Tudo pela beleza ?! até aonde vai a sua vaidade??

maquiagem-0000

Até aonde vai a sua vaidade? você daquelas que faz qualquer coisa pra ficar bonita? não pode ver um lançamento de um creme novo pra pele ou para os cabelos? não consegue se imaginar com 50 anos?

Já usou misturas caseiras que lhe ensinaram da época da vovó ou que leu em algum site ?

Se te falarem que cocô de passarinho do monte Suiço vai deixar sua pele mais jovem 2o anos você já quer encomendar um quilo?(risos)

É claro que qualquer mortal, uma vez ou outra, já lançou mão de algum truque caseiro de beleza, aparentemente esquisito.

O problema é quando certas receitas contam com dois ingredientes perigosos: excesso de vaidade e dinheiro.

Em nome da juventude eterna, algumas famosas incluem na rotina de cuidados diários com a pele e o corpo receitinhas exóticas – muitas bem caras – que exigem pequenos sacrifícios e até estômago forte.

A atriz Demi Moore, por exemplo, coloca sanguessugas na barriga, pois acredita que ajudam a desintoxicar o organismo. Em território nacional, a jornalista Glória Maria é conhecida por ser adepta de tratamentos excêntricos, como tomar sopa de ninho de passarinho para rejuvenescer. Glória já declarou que adquiriu o hábito após uma viagem à Tailândia.
A novidade em cuidados com a estética mais recente pode enjoar os mais sensíveis. O vaidoso e polêmico casal Victoria e David Beckham “deixou escapar”, recentemente, que a fórmula capaz de mantê-los lindos assim é um creme à base de fezes de passarinho.

Ser vaidoso não faz mal a ninguém. Graças à vaidade, as pessoas passam a se cuidar mais e elevam a auto-estima. Mais do que ficarem bonitas, elas se sentem bem. O perigo está na busca por um ideal de beleza que não corresponda à realidade ou que lance mão de artifícios que colocam em risco a saúde.

Nesse caso, a pessoa, provavelmente, não estabelece um limite do que é realmente necessário para garantir o seu bem-estar. E a procura por tratamentos estéticos passa a ser prioridade em sua vida, afirma. Ou seja, a vaidade – na verdade, o excesso dela – assume o controle.

Para você não cair nessa armadilha e muito menos ficar tentada a seguir, sem pensar ou conhecer, esses “segredos de beleza” das famosas, conversamos com especialistas para saber o que realmente funciona e o que faz mal dentre alguns cuidados excêntricos mais procurados pelas devotas da beleza a qualquer preço. Confira:

Fezes de passarinho na pele
Maurício Pupo, farmacêutico, com MBA em Cosmetologia e coordenador da pós-graduação das Faculdades Unicastelo de São Paulo, ressalta que o intestino de qualquer animal é um meio de cultura de bactérias. “As fezes até são nutritivas por serem constituídas de restos alimentares fermentados. Por outro lado, contêm microrganismos estranhos e nocivos ao corpo humano”, diz.

Isso aumenta, por exemplo, a chance da contaminação por vírus típicos das aves e que são capazes de transmitir doenças ao ser humano. “Outro ponto preocupante pode ser a grande quantidade de conservantes adicionados a um creme desenvolvido à base de fezes animais. Esse recurso é necessário para evitar que as fezes apodreçam.”

Sanguessugas
Da família das minhocas, as sanguessugas se alimentam do sangue de outros animais e, antigamente, já foram consideradas poderosas armas pelos médicos. De acordo com o farmacêutico Maurício Pupo, elas eram usadas no tratamento de hipertensos, porque, ao sugar o sangue dos vasos desses pacientes, a pressão arterial diminuía. Outra função atribuída à sanguessuga era evitar a gangrena e, conseqüentemente, a amputação de um membro do corpo que estivesse comprometido.

Enfim, o que as sanguessugas fazem é injetar substâncias anticoagulantes na pele. Portanto, não possuem qualquer propriedade comprovada contra o envelhecimento nem mesmo tem um poder desintoxicante, como acredita Demi Moore. De acordo com Pupo, usá-las como recurso de beleza é arriscado. “Algumas pessoas podem ser alérgicas a alguma proteína ou enzima liberada pela sanguessuga, e o tratamento, nesse caso, pode oferecer até risco de morte”, explica Pupo.

Paulo Olzon Monteiro da Silva, chefe da disciplina de Clínica Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ainda faz outro alerta: “Pessoas com anemia podem ser bastante prejudicadas por sanguessugas”, diz.

