Tratamentos capilares x gravidez dúvidas e respostas

Tratamentos capilares x gravidez dúvidas e respostas

Tratamentos capilares x gravidez dúvidas e respostas!

Muitas mulheres esquecem que durante o período de gravidez deve-se ter muito cuidado com quase tudo que entra em contato com o nosso corpo, principalmente ativos que possam ser absorvidos pelo nosso organismo afim de prejudicar a formação do feto e até mesmo causar sérios danos à saúde do bebê. Uma das coisas que deixa a maioria das mulheres muito confusa e divididas são os tratamentos capilares, o que se pode fazer nos cabelos quando se está gravida?

Quais os tratamentos capilares não fazem mal e quais aqueles que devem ser evitados durante a gestação? O post de hoje vai responder algumas dúvidas muito comuns das futuras mamães.

Pintar os cabelos, alisamentos, luzes, hidratação, etc…. quais são os tratamentos que podem ser realizados nos cabelos de uma mulher grávida???

Segundo alguns médicos ginecologistas e obstetras , os produtos que as grávidas não podem utilizar nos cabelos são: formol, amônia e metais pesados em geral.

Apesar de não existir estudos que comprovem cientificamente os riscos destas substâncias na gravidez, há muita divergência na recomendação médica, porém é importante conversar com o seu médico obstetra antes de sair fazer qualquer tipo de química nos fios. O mais indicado é que sejam feitos apenas luzes , nos cabelos e algum tipo de hidratação capilar .

Mesmo que não exista nada definido, o recomendo que, pelo menos nos três primeiros meses, estes produtos não sejam utilizados. Por falta de uma diretriz a ser seguida se prefere pecar pelo excesso de cautela.

COMO OS TRATAMENTOS CAPILARES PODEM AFETAR O BEBÊ?

É importante lembrarmos que a área do couro cabeludo é bastante vascularizada, e os produtos aplicados nessa região são absorvidos e passam a circular na corrente sanguínea da gestante. Por isso os tratamentos com formol, amônia e metais pesados não devem ser realizados inclusive no período de amamentação, em que componentes absorvidos pela mãe também podem passar ao bebê por meio do leite.

cuidado-com-o-cabelo-na-gravidez

O QUE ENTÃO UMA GRÁVIDA DEVE USAR NOS CABELOS ?

A indicação da maioria dos ginecologistas e obstetras é que as gestantes façam apenas hidratações .Vale lembrar que todas as tinturas, inclusive os tonalizantes, contêm metais pesados nas fórmulas e não devem ser utilizados pelas mulheres grávidas ou em amamentação.

Fique longe de qualquer tipo de alisamento , inclusive as famosas escovas progressivas que levam formol,ou outros ingredientes químicos como tioglicolato de amônia, carbocisteína entre outros… A maioria dos alisamentos contém formol , mesmo quando o rótulo não acusa a presença, é melhor desconfiar. Até mesmo a Henna que teoricamente é natural, mas depende muito da procedência. É melhor evitar usa-la nos fios enquanto estiver grávida ou amamentando.

Mas se a intenção é não perder a autoestima sem prejudicar a saúde do bebê , existe a possibilidade da gestante fazer alguns tratamentos como californianas, luzes, ombrée e as variações em que os produtos são passados a pelo menos dois centímetros da raiz podem ser feitos depois do primeiro trimestre da gravidez.

 

Deixe seu comentario aqui: