Dicas para cuidar da pele oleosa com tendência a Acne

Para quem possui uma pele oleosa e acneica é preciso ter cuidados redobrados durante os processos de limpeza, hidratação e proteção da pele. A acne é um dos problemas de pele mais comuns na população e a queixa mais frequente nos consultórios dermatológicos. Este problema acomete 95% dos meninos e 83% das meninas com 16 anos de idade. O aparecimento é precoce, por volta de 11 anos para meninas e de 12 para meninos, com prevalência maior entre os homens.

Porém alguns cuidados fazem total diferença e deixam a pele oleosa normalizada e livre da acne. Confira abaixo algumas  para a prevenção e cuidados com a acne:

Consulte um dermatologista

Existem três classificações para a acne: comedoniana, pápulo-pustulosa e nódulo-cística. Por este motivo, somente um profissional poderá indicar o melhor tratamento, que deve ser feito de acordo com a gravidade da patologia.

Rotina de limpeza facial

Pela manhã, é muito importante lavar o rosto com sabonete para pele oleosa e complementar com a aplicação do tônico de limpeza. Ao longo do dia, também é interessante que se lave o rosto apenas com água. À noite, o ideal é fazer a limpeza novamente com sabonete para a pele oleosa e, em seguida, aplicar um produto para controle da oleosidade ou anti-acne.

Hidratação e sua importância

Muitas pessoas acreditam que podem reduzir a oleosidade da pele fazendo a higienização constantemente, porém acabam se deparando com o efeito rebote, que traz a oleosidade de volta com ainda mais intensidade. O ideal é manter uma rotina de limpeza e hidratação adequada, trocando o hidratante comum por um produto específico que realiza o controle da oleosidade

Proteção

A proteção solar é um fator indispensável para a saúde da pele. Para as pessoas que apresentam pele oleosa e acnéica, o ideal é o uso de fotoprotetores oil control. Esses protetores possuem formulações mais leves e podem trazer benefícios adicionais para o controle da oleosidade. Para alcançar uma proteção efetiva contra os raios solares, é recomendável que o fotoprotetor seja reaplicado a cada 3 horas.

Alimentação correta e saúdavel

Beber muita água e evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras e açúcares são atitudes imprescindíveis para a saúde de modo geral, o que se reflete também na pele. Alimentos que contenham os minerais cálcio, fósforo e magnésio e as vitaminas A e B2 (que controlam a oleosidade), C (antioxidante e anti-inflamatória) e B6 (que regula o metabolismo hormonal) favorecem a saúde e a qualidade da pele.

 

 

 

 

 

 

fonte: cabeleireiros

Deixe seu comentario aqui: