Henna para cabelos – Dúvidas e Dicas de como usar

henna-no-cabelo

Manual da Henna para cabelos

Se você não têm fios brancos então pode colorir os cabelos com henna e deixar os cabelos ainda mais brilhantes e coloridos sem o uso de química.  A henna é o pó extraído das folhas da planta Lawsonia inermis linné . A henna é basante usada em várias partes do mundo , e agrada principalmente por ser livre de aditivos sintéticos tais como corantes, conservantes ou aromatizantes artificiais, e também de amônia, água oxigenada e metais pesados como o chumbo.

Enquanto a coloração tradicional remove os pigmentos naturais do cabelo e deposita outros no lugar, a  henna não abre a cutícula do fio para modificar a cor natural do cabelo, só deposita o pigmento nos fios. Sendo assim a henna acaba não danificando o cabelo como as tinturas comuns , o único problema da henna é que por ser natural ela não possibilita mudanças drásticas de cor e nem clareia os fios. Se você optar em colorir os cabelos com a henna, deve saber que o seu efeito é cumulativo, ou seja, quanto mais se aplica, mais viva a cor fica.

Várias marcas comercializão a henna com várias cores , mas a henna original é a vermelha. Em cabelos levemente grisalhos, ela não garante cobertura total dos brancos, mas proporciona um tom acobreado . Por esse motivo a henna não é recomendada para quem tem uma grande quantidade de fios brancos.

A aplicação da henna nos cabelos aumenta o brilho se comparado ao de uma coloração comum. Mas não tem o poder de tratar os fios . Mesmo a henna sendo um produto natural, ela pode danificar o cabelo quando usada em excesso. Outra informação importante é  que dependendo da marca, a henna também pode apresentar incompatibilidade com outros tratamentos químicos. A Weleda, por exemplo, não recomenda o uso em cabelos que já possuem tintura ou que passaram por outros processos químicos. Já a marca  Surya do Brasil não restringe a sua aplicação e garante que seus produtos podem ser usados “antes ou após, sem intervalo de tempo, entre químicas e colorações. Por isso é sempre importante ler o rótulo do produto com muita cautela antes de escolher e aplicar nos fios.

Outra observação interessante nos cabelos que usam henna é que os fios ficam mais grossos e pesados após a sua aplicação. Em alguns casos, também dá impressão de que o cabelo ficou mais liso, mesmo a henna não tendo propriedades alisantes.

  • Modo de usar a henna

Se você tiver habilidades com os cabelos a aplicação da henna em casa é fácil , é necessário apenas um pouco de paciência. É fundamental seguir corretamente as instruções que estão descritas na embalagem do produto escolhido. Na maioria dos casos, basta dissolver o pó em água morna até formar uma pasta cremosa e homogênea.

Depois, com a pele devidamente protegida, para evitar manchas,começa a aplicação da henna da raiz até as pontas, tomando o cuidado de espalhar com o auxílio de um pente, para garantir uma cor uniforme. O ideal para ajudar na aplicação é dividir o cabelo em mechas.A maioria dos produtos agem por cerca de uma hora.
Já a durabilidade  da cor é de cerca de um mês, mas depende muito da frequência de lavagem.  Para aumentar a durabilitade da henna evote o uso de xampu antirresíduo, o ideal é lavar os cabelos coloridos por henna com um xampu hidratante.

 

 

 

 

4 Comentários

  • Pelo q eu saiba, a weleda é pura e a surya não, e por ela não ser pura, não é compatível com outras químicas diferente da weleda, que é pura, assim como a da casa da índia

  • Poxa Dri, eu esperava mais, esse título merece ser modificado… “manual” ?? Dá uma olhadinha nos blogs americanos sobre henna, como o hennaforhair e o forum sobre henna da CurlyNikki… Henna é um assunto bem vasto e não é só acrescentar aguinha morna não… Gosto do seu blog. Bjs

Deixe seu comentario aqui: