Lavando os cabelos corretamente e perceba a diferença

Existe uma maneira correta de lavar os cabelos que ajude a melhorar?

Existe sim! E a diferença na qualidade dos fios é extremamente visível quando manuseados de forma correta. Para isso devemos seguir alguns passos simples e básicos para chegarmos naquela textura que se tem ao lavar os cabelos em um salão de beleza.

A maneira mais correta de lavar os cabelos deve ser do couro cabeludo para as postas dos fios. Inicia-se o processo molhando os fios com água e aplica-se uma pequena parte de xampu espalhado apenas no couro cabeludo. Preocupe-se apenas com o couro cabeludo, e caso não espume, enxágüe e repita o processo, pois é no couro que encontramos oleosidade e sujeira mais resistentes.

Não aplique o xampu diretamente sobre os cabelos, pois a oleosidade e impurezas presentes nos fios são facilmente removíveis com a espuma conseqüente da lavação do couro cabeludo.

Com a espuma massageie os fios da raiz para as pontas, como se estivesse subindo em uma corda, durante pelo menos 5 minutos, para que os componentes ativos do xampu penetrem nos fios. O importante é ter muito cuidado com os fios, jamais esfregando-os como se fosse um pano de chão.

Saiba que os seus fios são formados por minúsculos anéis de queratina, as famosas cutículas, que se apresentam como as escamas de um peixe, portanto, imagine o que ocorreria com as escamas de dois peixes esfregados um ao outro? O mesmo acontece com os seus cabelos, e estes apresentarão aspecto de cabelos sensibilizados, ásperos e quebradiços.

Continuando, enxágüe bem o xampu e retire o excesso de água com uma toalha seca e limpa sem esfregar a toalha nos cabelos embolando e sim apertando suavemente eles .

Aplicar o condicionador com enxágüe no comprimento e pontas, distante da raiz se o couro cabeludo for oleoso, e mais próximo da raiz se o couro cabeludo for muito seco. Massageie bem e deixe agir por 2 a 5 minutos. O condicionador tem a função de selar as cutículas, dando um aspecto sedoso e macio, facilitando a penteabilidade a seco e a úmido.

Enxaguar completamente e retirar todo excesso da água com o auxílio de uma toalha seca e limpa. Para finalizar, aplicar uma pequena quantidade de condicionador sem enxágüe e proceder a secagem de sua preferência.

Siga estes passos e veja a diferença nos seus cabelos, e se ainda houver alguma dúvida deixe seu comentário no Blog e eu responderei.

14 Comentários

  • Eu vi em um programa que deve deixar o condicionador
    100% no cabelo e tirar o excesso com um guardanapo é verdade ou faz mal pro cabelo???

  • ola,adriane! Conheci o seu blog hoje eu tô amando! Quando eu penso q ja vi de tudo eu me deparo com o seu blog ond a gent se sent a vontade . E por eu gostar e confiar no seu blog eu queria que vc me desse uma dica. É que eu tenho os cabelos ondulados e gostaria de aliza-los ,eu queria saber qual procedimento alizaria meu cabelo(celagem,cauterização ou relaxamento) bom…é so isso eu aguardo sua resposta.mais desd ja eu agradeço! Brigadão!!

  • maravilhoso, meus cabelos são lisos naturais, mas são secos e sem muito brilho, testei o q disse e da certo. Valeu.

  • Olá, Adri!!!
    Sou super fã do seu blog, confesso que não faço nada em meu cabelo sem consultar suas maravilhosas dicas!!! Parabéns. Adri, quero saber se você conhece a linha Phitoleite Aveia com Ceramidas para cabelos fracos e quebradiços da marca Barro Minas Premium? Vi nas lojas essa linha e me interessei bastante, mas gostaria da sua sempre acertiva opinião e conhecimento. Meus cabelos são crespos, quimicamente tratados (relaxamento a base de amônia), finos e estão um tanto quebradiços. Estou fazendo uso do Pantogar faz 10 dias, e já percebo resultado na diminuição da queda e quebra e tenho tentado manter uma alimentação saudável. Sei que existem linhas profissionais maravilhosas (mais caras), mas como você tem postado, vejo que algumas marcas com valores mais acessíveis também tem resultados bons. Quero saber também se é correto lavar os cabelos com shampoo, depois usar a hidratação e por último o condicionador? E como estou usando o Pantogar (que tem em sua composição queratina) devo evitar usar produtos com queratina(shampoo, condicionador e hidratação de queratina), isso poderia danificar meus fios pelo excesso de queratina? Beijos, obrigada e sucesso sempre!!!

    • Oi Ariane , fico feliz em saber que gosta do blog e que aproveita as dicas, respondendo a sua pergunta não conheço ainda essa linha de produtos, Não existe a necessidade de lavar os cabelos com shampoo após uma hidratação a não ser que seja feita a base de óleos. Você pode sim finalizar a hidratação enxaguando a máscara de hidratação e depois aplicar o condicionador esperar por 3 minutos para que eles fechem as cutículas do cabelo essa é uma boa dica para manter a hidratação por mais tempo nos fios.Produtos com excessiva carga de queratina só devem ser usados em cabelos que necessitem realmente de reposição de queratina. Por isso é bom evita-los caso não tenha a certeza das necessidades dos seus fios.

      Bjs e volte sempreeeeeeeeeee !!!

  • Nossa com essas dicas eu descobri que tava fazendo tudo errado na hora de lavar as madeixas, nao esperava o tempo necessário pro shampoo agir, esfregava tudo que nem como se tivesse lavando roupa, um horror 🙁
    A partir de agora vou seguir essas dicas…
    Bjs!

  • OLá Adri! Meus cabelos são cacheados e com muito volume. Fiz uma texturização há dois anos atrás. Deposi disso fiquei fazendo apenas escovas progressivas, que depois deram nome de inteligente (não sei direito). O fato é que em uma dessas escovas, meu cabelo ficou completamente sem vida e caindo muito. Resolvi cortar. Só que dei o mal da tesoura. Cortei muito curto, me arrependi e resolvi colocar um mega hair. Depois de dois meses e enjoada do mega, tirei. E para que o cabelo não ficasse muito cheio, pois ainda estava muito curto, resolvi fazer um relaxamento e depois uma inteligente. Só que entre os dois eu os pintei. Confiei piamente na cabeleireira, que dizia-se minha amiga e tudo mais. O que aconteceu? Meus cabelos, que apesar de serem cacheados e muito cheio, eram bons, estão completamente horrorosos: grossos, duros e completamente ressacados.
    Me ajude. O que faço? Não gostaria de cortar, pois já estão muito curtos.
    Obrigada desde já pelo retorno.

    • Nossa mas voce tambem queria o que depois dessas seguidas agressões aos cabelos? nao sei nem como vc ainda conseguiu ter cabelos ainda depois de tanta doideira seguida , cabelos precisam de pausa pra se recuperar das quimicas ,agora so muuuuuuuuuita plastica capilar ,muuuuuuuuuuita selagem termica ,e muuuuuuuuita hidratação com bons cremes compre o maquintense para cabelos grossos da kerastase e faça hidrataçoes com ele 2 x na semana e nada de quimicas pesadas pois esses cabelos por um bom tempo, eles estão pedindo socorro !!!
      beijos

  • MEU CABELO É FINÍSSIMO JÁ FIZ 7 PROGRESSIVAS E RELAXO A RAIZ A CADA 6 MESES, MEU CABELO ERA ENROLADO. ADRI ESTOU TRISTE POIS MEU CABELO ANDA CAINDO D+ É SUPER SENSIVEL ARREBENTA ATÉ NO VENTO GUANDO PASSO A MÃO NELES. ME AJUDE ESTOU USANDO A LINHA RAIERVAS BABA DE KIABO ,ELES FICAM BRILHANDO ASSIM QUE OS LAVO E SECAM ,DEPOIS FICAM MURCHOS E OLEOSOS, AGRADEÇO MUITO SUA AJUDA ADOREI SUAS DICAS DE COMO É FEITO A PROGRESSIVA.ABRAÇOS LÍ

  • Lavando os cabelos corretamente e perceba a diferença : Blog da Adri…

    Existe uma maneira correta de lavar os cabelos que ajude a melhorar?

    Existe sim! E a diferença na qualidade dos fios é extremamente visível quando manuseados de forma correta. Para isso devemos seguir alguns passos simples e básicos para chegarmos…

Deixe seu comentario aqui: