Mitos e verdades sobre a famosa Chapinha

Todo mundo alguma vez se perguntou se chapinha nos cabelos resseca , e se pode passar nos cabelos molhados? essas e outras dúvidas agora tem respostas nesse post selecionei a maioria das dúvidas sobre a nossa maior aliada na hora de ter cabelos extra lisos e com um lindo brilho.
1. A chapinha faz mal ao cabelo?
Não, desde que você use o produto certo, para proteger os fios do calor, e não exagere na temperatura do aparelho (no máximo 190 graus).

2. Que produto usar antes da chapinha?
Um leave-in termoativado, com silicone ou queratina.

  1. E após a chapinha?
    Use hidratantes feitos à base de óleo, para repor a água perdida.

4. O que prejudica mais: a chapinha ou o secador?
A chapinha. Ela leva o calor diretamente aos fios. Por isso, deve ser usada com cuidado.

5. Quais são os danos causados pela chapinha?
Os fios podem ficar ressecados e, em casos extremos, quebrados e até mesmo queimados.

  1. Quantos dias por semana pode usar a chapinha?
    Da maneira certa, todo dia.

  2. Pode-se usar a prancha no cabelo molhado?
    Não, porque para secar o cabelo inteiro é necessário pranchar os fios muitas vezes. Assim, seus fios poderão “cozinhar”. Faça escova antes da chapinha.

  3. O aparelhoda chapinha pode encostar no couro cabeludo?
    Não. Mantenha distância de, no mínimo, 3 centímetros, para evitar queimaduras.

  4. Faz mal usar no cabelo de crianças?
    Sim. Nunca aplique químicas ou aparelhos agressivos ao cabelo em pessoas com menos de 14 anos de idade.

  5. Quem tem cabelo fino pode usar a chapinha sem problema?
    Pode, mas é preciso usar o aparelho em temperatura mais baixa (150 graus).

  6. E quem tem cabelo tingido pode usar sempre a chapinha?
    Sim. Mas não exagere na temperatura (use até 140 graus), para não desbotar.

  7. Por que os fios grossos ficam espigados com aspecto feio?
    Esse tipo de cabelo contém muita queratina. Em contato com o excesso de calor, o fio acaba ficando duro e sem movimento.

  8. Dá para evitar esse problema?
    Sim. Aplique um produto termoativado à base de silicone. Ele forma uma película protetora e, por isso, deixa os fios maleáveis e mais brilhantes.

14. Qual a  real vantagem da chapinha de cerâmica?
Ela mantém a temperatura estável. Por isso, não é necessário passar a prancha muitas vezes no mesmo lugar.

15. E a de íons ajudam mesmo em algo?
Ela acaba com o arrepiado, fecha as cutículas e deixa o cabelo mais brilhante e macio.

  1. A chapinha de metal (sem termostato, botão que regula o calor) oferece riscos ao cabelo?
    Sim. Como esse modelo atinge temperaturas altíssimas, é preciso desligá-lo da tomada, de tempos em tempos, para que ele não torre o cabelo.

  2. Qual a diferença entre a chapinha larga e a estreita?
    A estreita é para cabelos médios ou curtos. Já a larga é perfeita para os fios longos.

  3. Como perceber que a chapinha está danificando o cabelo?
    Ele fica áspero, ressecado e com pontas duplas. Se o calor for exagerado, dá para sentir um cheiro de cabelo queimado no momento da agressão.

19. É possível recuperá-lo?
Sim, com hidratações semanais. Diminuir o uso de secador e de chapinha ajuda.

  1. Quantas vezes cada mecha pode ser chapada?
    No máximo três vezes.

21. Qual é o truque para que o cabelo fique sem marcas?
Comece sempre pela raiz, segurando a prancha a 90 graus. Quando estiver na metade do comprimento, abaixe a mão, acompanhando o formato da cabeça. Pressione bem e puxe até as pontas. Faça um movimento contínuo, sem interrupção, do começo ao fim da mecha.

  1. Quem faz chapinha três vezes por semana precisa fazer tratamento?
    Sim, precisa de uma hidratação a cada 15 dias.

  2. Por onde se começa a pranchar?
    Por trás, dos fios da nuca em direção aos do topo.

24. Como alisar a franja?
Passe a chapinha da raiz em direção ao nariz, sem quebrar o pulso, para ficar sem topete.

  1. Qual é o segredo para que a ponta não fique espigada?
    Quando estiver chegando perto do fim da mecha, vire o aparelho para fora ou para dentro, deixando a ponta modelada e natural.

43 Comentários

  • Eu tenho uma prancha da cerâmica vermelha, como já faz bastante tempo que a utilizo, ele está apresentando um problema na cerâmica, a cor da cerâmica está saindo e ficando cinza. Gostaria de saber se isso pode prejudicar meu cabelo de alguma forma ?

  • MEU CABELO ESTA MUITO ESTRAGADO MAIS N RESOLVER NADA TODAS AS INDRATAÇÃO Q DOU. PAREI DE UZA CHAPINHA E SECADO DOU ENDRATAÇAO DE OITO EM OITO DIAS MAIS N MUDA NADA SÓ VIVER SE QUEBRANDO VIVER CHEIOS DE PONTAS DUPLAS EU CORTO SEMPRE AS PONTAS DO CABELOS PRA VER SE DIMINUIR AS PONTAS DUPLAS MAIS NADA Q FAÇO ADIANTA PRA MUDA MEUS CABELOS, OQ EU FAÇO PRA TER MEU CABELO BONITOS DE VOLTA, QUERO MEUS BRILHANTES E SAÚDAVEIS DE VOLTA, MI AJUDEM!

  • Olá,gostaria de saber se pode (Ou seja,se não estraga os fios) fazer chapinha SÓ UMA VEZ (no cabelo todo) sem o produto de proteção… estou sem ele e não posso comprá-lo no momento.
    De qualquer forma,obrigada!

  • olá,meu nome é natalia,tenho 14aninhos mais se vcs me ver pensam que eu tenho 18,19.mas eu sou muito,muito bonito,eu começei a usar chapinha des dos meus 7,8,9 ou até antes eu pintei de acaju com 9 anos,depois de preto,marrom,castanho e agora preto azulado ai ne eu passava chapinha so ela com cabelo umido e foi quebrando até fica muiti quebrado ai eu começei a usar só secador e ele melhorou ai as pessoas falavam menina seu cabelo e perfeito para que passar chapinha.e eu nem ai meu cabelo e enorme e preto mais quando esta natural sem chapinha eu acho eli horrivel ai faço rodinha para alisar,queria saber se posso usar chapinha,mesmo sabendo que meu cabelo nao pode com chapinha,ele era pesado hj em dia nao e mais tanto engual antes,?

  • bom dia, passei no meu cabelo um produto de hidrataçao, daqueles que o procedimento é como o da escova progressiva, mais n tinha formol, era so hidratação mesmo, mais a chapinha, aquela fortissima de titanio foi passada no meu cabelo 80%molhado, ou seja, cozinhou meu cabelo, e ta todo arrebentado, elastico, grosso da orelha pra baixo, ele era enorme, mais tive que dar uma cortada na altura dos ombros pra ver se melhorava, nao adiantou.ja fiz de tudo,to usando produtos bons de marcas conceituadas e nao esta adiantando, sera que a unica soluçao é cortar ainda mais???, N quero mais cortar, estou desesperadaaa…necessito de ajuda!!

  • Eu dou prancha umas 4 vezes por semana, porem, uso todos os dias apenas para retocar. Meu cabelo cai, principalmente porque mudei o xampu. Vou corta-lo e tirar as pontas estragadas e passar apenas a secar.

  • Apos muito tempo de uso da Guanidina da salon line, respeitando o intervalo entre quimicas , fui usar o tal LISAHAIR – ZERO da Embelezze. Zero amonia, zero tioglicolato, mais uma porção de zero. Mas Fiquei sabendo que tem tioglicolato. Meu cabelo ficou horrivel!!!!! Completamente danificado. Mais crespo, pesado, entre outras coisas. Tive que cortar um pouco. E o cheiro? não sai de jeito nenhum!!! e tem quase um mes que passei. HORRIVEL!!!!! Gostaria de uma orientação sua e qdo vou poder voltar a usar a GUAIDINA da SALON LINE., cuja mudança se deu na propoaganda enganosa da Embelezze que prometia eficacia. Talvez meu cabelo ñ tenha se dado mas o produto muito prometia. E dizia nao ter tioglicolato na embalagem. Ja enviei mil emails e eles nem deram atençãoi. NAO RECOMENDO!!! Conto com vc para orientação e o que fazer para voltar mais rapido ao outro produto. Uso sempre somente na raiz. Obrigada amiga!!!!

  • oi! gostaria de saber se posso pedir para fazer o proceso de alisamento+ lavar + prancha + neutralisante + lavar e depois finalizar com uma escova ou prancha isso tudo usando guanidina da gold black amend.pois comprei e na instruçoes fala q só pode usar chapinha após 2 dias. só q a um ano fiz uma francesa no salao q usou guanidina e fez esse processo… me ajude estou com duvidas!!!! obrigada bjus

  • olá adri;
    gostaria de saber qual a melhor marcar de chapinha de titanium q devo comprar?
    pois estou procurando uma ,mas quero uma q seja a melhor.
    grata. bjs

  • ola adri, eu queria saber se pode passar chapinha em cabelos lisos, para ele ficar de tipo desfiado. obrigada.

  • Oi Adri, parabéns pelo seu blog, muito bom.
    gostaria de saber qual é o tempo máximo que a guanidina pode ficar agindo no cabelo. Eu acho que a minha cabeleleira deixa tempo de mais e como consequencia meus cabelos acabam ficando fracos.

    Aguardo sua resposta.

    Beijos.

  • Oie Adri, gostaria de saber se colocar Reparador de pontas antes da chapinha faz mal para os cabelos? e pode danificar a chapinha? bjos espero sua resposta!

    • Ola Daniele usar reparador de pontas antes de fazer a chapinha pode danificar os cabelos e torrar os fios, o ideal é usar o reparador de pontas depois da chapinha e antes da chapinha usar um produto termo ativado proprio para ser usado com aparelhos como chapinha e secador
      bjs

  • Quero colocar um aplique e queria saber se posso passar chapinha nele pos o meu cabelo nao e liso?

    • Oi Núbia se o cabelo que você for colocar for realmente natural isso é humano pode passar chapinha sim mas nunca na raiz !

  • Oi gostaria de saber se a chapinha da conair é boa quero comprar uma, eu achei cara mais quero uma que realmente alise,o nome é Chapa Curva S4BR com Turmalina Cerâmica – Conair Beijos

    • Larissa qualquer chapinha ou equipamento que use calor que ñ seja usado da maneira correta traz danos para os cabelos .Por isso a necessidade de um protetor termico sempre antes de usa-los

  • gostaria de saber como relaxar ou alisar um cabelo afro pintado de loiro com mechas , ele não contem nenhum tipo de alisante ou outra quimica anuncer a tinta e as mechas feitas com po descolorante uso o tioglicolato ou oque e mais indicado obrigado

  • Adri, mas entre o gold black e o hair dry qual vc acha melhor? prometo que não te encomodo mais. beijinhos e bom final de semana.

  • Adri, a guanidina que usei era da salon line tem problema se usar da gold black?beijos e muito obrigado por tirar as minhas duvidas, pois tenho medo de fazer besteirinha nos meus cabelos e ficar careca né!!!!

  • Adri tô de volta, descobri que no hair dry contem amonia, a um ano atras passei guanidina é ainda resta uns quatro dedos de cabelo com essa quimica.Dai eu te pergunto espero crescer o cabelo para retirar toda a guanidina ou eu posso passar gold black da amend que é a base de guanidina.Gold black e otima também comoó hair dry?.Beijos e obrigada pela atenção.

    • tem que esperar Teresa pq guanidina e amonia nao sao compativeis so cortando mesmo esses cabelos ja tratados com guanidina ok
      beijos

  • Gostaria de saber o que vc acha sobre a marca Hair Dry alisante a base de oleo de avelã e manteiga de cereais, estava pensando em passar antes de fazer EP, o que vc acha?, meu cabelo é fino mas tem volume, estava pensando em passar hair dry mel para cabelos finos.(esta marca e da amend).espero sua resposta obrigada,bjs.

  • ola, fiz uma progressiva da yelow a 1 mes,meu cabelo está caindo muito e ja está com o aspecto normal dele,pois, a cabelereira me orietou a ñ usar shampoo c/ sal mas a vendedora me vendeu um shampoo c/ sal um anti-residuo q eu precisei pois apos a escova ,meu couro cabeludo ficou aberto em queimaduras, fiquei nervosa e queria tirar o maximo ao formol dos meu cabelo por isso comprei um anti-residuo gastei 199,00 q foi pelo ralo, pois o cabelo nem parece q recebeu progressiva,pergunto: com quanto tempo poderei dar um relaxamento agora?Usei hidroxo de sodio ,por favor me responda. obrigada

    • Tem que aguardar Iona seus cabelos voltarem ao ph normal e seu couro cabeludo voltar a normalizar quando estiver tudo em ordem procure um bom profissional para avaliar o estrago dessa brincadeira ok so ele podera orientar de fato o momento exato de uma nova quimica bjs

  • Adorei sua idéia de postar mitos e verdades sobre a chapinha!!! Porém em todas as suas perguntas e respostas, não sanei minhas dúvidas… Gostaria de saber se chapa da chapinha deve realmente ser preta e pq….. Gostaria de saber tbm qual a melhor marca (por favor, classifique em 1ª, 2º,… 6º lugar): taiff, britânia, mallory, gama italy ou arno.

    Bjux….
    Thank you….

      • oi.. e entre a Taiif e a Gama? Gosto da Marca Gama, mas tem um problema, é a terceira que eu compro ( uso desde 2007) e ela acaba sempre estragando no fio, dando mal contato entre a prancha e fio que liga ela.

  • Oi Fefa que bom que já fez propaganda do Blog .. rss fico feliz e obrigada por voltar . sobre o nome do produto para passar antes da chapinha existem várias finalizadores anti térmicos para selagem dos cabelos .Uso o defrisante-protetor térmico da marca sillage, custa em torno de R$15,00, ajuda a manter o cabelo liso, sem fios arrepiados tb e tambem protege do calor da chapinha , só não pode colocar muito senão fica com aspecto oleoso.Mas tem outras marcas otimas no mercado tambem .
    Beijos querida

  • Adri, você poderia me informar o nome de algum produto que eu possa passar antes da chapinha, por favor?

    OBS: Viciei no blog…rs…já até fiz propaganda…kkkkkk

    Brigadu!!!

  • Mitos e verdades sobre a famosa Chapinha :…

    Todo mundo alguma vez se perguntou se chapinha nos cabelos resseca , e se pode passar nos cabelos molhados? essas e outras dúvidas agora tem respostas nesse post selecionei a maioria das dúvidas sobre a nossa maior aliada na hora de ter cabelos extra…

Deixe seu comentario aqui: