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Intestino preso?use fibras na dieta

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Elas favorecem a absorção dos nutrientes, controlando a fome e doenças como o diabetes

O consumo delas faz parte de qualquer dieta saudável. Presentes nas frutas, verduras, legumes e nos cereais, as fibras fazem quase um milagre pela sua saúde. Mesmo assim, tem gente que ainda teima e passa longe delas. “Bobagem, as fibras não acrescentam calorias à dieta e oferecem muitos benefícios.
Todas as fibras são iguais?
Não. Existe uma diferença, pois há dois tipos de fibras disponíveis na natureza e são conhecidas como fibras solúveis e fibras insolúveis em água.

As fibras solúveis têm como características:

Aumento do tempo de exposição dos nutrientes no estômago, proporcionando uma melhora na digestão dos açúcares e das gorduras, principalmente; Provocam reações de fermentação, produzindo altas concentrações de substâncias específicas denominadas de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC). Esses elementos regularizam o trânsito intestinal de forma suave;

No intestino, os AGCC funcionam como fonte de energia para a mucosa e como agentes protetores de várias doenças como: diarréia, inflamações intestinais e câncer de cólon.

Maçã, morango, maracujá (polpa), verduras, aveia, cevada, leguminosas (feijão, lentilha, soja, grão de bico), farelo de trigo e farelo de aveia são boas fontes de fibras solúveis.

As fibras insolúveis têm como características:


Aumento do bolo fecal;
Aceleram o tempo de trânsito intestinal;
Prevenção de constipação intestinal;
Retenção de água (a fibra se liga a molécula de água, deixando as fezes macias)

Grãos integrais, farelo de trigo, soja, centeio e verduras são boas fontes de fibras insolúveis.

As fibras acrescentam calorias na dieta?
As fibras não são digeridas pelo organismo e, portanto, não fornecem calorias.

É verdade que quem come muitas fibras pode ficar com o intestino ainda mais preso?
A ingestão regular de fibras alimentares restabelece a regularidade do fluxo intestinal, ou seja, melhora os sintomas do intestino preso. No entanto, é muito importante aliar o consumo de fibras com o de água, já que a fibra insolúvel retém água. Quem consome muitas fibras e esquece os líquidos corre o risco de ficar com o intestino ainda mais preso.

Que tipo de fibras ajuda a controlar o colesterol?
Embora as fibras solúveis e insolúveis protejam o organismo contra várias patologias como diabete, doença coronariana e isquêmica do coração, obesidade e os mais diversos distúrbios do aparelho digestivo, as pesquisas mais recentes têm enfocado os efeitos das fibras solúveis no controle do colesterol.

O farelo de aveia é o alimento mais rico em fibras solúveis e com maior capacidade de diminuir o mau colesterol sangüíneo. É proveniente de um processo mecânico da separação do grão de aveia e esta por sua vez, faz parte do grupo de cereais, como o arroz, trigo e milho.

Qualquer fibra reduz o apetite, retardando a digestão?
Em geral, as fibras promovem maior saciedade, controlando o excesso alimentar durante uma refeição, por exemplo, e melhorando a digestão dos alimentos.

As frutas têm que tipo de fibra? E os cereais?
Cereais e sementes integrais, tais como o arroz integral, a aveia, os legumes tais como o feijão, o grão, as ervilhas, as lentilhas, e de um modo geral as frutas são ótimas opções de fibras. A aveia integral, os legumes, a fibra de soja, e algumas polpas de frutas laranja (bagaço) maçã, maracujá, são ricos em fibras solúveis, enquanto que o trigo integral, e a maior parte das sementes e cereais são ricos em fibras insolúveis.

Qual o consumo de fibras ideal, por dia? E qual a porcentagem de solúveis e insolúveis?
A recomendação de ingestão de fibra alimentar total para adultos é de 20 a 30g/dia, sendo 25% (6 g) de fibra solúvel.

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4 comentários


  1. Oi Tenho o intestino muito preso fico ate 10 dias ser ir ao banheiro evacuar , ja tomei varios tipos de laxantes mais so faz efeito na hora, não sei o q fazer e tomar mais estou pensando em ate procurar um medico… gostaria muito de uma ajuda , pois fico muitos dias sem evacuar e com isso mim sinto gorda com a barriga grande mim ajudem .Obrigado


    • Ola Dri, vc deve ingerir mais fibras, comer mais frutas ,iogurte,arroz integral, comer laranja e tambem o bagaço , mudar hábitos alimentares, usar aveia na sua dieta alimentar, e caso não melhore procure um médico somente ele poderá avaliar a fundo o real problema.


  2. Boa tarde meu nome e patricia eu gostaria muito de saber se aveia e bom para intestino preso eu perco peso rapido mais as vezes me dar vantade de para com a dait pq eu fico dias sem ir ao banheiro esta me prejudicando muito…por favor me ajude bjos….


    • “As fibras devem estar presentes em qualquer dieta, além de colaborar com o processo de emagrecimento, uma vez que prolongam a sensação de saciedade, elas são indispensáveis para o bom funcionamento do do nosso organismo”, é recomendável o consumo diário de cerca de 30 gramas de fibras, as pessoas devem substituir a farinha comum pela integral, o pão francês por aqueles que contém fibras e o arroz comum pelo integral. “Também é recomendado o consumo de frutas com a casca e de vegetais crus”, lembrando que se deve mastigar muito bem os alimentos, uma vez que o processo de digestão começa na boca.Mas apenas uma boa alimentação não é suficiente. As pessoas devem lembrar de tomar água como forma de amolecer o bolo fecal e facilitar a sua eliminação. É recomendado que se tome no mínimo dois litros de água diariamente. “Você pode abusar dos sucos naturais. O que se deve evitar e que não entra nessa cota da necessidade diária de água são os refrigerantes e a água com gás”,Contra a prisão de ventre as pessoas também devem se movimentar. Ficar sem fazer atividade física também interfere diretamente no bom funcionamento do intestino. Então, além de manter uma boa alimentação, consumir muita água, você também tem que praticar atividades físicas, uma vez que o exercício libera a adrenalina que estimula a contração do intestino

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