Frango ao Curry Verde

Frango ao Curry Verde

Essa é uma adaptação de uma receita da Larrousse da Cozinha do Mundo que trata da cozinha do Oriente (excelentes livros, excelentes receitas). É uma receita tailandesa bem popular. Em San Francisco eu tive oportunidade de experimentar em dois restaurantes típicos a mesma proposta e achei bastante parecida com a que eu aprendi a fazer. É uma receita aromática, exótica, que tem um sabor bem diferente. A receita original levava pasta de curry verde, que não se encontra aqui para vender, então, tive que improvisar. O curry é tipo um nome genérico para diversas pastas de especiarias no Oriente, então, dá para criar com os ingredientes certos.

Ingredientes
400 g de peito de frango (Eu costumo usar 2 peitos de frango)
6 mini-beringelas (São beringelas menores que as comuns, geralmente usadas para conserva. Se não se encontrar as minis, compre 2 grandes, não interfere muito no gosto.)
3 pimentas vermelhas dedo-de-moça
6 dentes de alho
1 maço de coentro fresco
2 ramos de manjericão fresco
1/2 xícara de óleo de girassol
4 colheres de sopa de curry (o tempero amarelo)
1/2 colher de sopa de açafrão
1 litro de leite de coco
100 g de açúcar mascavo
5 colheres de sopa de nam-pla (molho de ostras tradicional)
2 colheres de sopa de sementes de coentro
1 colher de sopa de pimenta seca
3 folhas de limoeiro

Preparo
Lave as beringelas e corte em 4 pedaços (se estiver utilizando beringelas grandes, corte em tiras menores). Corte a pimenta em tiras fininhas e retire as sementes. Descasque o alho e corte em fatias finas também.

Coloque o alho, o coentro fresco, a pimenta seca, as sementes e a metade do óleo num almofariz (aquela bacia de pedra com um pilão). Esmague tudo até ficar uma pasta mais ou menos homogênea. Coloque a pasta com o curry e o resto do óleo numa panela wok e aqueça até começar a ferver. Coloque o leite de coco, mexa bem e ferva novamente. Coloque o açúcar e o nam-pla, e ferva novamente. Coloque o frango em pedaços, o manjericão, os pedaços de beringela, as folhas de limoeiro e a pimenta em fatias e deixe cozinhar em fogo alto por cerca de 20 minutos. Prove para conferir o tempero. Deve ficar adocicado, apimentado e perfumado. Sirva em seguida. Dá para 04 pessoas, aproximadamente.

A receita normalmente não acompanha arroz, pois nos restaurantes tailandeses, em geral, o prato tem aquela colher típica. É quase como comer uma sopa. No entanto, quem gosta pode fazer o arroz thai jasmim, que é também típico e perfumado, podendo acrescentar erva-cidreira.

Deixe seu comentario aqui: