Saiba como para Cuidar dos Cabelos em Casa

Dicas para cuidar dos cabelos em casa

 O primeiro passo para ter cabelos saudáveis, brilhantes e macios é ter um estilo de vida saudável: alimentar-se corretamente, praticar atividades físicas, evitar o estresse, dormir bem e não fumar são apenas alguns dos itens da lista.

Mas se ainda assim os fios permanecerem opacos e sem vida, alguns cuidados básicos do dia a dia podem dar aquela forcinha que estava faltando.

Use apenas shampoos e condicionadores adequados para o seu tipo de cabelo. Não sabe qual é? Tentativa e erro é o melhor jeito de descobrir! Além disso, a alternância de produtos é bastante recomendada, uma vez que os fios mudam suas necessidades e passam a carecer de diferentes nutrientes. Também fique de olho do pH: o ideal são os produtos com pH neutro (7) ou menor.

A temperatura da água também influencia diretamente a saúde dos cabelos. Quando muito quente, resseca os fios e os deixa arrepiados quando secos. A dica para quem não abre mão de um banho quentinho, é fazer a última lavagem com água fria: ela fecha a cutícula dos fios e os deixa incrivelmente brilhosos.

E já que o assunto é banho, vale ressaltar que os cabelos são muito mais frágeis quando molhados. Portanto, aplique o shampoo e o condicionador com delicadeza e, ao usar a tolha, nunca friccione os fios. O correto é amassá-los até ficarem apenas úmidos. Vale também usar um pente de madeira com dentes largos para desembaraçá-los: ele agride menos os cabelos e evita a fomação de eletricidade estática, isso é, o detestável frizz!

Por fim, a poluição, o vento e o sol são grandes vilões das madeixas bem cuidadas e, por isso, é recomendável hidratá-las pelo menos uma vez a cada quinze dias. Ingredientes como o abacate, o mel e a gema de ovo podem compor uma máscara caseira barata e eficiente para tratar os cabelos danificados, mas caso deseje uma hidratação mais profunda, adicione ampolas de vitaminas ao creme de hidratação da sua escolha e use uma touca térmica. Para finalizar, aplique silicone nas pontas dos cabelos: além de selar as pontas duplas, alguns produtos possuem também fator de proteção solar!