Os cabelos são a moldura do rosto e não tem mulher nesse mundo que não se preocupe com os cuidados com as madeixas , afinal elas são uma poderosa arma de sedução . Não importa se o seu cabelo é liso, ondulado, cacheado ou crespo ele precisa ser bem cuidado e estar saudável. Todos os tipos de cabelo tem o seu charme desde que estejam com fios saudáveis , com muito brilho e com pontas reparadas.
Mas para deixar os cabelos saudáveis não basta usar apenas uma boa máscara de hidratação e nem fazer tratamentos caríssimos no salão. É preciso seguir alguns passos em casa na manutenção dos fios e por isso separei hoje 1o dicas básicas que vão ser muito úteis para você conquistar de vez o cabelo capa de revista que você sempre sonhou em ter. Confira abaixo quais são elas:
1 – Dilua o Shampoo em água
Isso parece que é para economizar mas não é, o shampoo tem o pH muito alto que acaba abrindo excessivamente as cuticulas e ressecando os fios, principalmente se você lava demais os cabelos. O ideal é colocar uma parte de shampoo para duas de água mineral em um outro frasco vazio e aplique a mistura apenas na raiz, nunca no comprimento.
2 – Use o condicionador apropriado para o seu cabelo
O condicionador não é apenas para desembaraçar os fios ele também serve para selar as cutículas abertas após o uso do shampoo, por isso ele deve ser escolhido conforme o seu tipo de cabelo e também deve permanecer nos fios por 3 minutos antes de ser enxaguado por completo.
3 – Hidratação semanal é fundamental
Para um cabelo impecável é essencial uma hidratação por semana nem que seja para usar aquelas ampolas milagosas que são facilmente encontradas em farmácias. Não deixe de hidratar os fios semanalmente , e a cada 15 dias faça uma hidratação profunda seja no salão ou usando receitas caseiras potentes.
4 – Desembarace os fios com os dedos
Ao lavar os cabelos o ideal é usar os dedos durante o banho para desembaracar o cabelo, e nunca usar pente debaixo do chuveiro . No máximo use o pente de dentes largos após ter desembaraçado os cabelos com os dedos depois do banho.
5 – Diga adeus ao silicone !
Além do silicone pesar e deixar os fios com aspecto de oleoso, ele age formando uma película quase impenetrável sobre o cabelo e barra os nutrientes vindos de outros cosméticos. O uso continuo do silicone acaba deixando os cabelos muito ressecados e fragilizados. Opte pelos óleos nutritivos e use sempre um bom leave-in com proteção solar e térmica.
6 – Evite elásticos e penteados muito puxados
O atrito nos cabelos feito por elásticos e penteados muito puxados além de marcar os fios, acabam arrebentando os fios dando a impressão de que o seu cabelo tem o crescimento demorado e que você esta repleta de frizz. O que na verdade é a quebra dos cabelos devido ao elástico em constante uso e artito nas madeixas. Prefira prender os cabelos usando elásticos forrados de seda ou com ganchinhos ou até mesmo as piranhas.
7 – Corte as pontas a cada 3 meses
A cada 3 meses corte as pontas do cabelo , peça ao seu cabeleireiro de confiança para cortar micro-pontas dessa forma ele saberá que não é para cortar muito. É fundamental eliminar as pontas duplas e ressecadas que não serão recuperadas com nenhum tipo de tratamento a não ser um belo corte de pontas. Perca o medo da tesoura e faça o corte de pontas .
8 – Faça resposição de queratina !
Se os seus cabelos passam por tintura, descoloração, alisamento, permanente ou qualquer processo químico faça 1 vez ao mês um tratamento de reposição de massa e queratina nos fios . Vale apostar na plástica capilar, cauterização capilar, nanoqueratinização, entre outros tratamentos que incluem a queratina como ingrediente principal. Fique atenta para que o tratamento seja apenas reconstrutor e não mude a estrutura dos fios, pergunte ao cabeleireiro que você não pretende alisar e sim reconstruir e tratar os cabelos.
9 – Aposte em produtos com pH baixo
Escolha sempre que possível produtos com pH baixo principalmente se você tiver cabelos tingidos. O pH alto do Shampoo, somado aos corantes do produto, ressecam ainda mais os fios. Uma saída é apelar para as máscaras coloridas, que podem agir por mais tempo – graças ao pH baixo – e ainda hidratam. Observe os rótulos e veja se vem escrito o pH do produto prefira sempre abaixo de 7.0
10 – Capriche na alimentação saudável
Um cabelo bonito e saudável precisa ter um crescimento apropriado e para isso é fundamental incluir na dieta alimentar, frutas, muita água, proteínas, vitaminas E, C, B. carnes vermelhas, peixe, coma também vegetais escuros como couve,brócolis, inclua nas saladas cenoura, ovos, castanhas do Pará.
10 dicas para deixar o cabelo bonito e saudável
Please login to join discussion