Óleos essenciais – melhoram a saúde e a beleza

essenciais-oleo

Os óleos essenciais são substâncias orgânicas, puras, voláteis e extremamente potentes. São considerados a “alma” de uma planta e são os principais componentes bioquímicos de ação terapêutica das plantas aromáticas e medicinais. tem o poder de melhorar a auto estima, saúde e tambem realçar ainda mais a beleza de quem usa.

O óleo essencial é um princípio ativo 100% natural aplicado para centenas de finalidades farmacêuticas, terapêuticas e cosméticas, dentre elas: drenagem linfática, massagens em geral, queima de gordura, hidratação e proteção da pele e dos cabelos, cura da queda capilar e da seborréia, tratamento para unhas quebradiças, diminuição de estrias, rugas, manchas e espinhas, melhora do mau hálito, alívio do estresse, da ansiedade e da depressão, calmante e estimulante de sono, relaxante muscular, equilíbrio da produção hormonal, entre muitas outras.

Mas é lógico que apenas um tipo de óleo não é capaz de fazer tudo isso. Existem diversos tipos de óleos essenciais – com extratos diferentes e com uma finalidade específica .

Os óleos essenciais são extraídos de mais de 30 mil espécies de plantas aromáticas por processos complexos realizados em laboratórios por grandes empresas.

Não adianta sair correndo atrás de um pois, não é tão fácil encontrá-los por aí e alguns deles não são baratos. Só para você ter uma ideia, com centenas de quilos de plantas é possível obter apenas um litro de óleo essencial.

Os óleos essenciais são totalmente livres de corantes e conservantes, eles são extraídos de diversas partes das plantas – folhas, flores, sementes, raizes, lenha e cascas. Como são substâncias valiosas e altamente concentradas, extraídas da natureza viva, é imprescindível saber utilizá-los, evitando o desperdício e seguindo as dosagens recomendadas pelo farmacêutico ou pelo médico.

Apesar de receber o nome de” óleos essenciais”, eles não possuem a viscosidade e a gordura de óleo e, por isso, não deslizam quando são aplicados diretamente sobre a pele. Para utilizá-los, indica-se que eles sejam diluídos em óleos vegetais 100% naturais, que são ricos em vitaminas, ácidos graxos e proteínas.

No Brasil, você pode encontrar alguns óleos essenciais e óleos vegetais 100% naturais em farmácias de manipulação e em lojas de produtos orgânicos.

Fonte : Manual Técnico WNF (World´s Natural Fragrancies) autor Fernando Amaral

Deixe seu comentario aqui: