Tudo que você precisa saber sobre formol no cabelo

formol no cabelo

Tudo que você precisa saber sobre formol no cabelo!

Não é de hoje que muitos questionamentos são falados sobre a aplicação do formol nos cabelos e mesmo com a proibição da Anvisa alguns salões e pessoas insistem em usar o formol nas escovas progressivas que prometem alisar os fios.

Todas já sabem que o formol é altamente tóxico para a saúde , apesar de diversos relatos e divulgação da mídia que o componente é perigoso para saúde as pessoas ainda insistem em usar o formol para alisar os cabelos. O formol foi criado para a conservação e não para alisamento capilar.

O formol se utilizado acima de 0,2% pode causar problemas respiratórios, alergias, e até morte súbita por asfixia e problemas respiratórios ou cardiovasculares entre outros. Os produtos que possuem o selo da ANVISA estão liberados para o uso pois passam por controle de qualidade e porcentagem não prejudicial a saúde. Já aqueles que não possuem o selo podem por a saúde tanto da pessoa que esta fazendo quanto a que esta aplicando em risco. A concentração permitida pela Anvisa não possibilita cabelos lisos, e o encampamento que as altas porcentagens de formol promovem aos cabelos , justamente por isso vários salões acabam “batizando” as escovas acrescentando mais formol o que é prejudicial a saúde.

O vapor que sai da aplicação da escova progressiva com formol é altamente tóxico a saúde podendo provocar diversos males ao organismo imediatamente ou a longo prazo.  Certamente você já deve ter ouvido falar que o formol causa câncer não é mesmo?

Essa afirmação vêm do gás que o formol ao ser aquecido com o calor do secador e da chapinha é liberado dos fios e se transforma em um gás chamado formaldeído, sendo esse um gás altamente tóxico e cancerígeno. O vapor ( gás) liberado pelo aquecimento do formol nos cabelos causa irritação nasal, laringe, olhos, e contamina as vias respiratórias em geral , além de ir diretamente para a corrente sanguínea e pulmões, podendo provocar até o câncer de garganta na pessoa que esta sendo submetida a aplicação do produto.

escova_progressiva-formol

O formol pode provocar sérias queimaduras na pele, couro cabeludo promovendo a queda temporária ou definitiva dos cabelos. Quem comprova que o formol causa câncer é OMS ( organização mundial de saúde) e também o INCA ( instituto Nacional do câncer). A agencia Internacional de pesquisa ao câncer (IARC) também atesta que o formol é prejudicial a saúde e causa câncer devido as suas substancias cancerígenas.

Formol no cabelo faz mal a saúde, e também ao próprio cabelo!

Essa é uma importante afirmação ele é tão prejudicial aos fios pois causa a sensação apenas de encampamento escondendo o problema e não hidrata em nada os cabelos apenas camufla por algum tempo os problemas que se tornam maiores.  Os cabelos depois da aplicação do formol apresentam queda , ficam ralos, finos e ficam bifurcados com pontas quebradas e extremamente frágeis e porosos, pois gradativamente vão perdendo o brilho e a saúde.

Além da perda da massa e nutrientes o formol é devastador a saúde dos cabelos , causa danos ao couro cabeludo provocando algumas vezes a alopecia capilar (queda dos cabelos) O uso inapropriado dessa substância pode causar danos irreversíveis tanto a saúde quanto ao couro cabeludo e ao próprio crescimento saudável dos fios.  O cabelo que sofreu aplicação de formol nunca mais será o mesmo sendo necessário que ele seja todo removido dos fios através do corte , mesmo que ele saia em determinadas áreas do cabelo durante alguns processos de lavagem com xampus de limpeza profunda algumas partes do folículo capilar ainda ficam impregnados com o formol.

alisamento-com- formol-no-cabelo

A única sensação é que o cabelo no instante da aplicação fica bonito, brilhoso por fora aparentemente aos olhos ele estará bonito e hidratado , porém por dentro os fios continuam desnutridos e pior , depois do encampamento com formol nenhuma hidratação potente é capaz de agir diretamente no folículo capilar pois o formol vai obstruir toda a hidratação que o cabelo necessita para crescer forte e saudável.

Ficou com dúvidas? Então assista abaixo alguns vídeos que falam mais sobre os males que o formol causa a saúde e aos cabelos.

 

 

 

 

 

 

 

 

1 Comentário

  • Olá boa tarde gostaria de saber se após um mês que eu usei a progressiva Zap se eu posso usar a progressiva marroquina da Inoa???

Deixe seu comentario aqui: