Dicas para recuperar a pele danificada pelo Verão

A maioria das pessoas deseja ter a pele bronezada e aquela cor de saúde que o sol deixa na pele, e pra isso acabamos indo durante o verão a praia e a piscina para aproveitar ao máximo a temporada solar. Mas poucas são as pessoas que tomam sol com os devidos cuidados e acabam tendo problemas com o exceesso de esposição solar. Muitos ainda pensam que usar filtro solar impede o bronzeamento, mas hoje em dia os produtos protegem das radiações que causam queimaduras, câncer e envelhecimento, ao mesmo tempo em que deixam passar os raios que dão aquele tom dourado tão almejado à pele.

Quando você se expõem ao sol desde o início sem usar proteção solar, o bronzeado é prejudicado. Os piores efeitos dessa falta de cuidado aparecem cerca de oito a dez dias depois: a pele fica sem vida e ganha um aspecto ressecado, aparecem manchas brancas e castanhas irregulares e muitas vezes a pele até descasca.

  • Confira  abaixo algumas dicas para cuidar e recuperar a pele danificada durante o verão:


1- Quando a pele está ressecada o ideal é baixar a temperatura da água para cerca de 25 graus. O banho muito quente e demorado acaba com a película de hidratação natural da pele, chamada de manto hidrolipídico, levando ao ressecamento. O tempo debaixo do chuveiro não pode ultrapassar 10 minutos.

2 –  Durante o verão o sabonete mais indicado é o sabonete neutro, como os de glicerina, os hidratantes ou aqueles indicados para bebês. Os líquidos são menos agressivos. E não é preciso esfregar pelo corpo todo, apenas nas axilas, virilhas, pés e mãos. Buchas também devem ser evitadas, já que danificam a camada de proteção natural da pele.

3 – A hidratação é um passo importante tanto para proteger quanto para recuperar a pele , por isso aproveite o tempo debaixo da água para começar o seu tratamento. Hidratantes e óleos para serem usados no chuveiro são boas opções para quem não está com a pele extremamente danificada e quer poupar tempo. Os óleos formam uma camada extra de proteção, que impede a saída da água. O ideal é aplicar no corpo antes de entrar no chuveiro e depois tomar o banho normalmente. O resíduo que fica na pele não é gorduroso e deixa a pele macia e hidratada.

4 – Para refrescar a pele que esta ardida devido as queimaduras do sol aposte nas loções , elas aliviam o ardor e melhoram a vermelhidão, quando a exposição solar passou muito dos limites. Além da textura em gel, mais leve e refrescante, elas contêm propriedades calmantes que atenuam o desconforto da queimadura. O ideal é aplicar a loção antes do hidratante convencional, já que sua absorção pela pele é mais rápida.

5 –  Para o rosto os cuidados devem ser redobrados, principalmente com os produtos escolhidos na aplicação, nunca use o mesmo hidrante para rosto no corpo, pois os produtos possuem características e necessidades diferentes. Caso contrário, em vez de hidratada, a pele poderá ficar com poros obstruídos e repleta de cravos e espinhas. O melhor é usar hidratantes leves, mas com alto poder de regeneração. Alguns dos componentes com esta função são a alantoína, o pantenol, a vitamina E.

6 –  Se mesmo com todos os cuidados a sua pele começou a descascar não se apavore esse é um processo natural do corpo e puxar ou arrancar aquelas pelinhas que se soltam é terminamente proibido, sob risco de sofrer com manchas. Para melhorar o aspecto da pele apenas massageie o local suavemente durante o banho ou aplique um esfoliante leve para a pele se soltar naturalmente. Finalize com uma generosa quantia de hidratante depois do banho para nutrir a região.

 

 

 

fonte : Uol Mulher

Deixe seu comentario aqui: