Cuidado homens Apnéia do sono pode atrapalhar a ereção

Uma revisão de estudos publicada na edição de setembro da revista “Sleep and Breathing” sugere uma associação entre a disfunção erétil, popularmente conhecida como impotência sexual, e a apnéia obstrutiva do sono – síndrome caracterizada pela interrupção da respiração por mais de 10 segundos durante o sono.

De acordo com especialistas da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, “a disfunção erétil é uma entidade bem conhecida com determinados fatores de risco, que geralmente tem um impacto negativo na qualidade de vida”. E, para eles, os distúrbios respiratórios obstrutivos do sono estariam entre os possíveis fatores de risco para disfunção erétil.

Avaliando a literatura científica sobre o assunto, os pesquisadores observaram que há indícios de que esses distúrbios respiratórios induzem uma série de anormalidades na regulação neural, hormonal e vascular que podem contribuir para o desenvolvimento de problemas de ereção.

Os autores destacam que, apesar de mais estudos serem necessários para confirmação, diversos casos e as opiniões de especialistas têm contribuído para evidenciar uma relação causal entre a apnéia e a disfunção erétil.

Com as análises, os pesquisadores concluíram que o tratamento do problema respiratório pode ajudar a combater a disfunção erétil. Assim, seria recomendado que os pacientes com esse problema sexual fossem avaliados quanto à qualidade do sono.

5 Comentários

  • O problema é grave, mas existe tratamento para ronco e apneia do sono. Uma das formas é o uso de aparelhos bucais fabricados por dentistas. O aparelho provoca um leve avanço na mandíbula e evita que a lingua deslize em direção a garganta e obstrua a passagem de ar durante o sono. O aparelho é simples, confortável e só é utilizado a noite. Para iniciar o tratamento, o melhor é consultar um médico especialista em Medicina do Sono e em seguida um dentista capacitado.
    Obrigado e bons sonhos!

  • Muito bom saber disso João será o alivio pra muitos homens que sofrem desse problema .. Obrigada pela visita beijos

    • A apnéia do sono não é tão simples como é colocada aqui. Não podemos confundir o ronco com apnéia. O ronco simples pode ser solucionado com uma prótese dentária própria, apnéia não. A apneia caracteriza-se pela parada respiratória involutária durante o sono. Podendo trazer para o portador uma série de malefícios tais como: dores de cabeça, ao acordar; pressão alta problemas cardíacos e pulmonares, sono incontrolável durante o dia, tonturas, impot

    • (Prosseguindo com o meu comentário)… impotência sexual etc….A pessoa portadora desse problema tem que procurar um pneumologista. Submeter a um exame chamado polissonografia. A partir daí fazer o tratamento. Normalmente é usado um aparelho chamado CPAP, que dispõe de uma máscara e que joga ar sob pressão nas narinas, evitando assim a interrupção da respiração durante o sono. Eis as dicas de uma maneira simplista.Se vc é casado e ronca, pede a sua esposa para observar se durante o sono, vc tem parada respiratória momentânea ou demorada. Se tiver com certeza vc tem apnéia obstrutiva do sono.Aos especialistas, peço desculpas se falei alguma bobagem. Sejam felizes.

  • Olá!
    Tendo a apneia já operação disponivel (uma pequena incisão), não parece que seja um problema demais, ja para não dizer que conheço um caso que resolveu o seu problema apenas mudando a sua dieta, que teve também como conceuencia a redução do volume da barriga!
    Abraços.

Deixe seu comentario aqui: