Saiba como usar o secador e a chapinha sem estragar o cabelo

cabelo-secador-escova

A maioria das mulheres brasileiras têm cabelos crespos ou cacheados. E algumas vivem brigando com as madeixas para controlar o volume e domar juba, preferindo assim aderir ao look liso total com a ajuda do secador e da chapinha. Mas o uso freqüente desses aparelhos, principalmente em conjunto, pode prejudicar a beleza e saúde dos fios.

Assim como a pele, o cabelo queima se exposto por muito tempo a temperaturas elevadas.

Para ficar linda com os fios sempre lisos, siga algumas dicas abaixo de como secar os cabelos:

– Dê preferência aos secadores ionizados: são mais potentes e secam rapidamente os fios, reduzindo a exposição ao calor;

– Prefira chapinhas de cerâmica. Elas mantêm a temperatura estável e evitam que você “pranche” a mesma mecha muitas vezes. As de metal têm superaquecimento e detonam o cabelo;

– Se tem fios curtos, escolha chapinhas mais estreitas, que se aproximam da raiz, dando um acabamento perfeito. Essa alternativa é indicada também para arrumar a franja. Para cabelo de comprimento médio ou longo, opte pela tradicional, que é mais larga e otimiza o tempo.

– Regule o secador para jato morno. Jamais use o ar quente;

– Deixe o secador a 20 cm da mecha escovada e nunca deixe o aparelho (secador ou chapinha) sobre uma mecha por mais de 3 segundos. Trabalhe toda a cabeça por igual, fazendo movimentos da raiz até as pontas;

– Jamais deixe a chapinha entrar em contato direto com os fios úmidos, sob o risco de torrar o cabelo. O recomendável é fazer uma escova antes.

Os cuidados começam na hora do banho

Lembre-se: o primeiro passo é lavar a cabeça com seu xampu pelo menos 2 x e em seguida condicionador apenas do meio para as pontas, enxaguando bem para tirar os resíduos. Depois, use uma toalha para retirar o máximo de umidade dos fios. Dessa maneira, você acelera o processo de secagem, diminuindo o tempo de agressão.

Antes de começar a secar, desembarace o cabelo. Caso contrário, ele pode quebrar facilmente com o estica-e-puxa da escova e o deslizamento contínuo da chapinha.

Boa dica é, antes da secagem, usar produtos termoativados e espalhá-los em toda a extensão do cabelo. Ao receberem calor, essas substâncias formam uma película protetora sobre os fios. Assim, eles ficam livres do ressecamento e do desbotamento da cor.

3 Comentários

  • Dri, adorei este post de seu blog. Tenho lido diversos posts, e gostaria de dar uma sugestão para um post: um comparativo entre os secadores disponíveis no mercado (com ou sem emissão de Ions, potencia, ruido… coisas do tipo)… procurei no blog e não achei algo do tipo e tenho procurado na internet algum comparativo que permita uma avaliação sobre a qualidade dos produtos e seus efeitos sobre diferentes tipos de cabelos. Bom é isso, muito legal o Post. bjs Gisele

Deixe seu comentario aqui: