Tudo o que você precisa saber sobre o pH dos cabelos

pH dos cabelos

Tudo o que você precisa saber sobre o pH dos cabelos

Certamente você já deve ter ouvido falar em pH dos cabelos, e até alguns produtos constam em seu rótulo a numeração de pH contidos neles. Mas a maioria das mulheres ainda desconhece a importância do pH do cabelo e o que de bom traz manter um cabelo com pH em equilíbrio .

Para entender melhor e deixar as suas madeixas ainda mais bonitas é importante compreender o que é pH , que nada mais é do que o potencial hidrogeniônico, que determina a acidez ou alcalinidade de uma substância líquida.

O cabelo, a pele e a unha têm o pH levemente ácido,  por esse motivo para não tirar o equilíbrio e mexer na estrutura dos mesmos os produtos devem ser escolhidos com cuidado e devem ser neutros , levemente ácidos ou ter o pH igual. Vale lembrar que a diferença entre o pH do cabelo e dos produtos usados nos fios reflete diretamente na saúde dos cabelos.

O pH possui diversas variações : menor que 7 indica que a substância é ácida, com pH igual a 7 é neutra e com pH acima de 7 é básica ou alcalina. As químicas usadas para transformar os cabelos, por exemplo, tem o pH alcalino, pois assim as escamas se abrem e possibilitam a transformação da estrutura capilar.

Então qualquer produto que possua um pH muito alto acaba danificando o cabelo , deixando os fios ásperos,, secos e quebradiços. É importante usar produtos capilares com pH mais baixo principalmente em cabelos quimicamente tratados.  O pH mais baixo, ou seja, produtos ácidos ajudam a fechar as cutículas dos fios.

Ao escolher o xampu ideal a melhor opção é procurar ler o rótulo do produto e optar por xampus que possuam pH por volta de 5, que é o mais próximo do pH do couro cabeludo. Já para os condicionadores e máscaras de hidratação elas devem ter o pH em torno de 4. O pH , então a regra é que tudo que for para nutrir e hidratar os cabelos deve fechar as cutículas e manter as escamas do cabelo seladas sendo assim elas acabam retendo melhor todos os nutrientes dos tratamentos capilares para reconstrução e hidratação capilar .O cabelo absorve durante a aplicação da lavagem pois as escamas são abertas para receber os nutrientes e vitaminas dos condicionadores e máscaras e logo em seguida são selados pelo pH baixo dos produtos condicionantes de tratamento.

tabela

Uma dica que faz bastante diferença é usar sempre uma linha de produtos como por exemplo xampu e condicionador da mesma marca e para o mesmo propósito. Fazendo isso você não corre o risco de usar um xampu de pH mais alto e um condicionador que não tem um pH baixo para compensar a diferença. Existem também  produtos que normalizam o pH dos cabelos, os chamados estabilizadores de pH esses produtos são facilmente encontrados em loja de produtos de beleza. Seguindo essas dicas você vai perceber que os seus cabelos vão ficar mais bonitos e com mais chances de resposta aos tratamentos de hidratação, nutrição darem certo no final de cada processo. Pois é importante selar todo o tratamento para que o cabelo aproveite tudo o que foi depositado no fio mesmo que seja em uma simples lavagem de cabelo.

cabelos-ph

Ficou com dúvidas ainda sobre pH dos cabelos e como escolher os produtos? Então assista os vídeos abaixo com mais dicas!

 

 

Deixe seu comentario aqui: