Os cabelos caem mais no inverno – mito ou verdade?

Mito ou verdade - cabelos caem mais no inverno 1

Sempre que ocorre a mudança de estação é comum também que o nosso corpo sofra algumas alterações. Quando chega o inverno, entre essas mudanças geralmente está a queda mais intensa dos cabelos. Muitas pessoas acreditam que os fios caiam mais durante essa época de frio, mas será que este é um mito ou uma verdade? Confira:

  • Podemos dizer que essa é sim uma verdade. A explicação está no fato que, durante o inverno, a nossa pele percebe uma recepção menor de luminosidade, o que acaba desestimulando a divisão celular e enfraquecendo a raiz dos cabelos. O sol, mais forte no verão, estimula os hormônios, fazendo com que o processo de crescimento dos fios seja mais acelerado.

Além disso, quando o frio chega, também é comum aumentarmos a temperatura da água no chuveiro e a consequência do banho muito quente é o aumento das glândulas sebáceas. O aumento da oleosidade e a possível presença de fungos fazem com que os fios caiam com facilidade, sem falar no desenvolvimento da caspa.

Para controlar a oleosidade dos fios e, consequentemente, controlar a queda, você pode apostar em uma receita caseira muito simples.

  • Basta pegar uma touceira de hortelã, centrifugar com meio copo de água filtrada e coar muito bem. Depois de lavar os cabelos, aplique 20 gotas no couro cabeludo e faça uma massagem, sem enxaguar os fios. Guarde a receitinha na geladeira e aplique sempre que quiser.

A queda de cabelo não ocorre apenas durante a temporada de frio, mas é preciso estar sempre atenta à quantidade de fios perdidos. Especialistas classificam como normal a queda de 50 a 100 fios de cabelo por dia. Parece bastante, mas ainda não caracteriza nenhum problema. Não é um bom sinal quando os fios caem em tufos com muitos fios de uma vez só. A queda de cabelo pode estar ligada a sérios problemas de saúde, portanto, procure um médico caso note perda excessiva de fios.

 

Deixe seu comentario aqui: