Dicas – Como cuidar dos cabelos corretamente (vários tipos de cabelos)

cabelo-hidratacao

Cada cabelo é uma sentença realmente é uma verdade , e cada tipo de cabelo necessita um cuidado especial para que a vitalidade permaneça e o brilho não desapareça,parece até frase rimada porem é a mais pura realidade .

Oleosos, crespos, com coloração,ressecado … Não importa! Sabendo quais cuidados tomar no dia a dia qualquer tipo de cabelo ganha brilho e viço e fica maravilhoso !!!

Cuidados com os cabelos tingidos:

Eles precisam de mais cuidados por causa da química. Leave-in com proteção solar é obrigatório! Chapinha ou baby liss, só junto com produtos que tenham proteção térmica. Na verdade, a maioria das tintas profissionais de boa qualidade fazem bem aos cabelos. Elas tratam e dão brilho. ‘O que não pode é trocar de cor toda hora sem esperar o tempo necessário que os fios precisam para se recuperar’

Como cuidar dos cabelos Mistos :

Cabelo misto tem raiz oleosa e pontas secas. Prefira xampus específicos e use condicionador apenas no comprimento. A higienização deve ser concentrada na raiz e o tratamento, nas pontas. Aplique spray (ou mousse) de volume na raiz, para desgrudar os fios da cabeça e equilibrar o aspecto ‘triângulo’. Serum é uma ótima opção para o frizz das pontas. A super-dica para este tipo de cabelo é ter sempre à mão um xampu-seco, que disfarça a oleosidade.

Como cuidar dos cabelos crespos :

Têm fios extremamente frágeis, com menor resistência e maior elasticidade. Por isso, exigem muitos cuidados e precisam de bastante proteção e hidratação. Alterne os dias de lavar e use xampu hidratante, condicionador nas pont’s e nunca se esqueça do leave-in, em creme ou spray! Só não pode exagerar. ‘O excesso de produtos pode causar queda e caspa, além de dar um aspecto emplastrado’.

Como cuidar corretamente dos cabelos secos e muito ressecados:

Geralmente são opacos e têm fios com escamas bem abertas, o que facilita a entrada de impurezas e impede que o fio brilhe. Para recuperar os fios, lave-os com xampus hidratantes, que limpam sem ressecar. Aplique condicionador e leave-in, que devolvem a umidade natural que o fio perdeu ao longo do tempo. Máscaras hidratantes de boa qualidade sempre, duas vezes por semana é fundamental, ajudam no tratamento dos fios danificados.evite calor ,secador,chapinha e outros durante o tratamento de recuperação.

Como cuidar corretamente dos cabelos cacheados:

Tem cachos? Então precisa de um ritual especial de lavagem. De preferência, alterne os dias para preservar a umidade dos fios. Hidratação é superimportante para esse tipo de cabelo, que tem fios frágeis e secos. Por isso, prefira os xampus hidratantes. Máscaras de hidratação também são ótimas aliadas para os cacheados. Leave-in sempre apos a lavar os cabelos, de preferência com ativador de cachos, garante a definição das ondas. ‘Prefira secá-los ao natural ou com difusor usando o ultimo jato frio para soltar o brilho, que não tira o efeito natural.

Como cuidar corretamente dos cabelos relaxados e alisados :

Se o cabelo recebeu química para relaxar ou alisar, ele precisa de cuidados superespeciais. Evitar a lavagem diária é uma forma de preservar a oleosidade natural dos fios. Xampu para cabelos relaxados, condicionador e leave-in com proteção solar sempre! Tratamentos como hidratação, cauterização e umectação são boas pedidas para devolver algumas características naturais do fio. E lembre-se de proteger seus cabelos antes de se expor ao sol, praia e piscina.’

Como cuidar corretamente dos cabelos oleosos:

Raiz muito oleosa tem de ser lavada diariamente. Máscaras aplicadas diretamente no couro cabeludo são ótima opção para aplacar o óleo. A forma de secar também ajuda a dar volume. Geralmente, os oleosos são finos e com pouca quantidade. ‘Seque-os com movimentos de baixo para cima ou de trás para a frente desgrudando os fios da cabeça’, passar as mãos nos cabelos depois de secos ,são expressamente proibidas porque aumentam a oleosidade.

51 Comentários

  • oii
    meu cabeloo e muinto groco ondulado rececado e quebrado queria saber como reslolver isso nao aguentos mais tanto volume em meu cabelo quer ajuda . eu nunca usei nenhum produto quimico e queria dicas para diminuir u volume sem usar nenhum produto quimico pod me ajudar

  • oi Adri não intendo quase nada de cabelo, faço apenas hidratação, (nunca usei química alguma) meu cabelo é liso (sem neuma onda) mais nunca uso ele solto somente trança, coq, e preso de qualquer jeito.
    o motivo é q meu cabelo solto parece uma vassoura de palha muito armado, muito friz e queria poder usa-lo souto não aguento mais.
    Não sei por onde começar, já pensei em fazer progressiva, blindagem, cauterização,escova definitiva. Em fim gostaria de uma indicação do que posso fazer.
    E parabéns pelo blog, amei, só pelo fato de vc responder as perguntas, vale nota mil
    Bjs

  • ola! tenho cabelos muito finos, faço tintura 1 vez por mes, eles ficam volumosos, com frizz e quebrado nas pontas. o que devo fazer?

  • meu cabelo era cacheado mas eu alisei e me arrependir,eu estou 1ano e 5meses sem alisar.mas ele tambem e pintado de loiro queria que ele voltasse a ser com ele era antes.mas parece que ele nunka vai voltar como ele era.como faço pra ele ser cheio?

    • eu tambem tinha cabelo cacheso e fiz escova difinitiva
      mais eu te garanto que nunca mais seu cabelo vai voltar se vc deixou crescer e suas raiz não mudou ele não volta mesmo eu te indico pra vc fazer escova progressiva ele vai endratar seu cabelo e vai fizar perfeitooo beijoss

  • ola!!!!!!tenho os cabelos loiro clarissimo mas toda vez que eu vou fazer retoque tenho q estar descolorindo a raiz p pode fica da mesma cor que das pontas mas mesmo assim ainda fica diferente eu gostaria d saber como que eu faço p pinta sem descolori a raiz e sim pinta por inteiro e q fique totalmente da mesma cor pois nao aguento mais esta sempre tacando descolorante e detonando meu cabelo!!!!!! por favor me ajude suas dicas sao mto boa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • oi tudo bem? eu quero saber qual o produto que eu posso usar depois de fazer mexas para que ele nao quebre e nem caia.

  • Bom faço progressiva de 3 em 3 meses ja fiz umas 5 vezes uso somente cabelo liso e queria saber qual o tipo de shampoo e condicionador devo usar porque o meu esta deixando ele muito olioso e ao mesmo tempo ressecado .Muito obrigado

    • Oi Isa Boa Tarde
      O shampoo ideal para qualquer tipo de cabelo é o neutro e o condicionador também , mas como não encontramos com muita facilidade , temos nas gondôlas varias marcas , um bom é o da johnson. Pois os shampoos que usamos durante algum algum tempoo os cabelos acabam se acostumando e não dão o mesmo resultado que no inicio.
      E para tirar a oleosidade dos cabelos legal seria você fazer uma plástica capilar com a argila marrom, quqlquer coisa é só falar.
      Abraços ,
      Cláudia Rosana

  • Ola Adri…uso relaxamento a base de amonia no meu cabelo e tbm faço progressiva, tem 4 meses que ñ relaxo e agora estou querendo ficar so com a progressiva, gostaria de clarear meu cabelo, gostaria de saber se posso fazer mexas ou luzes ou se isso pode detonar meu cabelo….aguardo resposta…obrigada!!!!!beijus….ah adoreiiiiiiiiii seu blog parabénssss……

  • ola, boa noite!!!
    fiz uma coloração que nao ficou legal,mas acabou com meus cabelos, ele ficou elástico, quebradiço, nao consigo nem penter-lo, o quer devo fazer me ajude.
    aguardando resposta urgente.

  • oi!!!!!!!!!eu gostaria de saber como cuidar do meu cabelo liso é que ultimamente depois que fiz luzes no cabelo ele resecou ficou totalmente seco e eu nem cuido dele lavo eles todos os dias e tomo muito sol gostaria de sebe se isto esta errado!ou não!

  • Olá , meus cabelos são tingidos ,e a pouco mais de 3 meses eu fiz escova gradativa com ZENE, e agora meus cabelos estao com as escamas abertas,com muitas pontas duplas por todo o cabelo, estou hidratando mais não tá adiantando , estou querendo fazer selagem termica, quero saber se esse é o melhor procedimento para esse caso? obrigada.

  • ola Adri
    gostei muito das suas dicas principalmente para cabelos alisados e relaxados,pois é o meu caso ,meu cabelo sempre foi muito volumoso entao comecei a relaxa-lo ,ate hj nunca tive problema com isso mas agora estou querendo fazer reflexos no meu cabelo so que estou com medo dele ficar muito ressecado e quebradiço e eu me arrepender depois,sei que toda quimica e ruim mas acho lindo reflexo vc pode me ajudar me explicando o que poderia acontecer, quais sao os riscos ,o lado ruim por favor
    desde ja agradeço

  • Oi Adri obrigada por sua resposta.
    É o que estou tentando ter…paciência. Jà desfiei bem as pontas do cabelo para dar leveza…infelizmente o resultado não foi o esperado…continua esticado e sem movimento.
    Gostaria de uma dica de máscara boa, especificamente para a situação que está meu cabelo. Lembrando que ele é bem grosso e pesado.
    Poderia me dar alguma sugestão?
    Bjus
    Luna

  • Olá

    Vendo tanta solidariedade com os cabelos alheios, resolvi perdir socorro também…
    Meu cabelo é grosso, ondulado e muiito volumoso(tipo o cabelo da atriz Patricia França, quando está natural).Bem, faço alisamento na raiz há alguns anos com produto Misuke e até então ficava bom, mas as pontas não ficavam modeladas, sempre tinha que apelar para o secador. De uns tempos pra cá a situação piorou, as potas estão esticadas com aquele aspecto de cabelos alisados(horrível) não tem como lavar e deixar ao natural e portanto continuo escrava, dessa vez da chapinha que modelo as pontas(e por sinal fica muito bom).
    A questão é a seguinte: o que faço para meu cabelo ter um aspecto natural, pricipalmente nas pontas.MInha raiz está crescida e preciso alisá-la novamente, mas se fizer o mesmo procedimento vou continuar levando o problema adiante, e se não fizer vou ficar com cabelo ondulado e volumoso em cima e o restante alisado. Acho que tudo isso é o excesso de química ao longo do tempo, mesmo minha cabelereira só retocando a raiz não tem como o produto não ir para todo o cabelo na hora da lavagem.
    Please, me ajude…se alguem já passou ou está passado por isso me dê uma orientação. Já desfiei bem as pontas achando que dando leveza o cabelo ia ficar melhor, mas nada…fiquei com o cabelo desfiado e…esticado. Já tentei usar pomadas, modeladores de cachos e não faz nem cócegas, o esticado continua firme e forte.Afff!!
    Em tempo…procuro sempre hidratar, com produtos da alfa parf, estou usando o shampoo ciment thermique da kerastase, o leave in, ele está macio, mas nda resolve o problemas das “benditas” pontas esticadas.
    Help!!
    bjus
    Luna
    Luna

    • Ola Luana as pontas esticadas estão assim devido a química do relaxamento e excesso de ressecamento dos fios. Por isso os cachos não estão ficandos modelados de nada adianta relaxar os cabelos até o comprimento sempre que for fazer retoque de raíz, a química deve ser usada apenas na raíz.
      Agora só mesmo com um bom corte e muita hidratação para ir retirando o excesso de química nas pontas do cabelo. E princpalmente muuuuuuuuuita paciencia.
      Beijos

  • oiii,,preciso da sua ajuda…fiz relaxamento com progressiva da sache collor..
    so que antes mesmo de lavar,notei que os fios kebraran na parte de cima da cabeça(p piorar)so alguns que kebraran ate agora.o resto esta parecendo canavial quando passa a maquina.esta me encomodando d+,passo a mao parece barba d homen…To apavorada o que devo fazer??? Obrigadoooo

  • oi meus cabelos sao loiros porem finos e oleosos eu ja dei merchas tres vezes a ultima so foi na raiz ficam dificeis de penter ao molha-los porem eles tem muita facilidades de se quebrar queria saber qual tipo de produtos eu deveria usar para larar e hidratar

    • Ola Adriana de uma lida na categoria TRATAMENTOS PARA CABELOS no blog tem várias dicas, tratamentos e várias sugestões de produtos .
      Bjs

  • oi Adri.eu relaxei agora o meu cabelo,mais sempre k 0 faco comeca a cair.principalmente na nuca.o k faco?e k xampu aconselhas para este tipo de problema,tenho cabelo oleoso e afro.obrigada

    • Olá Ada , isso me parece ser cabelo usada incorretamente a química, principalmente remoção errada da química e má neutralização .
      Neutralize novamente o cabelo e lave corretamente sempre os fios quando fazer os retoques.

  • Olá! estava olhando alguns sites e vi seu blog achei muito bom mesmo.Então sobre os cuidados para cabelos alisados e relaxados; alisei os meus e estava querendo fazer uma cauterização, vi aqueles kits de cauterização sabe? Gostaria de uma indicação de qual seria melhor, mesmo fazendo hidratação toda semana,usando produtos termoativo pra secador queria fazer a cauterização, por favor me dá uma luz (rs)abraço e obrigada!!

  • Adrii… *o*
    _
    Socorro’

    Fiz luzes no meu cabelo,porém elle taah ficaando muiito ressecado,jah falei pra miinha cabeleireira e ela me diz ki só é eu hidratar ele pelo menos 3 vezes na semana,EUU TOW HIDRATANDO 5 VEZES DURANTE A SEMANA”,e ele naaum melhora de jeito nenhum,jah pensei em colocar outra tiintaa por cima,mas tow com medo,até pqe meu cabelo era virgem pelo menos de tintas quando eu deii as luzes,e escurecer elle pra depois clarear novamente eu acho ki vai levar uiito teempo e soh vai piorar o estado dele por causa da quimica!!

    QUAL A MELHOR SOLUÇÃO PARA ELE??
    E SERÁ KI EU ESCOVANDO ELE E PASSANDO CHAPINHA TODO FINAL DE SEMA PODE TRAZER MUITOS DANOS A SAUDE DELEE TBM??

    beeijo beeijo;*

    _
    Obriigada!

    • Oi Yally não adianta colocar tinta em cima de tinta que não irá resolver o problema dos fios ressecados, ao contrário irá piorar ainda mais, e enquanto o cabelo estiver danificado e ressecado o ideal é passar longeeeeeeeee de secador e chapinha pois só pioram a situação e disfarçam o problema. Na categoria Tratamentos no blog tem várias receitas para recuperar os cabelos ressecados, da uma lida ! tem a selagem termica, a plastica capilar, blindagem dos fios entre outros tratamentos que melhoram. Faça hidratações com bons produtos , não adianta também exagerar nas hidratação para não saturar os fios .
      Bjs

  • Oi Dri! gostei de suas dicas.Realmente são fantasticas eu estava realmente precisando dessas orientações. Obrigada e sucesso.

  • oi tudo bem……….tenho uma cliente q fez relaxamento com hidroxio só q as pontas estão muito elastico e qnd seca ele fica crespo,feio a raiz tá linda só as pontas estão feias o q faço……….obrigada DEUS TE ABENÇÕE

    • Ola Tuca o cabelo dela certamente esta com excesso de quimica , devem ser feito apenas retoques de raiz e nunca passar alisantes ou tinta nas outras partes do cabelo . O tratamento ideal para esses casos em que o cabelo fica elastico é a plastica capilar ou a cauterização capilar . Pare qualquer quimica até que o cabelo esteja totalmente recuperado e saudável, hidratações são fundamentais nesse tipo de cabelo pelo menos 1 x na semana com bons produtos e evitar lavar o cabelo em excesso apenas 2 x na semana até que o cabelo fique forte novamente. Talvez o corte de micro pontas a cada dois meses seja aconselhavel para melhorar a aparencia dos fios.
      beijos

  • Oii , meu cabelo era vermelho era lindo mais eu sentii que a Tintuura tava acabando com meu cabelo aii descidii para de pintar elle !
    Deixei elle castanho escuroo !
    Mais eu queria saber de algo que possa ajudar a deixar elle menos resecadoo ..
    Elle era longoo aii pedii para a cabeleleira cortar as pontas delle , A cho que ella queria cortar é a Raiz, Tô muito triste mais queria saber também se tem algo para ajudar a elle a crescer com viida e mais rápiidoo *—*
    *—*

  • EU PRECISO SABER MEU CABELO E SUPER QUEBRADO FIZ PROGRESSIVA FICOU LINDO EM DUAS SEMANAS MAS QUANDO DEU TRES SEMANAS FICOU ENRROLADO PRECISO SABER O QUE FAZER ! PRECISO SABER OQUE FAZER

    • Ola Fernanda voce precisa é fazer muiiiiiiiiiiiiiiita hidratação nesse cabelo e correr de quimica so assim irá conseguir recuperar a saude dos fios.
      beijocas

  • eu acho que voce leitor precisa lavar um dia sim e outro nao lavar com xampus nao precisa ser o mas cheroso da loja tem que ser bom tipo hoje e meu dia de nao lavar o meu cabelo e perfeitamente liso eu uso seda e nao e muito cheroso

  • preciso saber se posso fazer selagem termica de novo ja que fiz mes passado e to
    pensando em fazer de novo e antes do natal alisar c guanidina que ja usava,help
    please

    • boa tarde amiga..queria saber quais sao as cores adequadas para cabelos
      loiro preto e castanhos quais sao os fundos deles obrigado

  • Oie
    Preciso de uma sugestão para meus cabelos!
    Estão muto quebrados e ressecados!
    e é muito volumoso tbm!
    Oq devo fazer para melhorar isso?!
    bjks

  • oi!!! Adri!!
    Em quanto tempo eu tenho que retocar a raiz da progressiva de formol???
    se retocar só depois do prazo o cabelo fica partindo?
    beijocas!

  • Olá Adri, tenho uma dúvida, meu cabelos estão com luzes, qual o tipo de escova que devo usar ? A base de formol ou a de tioglicolato ?
    Obrigada
    bjs

  • Adriii preciso de ajudaa urgente! Meu cabelo está todo quebrado, durante 2 anos fiz luzes e a 4 meses fiz em outro salão e a moça não soube fzr ai fico todo quebradooo =/ meu cabelo eh bem liso mais como ta cheio de agua oxigenada e amonia, fico meio sem vida. Queria uma opinião, eu estava pensando em pintar meu cabelo da minha cor natural dps fzr luzes por cima e fzr alguma coisa pro meu cabelo ficar lindo, oq vc me aconselha? Se puder me adc no msn pra eu poder mostrar meu cabelo seria interessante. POr fvr me respondaaaaa.. Fica com Deus e amei demaiss o flog

    bjU *___*

    • oi Suu ….primeira coisa é recuperar esse cabelo que voce disse esta totalmente detonado e quebrado e quanto mais quimica colocar em cima vai quebrar ainda mais aqui no blog na categoria beleza tem uma selagem termica maravilhosa pro seu caso e la eu ensino o passo a passo de como fazer em casa assim vc ja faz e recupera o seu cabelo ai sim depois disso voce pode pensar em pintar so nao aconselho pelo menos durante uns 2 meses fazer luzes em cabelos que estao mto ressecados e quebradiços procure um tonalizante de boa qualidade de uma lida na categoria coloraçao aqui no blog tem super dicas
      ok beijo carinhoso e volteeeeeeeeeee sempre !

Deixe seu comentario aqui: