Atualizado em:

Deliciosa pasta de grão de bico com tahine

12

Por incrível que pareça hoje acordei com desejo enorme de comer essa pasta feita de grão de bico e nas minhas andanças pela net vi uma receita ótima e resolvi postar aqui no blog após testa-la , Afinal a parte de culinária que a t anda meio esquecida abandonada por mim rs.

A algum tempo atrás fiz uma pasta dessas  aqui em casa e ficou deliciosa, essa que fiz hoje tambem ficou um espetáculo de boa ,apesar de um leve trabalho nada muito dificil como sou bem prática na cozinha gosto de pratos rápidos e saborosos esse da um pouquinho mais de trabalho heheheh não faria sempre apesar de dar nota 1000 para o resultado final .

Vamos a receita da pasta de grão de bico com Tahine.

Ingredientes:

250 grs de GRÃO DE BICO
1 1/2 xícara de ÁGUA do cozimento dos grãos
1/2 xícara (chá) de TAHINE (mexa-o bem, antes de medir)
4 colheres (sopa) de SUCO DE LIMÃO
2 dentes de ALHO socados
1/4 de xícara de AZEITE DE OLIVA
SAL a gosto

Modo de preparar:
1)  Deixe o GRÃO DE BICO de molho em água por 6 a 12 horas (para facilitar o cozimento, pois o grão é muito duro);
2)  Cozinhe-o em panela de pressão, sem temperos (como se cozinha feijão) até que fique cozido, mas sem desmanchar (as cascas se soltarão dele; é asim mesmo);
3)   Ainda quente (porém sem estar fervendo) coloque o GRÃO DE BICO (com as casacas, ou tire algumas, se quiser) no processador ou liquidificador, junto com 1 1/2 xícara da ÁGUA em que foi cozido (ponha a água por baixo, no recipiente, para facilitar o processamento e junte um pouquinho mais da água, se necessário, para que fique um creme bem firme e pastoso;
4)  Acrescente à pasta o AZEITE, o TAHINE, o SUCO DE LIMÃO, o ALHO e o SAL, continuando a bater.
5)  Deixe esfriar e colque em vasilha de vidro ou vasilha plástica, na geladeira (cubra com um pouquinho de azeite, para conservar mais).
OBS: Dura cerca de 3 a 4 dias na geladeira, se estiver com boa refrigeração.

Acompanhamento:
Esta é uma pasta da culinária árabe e pode ser acompanhada com pão sírio e outros tipos de pães, bem como com torradas, etc.
Para servir, arrume-a em vasilha pequena, mais funda e decore com ramos de hortelã (fica delicioso comer a hortelã junto).

Revisado por: em .

4 comentários

  1. anelize simone souza oliveira

    esta recita é tammmmm fácil assim adooooooro,vou fazer amanhã mesmo pois o meu esta de molho para fazer não dessa forma mas de outra, mas já mudei meu cardápio

  2. Amigaaaa….adoreiiii
    Homus é o nome dessa pasta arabe MARAVILHOSAAAA….deu agua na boca…
    beijão

Deixe seu comentario aqui: