Usar ou não o xampu industrializado nos cabelos ?

xampu-usar-ou-nao

De uns tempos pra cá as mulheres estão se aprofundando cada vez mais nos produtos industrializados para cuidar dos cabelos, e muita estão deixando de lado o bom e antigo xampu  devido a moda da sustentabilidade, está despontando um movimento contra o uso de produtos químicos nos cabelos.

As primeiras a aderirem essa onda de abandonar os xampus industrializados foram as mulheres com os cabelos cacheados , crespos e ondulados. Pois esse tipo de cabelo costuma ser bem mais seco que os demais tipos ,por não conseguir que a sua oleosidade natural chegue até as pontas. É impossível deixar os cabelos cacheados hidratados com tantos ingredientes adstrigentes contidos nos xampus industrializados que acabam removendo excessivamente a oleosiade dos fios cacheados, dificultando assim que os cachos fiquem hidratados e brilhantes . Por isso muitas mulheres estão abolindo os produtos industrializados, ou optado por marcas que trazem formulações mais suaves.

Esse movimento em abolir os xampus industrializados nasceu nos Estados Unidos por iniciativa da cabeleireira Lorraine Massey, autora do livro “Curly Girl” (garota cacheada, em tradução livre do inglês), já tem até nome: “no poo”, um trocadilho com as palavras shampoo e poo (fezes, em inglês). Dessa expressão, nasceu outra, “low poo”, para designar o uso reduzido de xampus (low, em inglês, significa baixo) ou a troca por produtos com menos ingredientes considerados agressivos ao cabelo. Já no Brasil existe atualmente um grupo no site de relacionamentos  Facebook denominado No/Low Poo que conta atualmente com 14.000 integrantes.

Quem já deixou de lado o xampu industrializado diz que os resultados são satisfatórios e costumam lavar os cabelos  simplesmente com água ou com uma solução de água e bicarbonato de sódio, que ajuda na limpeza dos fios sem prejudicar a formação dos cachos e sem remover por completo a oleosidade natural necessária para a proteção dos fos. Muitas usam até no lugar do condicionador industrial, uma mistura vinagre de maçã para dar brilho as madeixas. Já as adeptas do “low poo” trocam o xampu convencional por produtos livres de sulfatos, substâncias que deixam os cabelos mais ressecados.Por isso é importante ler o rótulo de todos os produtos antes de sair comprando. Essa técnica não fica restrita apenas as mulheres com cabelos cacheados , pode funcionar também em cabelos oleosos porque ajuda a manter a quantidade de óleo em equilíbrio.

Algumas meninas ainda preferem deixar de lado o xampu convencionar e partiram para a técnica chamada  “co-wash”, que é lavar os cabelos apenas usando o condicionador tradicional sem usar o xampu na primeira etapa. Os condicionadores costumam ter menor quantidade de sulfatos em sua forumação e também fecham as escamas dos cabelos que estão ressecados.
É importante lembrar que quanto mais agente limpante o xampu contém, mais eficiente ele parece. Só que o excesso da substância detergente retira o manto hidrolipídico que protege os cabelos, deixando-os mais frágeis. Mas é possível ainda dissolver metade do xampu tradicional em metade de água filtrada e usa-lo diluido, reduzindo assim o excesso da ação do sulfato e do excesso de detergente nos fios.

Confira abaixo algumas receitas que podem ser utilizadas sem prejudicar a saúde e os cabelos :

  • Para limpar os cabelos sem xampu:

Coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio (15 ml) para cada copo de água, no caso de cabelo oleoso. Quem tem cabelo seco pode usar uma colher de chá (5 ml) de bicarbonato. Basta massagear todo couro cabeludo com a solução e enxaguar com bastante água.

  • Para fechar as escamas do cabelo e deixar os fios com brilho:

O vinagre de maçã deixa os cabelos mais brilhantes. Para cada xícara de água, use uma colher de sopa de vinagre de maçã, ele possui o menor índice de acidez. Não precisa de enxague.

  • Receita caseira natural para tratar os cabelos :

Se você têm cabelos secos , o ideal é fazer uma máscara de banana prata com, três colheres de sopa da goma da babosa . Coloque tudo dentro do liquidificador e bata bem. Aplique nos fios , faça uma massagem concentrando no comprimento e pontas e deixe a máscara agir por 20 minutos. Após o tempo de pausa  lave as madeixas com água em seguida. Outra opção é usar o abacate maduro no  lugar da banana.As duas frutas contêm óleos naturais. Já a babosa (aloe vera) entra com sua ação hidratante.

Outra receitinha caseira para tratar os cabelos secos é fazer a máscara de mel . Para faze-la em casa basta juntar uma clara de ovo, uma colher de sopa de azeite extra virgem (ou outro óleo vegetal, como o de coco) e uma colher de sopa de mel. Passe a máscara caseira nos fios limpos e secos e deixe  agir por 20 minutos e enxague com bastante água. Essa receita além nutrir os fios conta com as propriedades do mel que possui ação antisséptica, que auxilia na prevenção da proliferação de bactérias e fungos.

Já para tratar os cabelos oleosos, uma boa sugestão natural é apostar no chá de camomila. A planta remove o excesso de oleosidade e tem ação calmante, diminuindo a eletricidade estática e o efeito frizz do cabelo. Para fazer em casa é muito simples : Faça o chá de camomila, deixe o líquido esfriar , aplique nos cabelos e massageie .Depois enxágue os cabelos apenas com água. Outra sugestão que funciona muito bem para os cabelos oleosos é o chá de alecrim: Basta ferver água, desligue, em seguida mergulhe um raminho de alecrim fresco e espere esfriar. O alecrim tem ação antioxidante e ajuda a equilibrar a oleosidade.

 

 

Deixe seu comentario aqui: