Mulheres são as que sofrem mais com pesadelos

24 de setembro de 2008 Off Por joliviere


Mulheres são as maiores vítimas dos pesadelos
Alterações hormonais e interrupções do sono são as maiores causas
A diferença entre homens e mulheres também pode ser percebida durante o sono. Cientistas da University of the West of England constataram que a ala feminina tem tendência a ter mais pesadelos e sonhos emotivos.
A pesquisa contou com a participação de 170 voluntários, sendo que 30% das mulheres afirmaram ter tido sonhos ruins enquanto apenas 19% dos homens relataram o mesmo.
O grande culpado por isso pode ser o ciclo menstrual, que altera a temperatura do corpo. Estudos também comprovam que as mulheres têm o sono interrompido com maior freqüência, dificultando o descanso do corpo e mente, porém, esse fato faz com que lembrem com mais freqüência dos sonhos que tiveram no decorrer da noite, diferentemente dos homens.

A pesquisadora Jennifer Parker lembra que sonhos mais intensos e perturbadores normalmente acontecem antes da menstruação, entre eles a perda de pessoas queridas. A conclusão foi de que as mulheres têm mais tendência a levar problemas não resolvidos para o sono.
Mas, para o diretor do Edinburgh Sleep Centre, Chris Idzikowski, a questão não está nas diferenças entre os sexos, mas em duas questões que devem ser levadas em consideração: Normalmente os pesadelos são mais facilmente esquecidos e as mulheres, talvez, se lembram melhor deles.
Para quem quiser evitar as noites mal-dormidas uma dica bem simples é saber se alimentar corretamente. O ideal é privilegiar receitas que não tenham mais de um ingrediente do mesmo grupo alimentar. Dispense a batata se você pôs macarrão, por exemplo. Ambos são carboidratos e podem pesar demais no estômago. Sopa de legumes, canja, caldos de aspargo, lentilha e palmito são boas escolhas para o jantar, indica a nutricionista do Minha Vida Roberta Stella.
* alguns truques para garantir o sono tranqüilo:
– É importante tentar dormir sempre na mesma faixa de horário. Oscilações induzem a distúrbios.
– Nunca tire pequenos cochilos durante o dia: eles roubam o sono da noite. – Prefira se exercitar de manhã ou à tarde. Fazer exercícios perto da hora de dormir não é bom.
– Ver TV ou ler na cama para esperar o sono não funciona. Deite-se na hora em que for dormir
– O quarto deve ter pouco ruído e luminosidade mínima, de preferência nenhuma.
– Escolha um colchão com densidade adequada ao seu peso e sua altura: nem muito mole nem muito duro.