O que é pH do Xampu? Dicas de Cabelo

Algumas vezes já falei aqui no blog sobre como escolher um bom xampu para cuidar dos cabelos e a importância de observar o pH do xampu. Mas muitas dúvidas ainda restaram sobre o que é realmente pH do xampu. E para esclarecer resolvi criar esse post .

O que é Ph do xampu?

O significado deste termo quer dizer fator de hidrogênio que regula a acidez e a alcalinidade de qualquer substância na natureza. No caso dos cabelos, esta tabela tem um índice de 0 a 12, sendo que o fator de equilíbrio de um fio saudável tem que estar entre 4,5 e 6,0.

A influência do pH

Existem fatores fundamentais na escolha do xampu. Mas, com certeza, o mais importante é o pH da fórmula. Por isso, procure sempre estar atenta aos seguintes fatores:

– Dê preferência aos produtos com pH balanceado e nunca com neutro (pH 7).

– O pH natural dos fios é de 4.5 a 6.0, (levemente ácido). Este é o pH dos produtos que devemos usar para tratar as madeixas diariamente. O pH ácido ajuda a fechar as cutículas – o que aumenta o brilho.

– O pH ácido lava e limpa sem agredir a proteção natural das madeixas, ou seja, sem desgastar a camada ácida natural de sedosidade que envolve nossos cabelos.

– O pH correto também é fundamental, pois previne o desbotamento da coloração natural ou artificial dos fios e o ressecamento.

– Cuidado com a quantidade de espuma, nem sempre espuma excessiva é sinal de qualidade. Muita espuma pode significar muita agressão.

Mas nem todos os xampus vem com essa informação no rótulo o que deveria vir em todos os produtos ,mas se você quiser saber o pH do seu xampu basta comprar umas fitinhas medidoras de pH.

São bem baratinhas e fáceis de usar. Para usar a fitinha você deve colocar um pouco do produto ( xampu ou condicionador) sob a parte colorida da fita e esperar que ela mude de cor. E quando mudar a cor basta comparar na tabela de cores do kit qual e ver a cor do pH  e a numeração correspondente depois do teste. Simples assim, é mais fácil do que medir o pH de água de aquário rsrsrs.

Seguindo essas dicas os seus cabelos vão ficar fantásticos quando forem lavados , os cabelos ficam mais bonitos, brilhantes , macios , saudáveis e não detona com a sua progressiva e nem com o seu tonalizante ou coloração tão cedo.

10 Comentários

  • Olá,

    Recentemente dei escova progressiva nos meus cabelos, e a cabeleireira me recomendou usar xampu sem sal. Quero saber qual o tipo de xampu adequado, para uma melhor duração da minha escova.
    Forte abraço!!

  • oi gostaria de tirar uma dúvida, é que eu havia passado o guanidina há dois anos atrás, e agora resouvi relaxar com amônia,tem 2 meses, na hora de retocar eu resolvi alizar de vez, meus cabelos eram muito cacheados, só que a profissional alizou uma parte do cabelo até as pontas com o pente fino, e a outa parte não, acho que já tinha passado os minutos, e ela não queria deixar por muito tempo, para não correr o risco de quebrar, depois que eu lavei ficou tudo bem mais depois que ele secou, ficou uma parte bem esticada e a outra não, gostaria de saber se eu posso passar outro produto sendo com amonia só que em outro profissional, no cabelo todo em menos de 2 meses.

    • QUERIDA SINTO MUITO,GUANIDINA NÃO É COMPATÍVEL COM AMONIA, TIOGICOLATO, SOMENTE COM SÓDIO; A SUA CABELEREIRA NÃO SABE DISSO OU É IRRESPONSÁVEL; O QUE VOCÊ TEM QUE FAZER AGORA É PROCURAR UM PROFISSIONAL BOM PARA TENTAR EVITAR A QUEBRA DOS FIOS. UM ABRAÇO

  • Dri!!!
    estou adorando seu blog..faz pouco tempo que me cadastrei e estou adorando as novidades..aquela da agua termal é maravilhosa,ainda no conhecia esse produto com suas dicas jha passei na farmacia e jha tenho a mha na borsa.
    obrigado.
    essa do xampu jha sigo a bastante tempo, mas é bom rever.
    por favor gostaria que vx me ajudasse,pq stou em duvida,tenho um casamento pra ir dia 30 desse mes durante o dia,sou mulata e queria comprar a maquiagem certa pra ir a esse casamento estou na italia.favore me de alguma ideia de cores marca sei la qualquer dica vai ser bem vinda.
    mais uma vez muuitooo obrigado.

    • Ola Claudia os produtos de maquiagem da M.A.C são fantásticos e como vc está na itália irá encontra-los com facilidade. E sobre como usar e quais cores escolher acesse esse AQUI e leia a matéria e os videos ensinando a fazer varios tipos de make.

      Bjs

  • Dri…Tenho uma duvida, se eu uso xampu apenas uma vez por semana é melhor usar com ph maior ou menor.
    Outra duvida, uso secador e chapinha 1 vez por semana e faço hidracao antes do uso,mas estou percebendo que estou com inicio de caspa, o que devo fazer ou usar.
    Obs. uso sua dica de hidratacao com queratina liquida e ampola.

    • Ola Aline, respondendo as suas perguntas é melhor usar xampu com ph baixo mesmo que lave apenas 1 x por semana, principalmente se o cabelo tiver progressiva, tintura, tonalizante ou qualquer outro tipo de química.
      Sobre a caspa será que você não esta aplicando creme de hidratação no couro cabeludo? e não retirando todo o produto dos fios? A caspa pode aparecer por vários fatores desde escovas progressivas, problemas de estresse, ressecamento ou oleosidade excessiva do couro cabeludo. Aconselho usar um xampu antirresiduo pelo menos 1 x a cada 15 dias se o seu cabelo não tiver progressiva. Ou então procurar um dermatologista caso a caspa não desapareça.
      A hidratação com queratina não deve ser feita com frequência pois o excesso de queratina também é prejudicial aos fios. O interessante é intercalar com um outro bom produto. Não enconste a queratina no couro cabeludo também pode ocasionar o aparecimento da caspa ao secar.
      Bjs

Deixe seu comentario aqui: