Atualizado em:

Dicas de como acabar com o chulé

chule combate Dicas de como acabar com o chulé

 

Como acabar com o chulé

Descubra as causas e saiba como combater o chulé constrangimentos desnecessários.

( Dicas de como acabar com o chulé)
Talcos próprios para os pés e cuidados com os calçados fazem o mau cheiro acabar
Quem tem chule, morre de vergonha. E quem é obrigado a senti-lo, chega a passar mal com o cheiro ruim não é mesmo?. O nome do problema é até engraçado, mas conviver com ele não tem nada de divertido: o chulé tira o ânimo e abala a auto-estima de qualquer pessoa. Viajar e dividir o quarto com os amigos é complicado, usar o vestiário da academia causa vexame e mesmo experimentar um calçado novo antes de comprar é desagradável. Mas não é só suor excessivo que causa o mau cheiro nos pés,o material e a conservação dos calçados também influencia o aparecimento do odor ruim, assim como o tipo de meia que você usa .
Para saber como conter a catinga e nunca mais ficar nas situações desagradáveis em que houver necessidade de ficar com os pés descalços,apenda algumas dicas como por exemplo: por que os talcos próprios para os pés são melhores do que os tradicionais, desvendam por que os homens são as maiores vítimas do problema e, em sete passos, ensinam como deixar seus dedos respirarem sem que ninguém ao seu lado precise tapar o nariz.

1. Por que ele é causado?
O chulé, que cientificamente é chamado de bromidose plantar, é causado pelo suor excessivo na planta dos pés. O problema é agravado pela falta de higiene, que leva à proliferação de bactérias e fungos. O suor excessivo também pode estar relacionado a doenças como hipertireoidismo, diabetes e obesidade.

2. Existe algum tipo de suor que é mais propício ao problema?
Não exatamente. Na realidade, o odor resulta da ação de bactérias e fungos na queratina macerada pelo suor. Homens jovens e de meia-idade são mais freqüentemente acometidos, mas pode ocorrer também em crianças.

3. Usar a mesma meia mais de uma vez é prejudicial? Por quê?
As meias devem ser trocadas diariamente e ser, de preferência, de algodão. As meias feitas com material sintético, como poliéster e náilon, fazem o pé transpirar mais.

4. O calçado pode ser usado novamente sem lavar?
O ideal é que as pessoas, no mínimo, exponham os sapatos ao sol depois de usar. O calor seca o suor, diminuindo as bactérias e os fungos. E tente não repetir o mesmo calçado em dias seguidos.

5. Os talcos realmente previnem o problema?
Existem alguns sprays e talcos antitranspirantes ou antibacterianos, para serem usados nos pés após o banho, que podem auxiliar na profilaxia. Eles agem diminuindo o suor e eliminando as bactérias que trazem o mau cheiro nos pés.
6. Qual a diferença ente um talco comum e os próprios para os pés?
Os talcos próprios para os pés podem ser grandes aliados no tratamento contra o chulé, porque absorvem a umidade e podem conter substâncias anti-sépticas.
7. Algum material usado nos calçados é mais propício a dar mau cheiro?
O uso contínuo de sapatos fechados de borracha ou de plástico, além de meias sintéticas, facilitam a produção de suor impedem a ventilação dos pés. Por isso, é melhor evitá-los se você tem tendência a ter chulé.

8. Por que, em geral, os homens sofrem mais com o problema?
Na verdade, qualquer pessoa, independente da idade ou do sexo, pode ter esse mau odor nos pés. No entanto, os homens jovens e de meia-idade são mais freqüentemente acometidos, porque o hormônio testosterona pode determinar uma maior transpiração nos pés. Além disso, os homens usam mais sapatos fechados, o que aumenta as chances das bactérias e fungos se proliferarem. As mulheres também podem ser atingidas pelo chulé, no entanto em menor número porque elas costumam utilizar sandálias abertas e trocam os sapatos com maior freqüência do que os homens.

9. E existe uma maneira de acabar de uma vez por todas com o chulé?
Para ficar livre do chulé, é preciso redobrar os cuidados com a higiene. Assim, a umidade dos pés é eliminada, dificultando a ação dos fungos e das bactérias. Para evitar o problema, são recomendadas as seguintes orientações:

  • Após o banho, secar bem os pés e entre os dedos (o que evitará também as frieiras)
  • Evitar calçados fechados no verão porque eles aumentam a temperatura e a transpiração.
  • Usar sapato com meias limpas e, de preferência, as de algodão que absorvem melhor o suor.
  • Não ande descalço em pisos úmidos (banheiro coletivo, sauna e lava-pés).
  • Use seu próprio material para cortar as unhas.
  • Não use os mesmos sapatos todos os dias.
  • Exponha os calçados ao sol

10. Por que alguns chinelos dão chulé, apesar de o pé permanecer descoberto?
Porque os calçados produzidos com materiais sintéticos, como borracha e plástico, tendem a concentrar mais o calor e a umidade e, conseqüentemente, aumentar o mau cheiro.

Revisado por: em .

31 comentários

  1. Eu tbm tenho chulé, e é um odor muito forte, morro de vergonha ao pegar um ônibus e no trab, estou quase pedindo demissão pois não aguento mais. Já usei de tudo e parece que nada faz efeito, ontem msm comprei o talco da rexona passei o dia todo mas meus pés continuaram com mau cheiro, por favor me ajudem!!!

    • Use leite de rosas, aquele que vende nas farmácias. Lave todos os sapatos e deixe secar bem e sempre que for calçá-los passe leite de rosa nos pés, pode calçar com os pés molhadas com a loção pq o álcool faz com que evapore.

      Espero ter ajudado!

  2. Vou passar a dica adiante pois me ajudou muito!
    Depois de tomar banho, passe antitranspirante em creme na parte de baixo dos pés, tanto faz se vocês vai calçar sandália ou tennis.

  3. ola nao sei mais o que fazer com o meu chuleeeeeeeeee

  4. e verdade e muinto ruim e vergonhoso quando eu vou pra escola a sala fica com cheiro de chuler,SUPER DESCONFORTAVEL

  5. Eu usei o desodorante clear gel da Gillete jà faz alguns meses ,o chulè acabou .

  6. NOSSA JA NAO SEI MAIS O Q FAZER JA TENTEI DE TUDO
    E O CHULE SO AUMENTA ACHO Q VOU CORTAR OS PES!!!!

  7. Meu deus do seu pai q me protege nao sei mas oq faser meu deus tenhu 14 anos e quando eu vo pra escola o cheiro sob e o pessoal do lado percebi me ajdua porfavor nao sei oq faser meu deus nao tenhu mais animo de nda nem estuda e ir pra escola pq o cheiro e mto forte ajuda me porfa

  8. Alem de todas essas dicas, que são muito boas, descbri também que esfregar os pés com suco de limão elimina chulé, eu fiz isso e deu certo.

  9. nossa eu não sei mais o que faço meu pé está horrivel vou seguir estas dicas pra ver se dar certo pois ja não sei mais o que faço, me falaram pra colocar bicarbonato, alcool na hora de secar os calçados um monte de coisa nada deu certo inclusive o bicarbonato descascou meus pés tudo…

  10. meeeu deus isso vai me ajudar muito, tenho 12 anos e ando de skate, o dia todo andando de skatee num sol de matar com os pés em movimento todo o tempo, meu tenis tah fedendo gorgonzzola KKKKKK’

  11. Adorei as dicas, vou usá-las em meu marido

  12. Eu curei o meu passando Lysoform Primo (comprado nas farmácias) nos pés, e lavando todos os tênis contaminados com Lysoform Bruto (comprado nos supermercados). Quanto aos sapatos contaminados, na impossibilidade de lavá-los, borrifei Lysoform Spray (custa uma nota) e deixei descansando quando fora de uso. Hoje vc pode tomar água mineral nos meus sapatos.

  13. Adorei a matéria sobre o chulé, meu filho tem esse problema desde mais ou menos 2 anos.
    Aperndi como melhorar e evitar esse problema, que é contrangedor.

  14. eu uso aqueles talcos para os pês. coloco um pouco dentro do tênis/sapato e um pouco eu coloco nos pés. nunca repito meias todo dia uso um par diferente e coloco as do dia anterior para lavar. tenho uns 4 pares de calçados fechados. eu costumo fazer o rodizio de calçados. tenho tipo bons resultados.

  15. E ai Galera..tudo bem??
    Bom, eu nunca tive problema com o vulgo “chulé”, mas a uns 5 meses fui contratado em uma empresa que exigia o uso de botinas industriais, ai começaram meus problemas. Resolvi isso da forma mais fácil e barata possível, comprei um daqueles desodorantes Roll on e todos os dias antes de colocar as meias passava nos pés, dentro de dois dias ja obtive resultados, e hoje esse problema não me incomoda mais!

    Fica ai a dica para quem tbm tem que usar aquelas malditas botinas!

  16. Pelo amor de Deus!!! Nao aguento mais… meus sapatos estao todos com chule, mesmo tendo mto cuidado com higiene, nao ta resolvendo. Lavo bem os pes, seco bem,inclusive entre os dedos, uso produtos de higiene como spray desodorante… e nada resolve… Me ajuuuuuuuuuuuudaaaaaaaaaaa!!!!

    • Flavia
      isso aconteceu comigo, quer uma dica muito boa para acabar com esse cheirinho desagradavel…todos dias antes de tomar banho eu tenho cuidado com os meus pés, uma 2 x por semanda eu passo uma lixa e tenho alguns cremes esfoliantes e hidratantes que eu vou fazendo a manutenção….e os sapatos sempre depois de usá-los eu passo um paninho para limpar e deixo secando,…o lanceé vc ter um sapato para cada dia da semana…que daí dá tempo para ir secando…..mais uma coisa que vc pode fazer é antes de colocar os sapatos enquanto estiver se trocando..passe antitranspirante rollon e deixe secando para depois colocar o sapato, vc vai ver que ele diminue o suor no pé…e mata as bactérias…rss…não é fácil todos esses cuidados, mas é só desse jeito vai conseguir evitar esse cheiro horrivel…boa sorte.

  17. Eu usava alcool com cânfora(descola o sapato e deixa a unha fraca),pó e spray baruel mais nada disso funcionou,socorro alguem pode me ajudar?

    • Amigo curar chulé ? muito simples,compre uma latinha de pomada minancora, custa barato, lave os pes com agua morna bem lavado, seque bem, passe a pomada minancora nos pés, olhe não e p/ emplastar, pingue com a ponta dos dedos depois vai massageando, a pomada e absolvida pela pele.
      Faça isto diariamente, em 4 dias vc ja vai ver resultados surpreendente, depois de 15 dias de tratamento pode calçar qualquer sapato e andar diariamente calçado, ha tambem muto bom p/ catinga de suvaco, resolve tudo e bem barato, faça isto e va ser feliz.
      Abraços

  18. Nossa muito boas essas dicas
    vou me livrar desse chulé é muito ruim

  19. Valeu pelas dicas.Agora eu me livro desse mau.hehehehe
    Muito boa meeeeesmo essas dicas!!!

  20. È muito boa essas dicas, vou passar pra galera lá de casa que sofre e faz os outros sofrerem com o desagradavel odor de chulé. Por favor mande dicas como melhorar atextua da pele. obrigado.

  21. Obrigado pela dica Adri eu consegui acabar com o chulé da minha filha, puxa minha filha tinha um chulé, e ela já até tomou suspensão por causa do chulé.

    Eu posso fazer umas perguntas sem intenção de ofender?

    Quando uma pessoa toma chute na cara ela sente cheiro de chulé e a cara dela fica com chulé?

    Quando uma pessoa é lichada e toma muintos ponta – pés ela sente cheiro de chulé e o corpo dela fica com chulé?

    Você já chutou a cara de alguém? se chutou a pessoa reclamou do chulé?

    Seu pé é bonito?

    Se você vesse um criminoso você teria coragem de dár um chute na cara dele?

    Você já pois o pé na cara de alguém?

    Então são essas perguntas, podem parecer idiotas mais desde criança eu tenho duvida se a pessoa que toma chute o chulé passava e queria saber se nos filmes ou desenhos ou jogos eletronicos aonde o personagem da um chute no outro se o outro personagem fica com chulé. Então responda essas perguntas com carinho.

    Até mais Adri!

    Obrigada Ricota.

  22. Gente comprovado que acaba com o chulé. É fazer umas 3 x por semana um escalda pés (deixar os pés de molho por uns 20 min. em uma mistura de chá forte de alecrim e hortelã com uma colher de sopa de bicarbonato). Uns 2 meses e a coisa desaparece.
    Deixe as folhas/galhos na agua morna elas são germicidas e o bicarbonato neutraliza a transpiração.
    Vale tentar!!!

  23. chole eu
    e meu pai
    tem essa
    praga chata eu odeiuuuuuu
    demaaiiiiisss e vocÊ?

  24. nao quero mais ter espinhas
    porque EÈ`tam chato
    ficar aquelas bolinhas no seu rosto

  25. Higiene é o melhor curaivo e nada de repetir o mesmo traje.

  26. Para acabar com o chulé é muito fácil… Além de todos estes cuidados ´e claro, coloquem Bicarbonato de Sódio dentro dos sapatos; pode colocar um pouco dentro das meias também, mas só um pouquinho, o necessário mesmo é dentro dos sapatos, todos os dias!!!… O Chulé acaba mesmo!!!
    Usar o Bicarbonato de Sódio é melhor pois o preço se torna mínimo dos mínimos, já que é baratíssimo o Bicarbonato. Vamos lá galera, cheiroso(a) é bem melhor rsrsrsrsrsr

    • essa q eu vou ensinar tmbm e otima pra acabar com o chule,misture 1chicara d cha d vinagre com 1colher de cha d bicarbonato em 1litro de agua e banhe os pes pelo menos 3vezes na semana .fica aii a minha dica gente experimentam.

Deixe seu comentario aqui: