, proteínas, amino-ácidos, e vitaminas. Geralmente estes tipos de alisamentos tem uma linha completa não só de produtos para alisar, mas essencialmente de shampoos, cremes e silicones. Todos com componentes necessários para manter seus cabelos saudáveis.
Para dar brilho aos cabelos alisados:
Lembre-se de nunca lavar seus cabelos com água quente isso é fundamental. Preferencialmente use água  fria. O uso de silicones ou óleos especiais devolvem o brilho e a maciez aos fios selando a cutícula, proporcionando uma excelente finalização.
Como saber se uma fórmula de alisamento é confiável?
Toda fórmula de produtos para cabelo deve ter registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária
A Anvisa promove a saúde da população fazendo controle sanitário da produção e da comercialização de cosméticos, incluindo as substâncias de sua fórmula. Também é importante que o cabeleireiro esteja preparado para fazer um bom diagnóstico do fio, identificando se os princípios ativos que serão usados são compatíveis com o da coloração ou do processo químico feito anteriormente. Cada ativo é melhor para um tipo de cabelo ou mais indicado para um resultado que se quer alcançar.
A queratinização capilar tem a função de alisar ou tratar?
Queratinização, reconstrução ou cauterização são variações de nomes usados em salões ou por laboratórios fabricantes para um mesmo tipo de tratamento reconstrutor dos fios. Ele tem a função de repor a queratina que é eliminada durante processos de alisamentos, colorações ou pela ação de agentes externos, como o sol e a água da piscina. O choque de queratina recompõe a fibra capilar, deixa o fio mais macio, sedoso e disciplinado, mas não é capaz de fazer um alisamento.

Qual a técnica mais indicada para deixar superliso um cabelo levemente ondulado?

Há várias técnicas capazes de alisar qualquer tipo de fio, inclusive lisos com ondulação. Nesse caso em que a transformação não será muito brusca o ideal é optar por uma fórmula mais suave. A Escova à Francesa, por exemplo, à base de silicones e aminoácidos, disciplina os fios e reduz o volume. Pode ser refeita com intervalo de sete a dez dias. Quem quer o cabelo bem liso, no entanto, deve optar pela Escova Progressiva, que dura de dois a três meses.
Posso colorir os fios antes de fazer escova progressiva ou devo alisar primeiro?
O mais indicado é fazer primeiro a coloração e depois a escova progressiva. Mas não há exatamente um consenso sobre o assunto, pois pode haver variações de uma marca para outra. O produto usado para fazer Escova à Francesa forma uma película sobre o fio que, além de alisar, protege a coloração do desbotamento. Se for aplicada a tintura antes, corre-se o risco de os pigmentos não se fixarem bem,ideal é dar um intervalo de 15 a 20 dias entre a escova e a coloração.
Qual o tratamento adequado para pontas danificadas no cabelo afro relaxado com guanidina?
Um aplique de microtranças ajuda a melhorar o aspecto dos fios?
Se o cabelo estiver muito danificado, é aconselhável suspender o relaxamento por um tempo. Nesse período recuperar a fibra capilar com hidratações profissionais à base de ativos vegetais é fundamental. Também vale a pena aparar as pontas que estão partidas. O aplique de microtranças é uma boa opção para aguardar os fios crescerem, sem a necessidade de usar química.