Sopa de ninho de passarinho
Olzon acredita que a sopa de ninho de passarinho oferece pouco risco à saúde, mas também não traz benefício à pele. “Quando o ninho é aquecido em água, os agentes infecciosos são mortos pela elevação da temperatura”, aponta.

Maurício Pupo não concorda e pede para que as mulheres não se arrisquem. “O ninho é cheio de cocô e xixi de passarinho. Isso significa que pode haver agentes transmissores de doenças a seres humanos”, alerta. “Um simples aquecimento ou até mesmo a fervura talvez não seja suficiente para eliminar todos os vírus e bactérias”, complementa.

Glória Maria que nos perdoe, mas esse cuidado estético estranho, de acordo com os especialistas, não possui sequer comprovação científica que associe seu efeito a uma ação contra os desgastes do tempo. Então, será que vale a pena arriscar a saúde com essa suposta fonte da juventude?

Urina contra a acne
Tanto Olzon quanto Pupo não vêem malefício em se aplicar urina na pele, desconsiderando o fato de ser algo anti-higiênico e um método com um odor bem desagradável. Mas, de acordo com eles, isso não resolveria o problema das espinhas.

“Os rins filtram o nosso sangue para formar a urina. Provavelmente, por isso, as pessoas achem que a urina vai esterilizar a pele. Mas não existe nenhuma evidência científica em relação a isso”, afirma Maurício Pupo.

Vaselina e pomadas para assaduras contra olheiras
Pupo explica que as olheiras são formadas por ramificações dos vasos sangüíneos ao redor dos olhos, o que deixa a pigmentação da pele na região mais escurecida. “Essa área perde muito colágeno (a substância responsável pela sustentação) e isso acaba afrouxando a pele e dilatando os vasos sangüíneos”, explica.

Portanto, o tratamento de olheiras mais indicado consiste no fortalecimento do tecido e da parede dos vasos com o uso de produtos com o poder de penetrar na pele e estimular as células de colágeno. Entre os ingredientes capazes de fazer esse trabalho estão a vitamina C, a castanha-da-Índia e peptídeos (pequeninas proteínas).

A vaselina apenas engordura a pele. “Além disso, o produto é um derivado do petróleo. E, segundo estudos recentes, derivados do petróleo podem ser cancerígenos”, informa Pupo. Já em relação ao recurso da pomada contra assaduras, o especialista garante que sua atuação é semelhante a de qualquer corretivo. “Geralmente, essas pomadas contêm o zinco que dá aquela coloração branca. O que acontece é que o resíduo do produto que sempre fica no rosto confere um efeito de maquiagem.”

Banho de vinho
É um luxo para poucos, mas vale a pena. “A casca da uva roxa possui resveratrol, um polifenol altamente antioxidante. Ou seja, ajuda no combate ao envelhecimento da pele causado pela ação do excesso de radicais livres”, afirma Pupo. Além disso, a bebida ainda auxilia na produção de melanina (pigmento natural da pele) o que acaba clareando as manchas no rosto, por exemplo.

Caviar
O caviar é um artigo de luxo na alimentação. Entretanto, algumas mulheres não pensam duas vezes em gastar quantias astronômicas em favor da beleza.

Maurício Pupo afirma que o caviar é muito nutritivo e possui grande penetração na pele. “Por ser um produto animal feito a partir das ovas de salmão, ele penetra muito na pele, graças a uma afinidade na estrutura das moléculas”, diz Pupo.

O especialista ainda conta que o caviar tem os chamados fatores de crescimento. “São moléculas produzidas na pele que agem como hormônios estimulando o crescimento e a regeneração”.

3 Comentários

  • Oi Adri!
    Li sua matéria sobre “O segredo de beleza do cabelo das estrelas” e gostei muito da dica. Só que me surgiu uma dúvida… meu cabelo é muito oleoso, a ponto de lavá-lo todos os dias. Ele não é muito ressecado, apesar de eu tingi-lo de 3 em 3 meses. Mesmo sendo muito oleoso, você acha que eu poderia fazer o tratamento com o oléo fusion da kerastase? Beijos e obrigada!

    • Sim Juliana pode fazer sem problema algum o oleo Fusion da kerastase nao deixa os cabelos oleosos ele equilibra o ph dos cabelos e repoe os nutrientes dos fios ok beijos fique com Deus e volte sempreeeeeeeeee

  • Blog da Adri: Tudo pela beleza ?! até aonde vai a sua vaidade??…

    Até aonde vai a sua vaidade? você daquelas que faz qualquer coisa pra ficar bonita? não pode ver um lançamento de um creme novo pra pele ou para os cabelos? não consegue se imaginar com 50 anos?

    Já usou misturas caseiras que lhe ensinaram da ép…

Deixe seu comentario aqui: