Conheça as principais causas da queda de cabelo

queda-de-cabelo

Conheça as principais causas da queda de cabelo

 

A queda de cabelo além do normal assusta os homens e principalmente as mulheres que começam a perceber que os fios começam a ficar ralos e falhados ao longo dos dias. Perder os cabelos vai além de uma simples vaidade pois afeta a autoestima de qualquer pessoa. Existem muitos fatores que podem desencadear a queda de cabelo,ao perceber que os cabelos estão caindo além do normal que fica em média de 100 a 150 fios por dia o mais correto a se fazer é procurar dermatologista, somente o especialista pode avaliar profundamente o problema e pesquisar a fundo o couro cabeludo para saber o que esta ocasionando a queda dos cabelos,assim o dermatologista pode receitar o melhor tratamento a ser feito, que pode ser desde uma simples mudança alimentar ,suplementação, loção, ou algo mais drástico dependendo do caso.

Confira agora quais são as principais causas da queda de cabelo

1 – ESTRESSE E DEPRESSÃO
Picos e oscilações de humor e problemas emocionais como estresse emocional e depressão são grandes  causadores da queda de cabelo. Nesse caso é preciso procurar ajuda psicológica e também praticar atividades como caminhada, atividades relaxantes, como ioga, alongamento, entre outras. Vale lembrar que o estresse físico ocasionado por cirurgias, doenças e acidentes podem também causar queda temporária de cabelo.

2 – HEREDITARIEDADE
A hereditariedade deve ser levada em consideração pois nesse caso a queda de cabelo se deve a alopécia androgenética (AAG), que é muito comum em homens, em  casos isolados pode aparecer nas mulheres mas não é algo comum. Nesse caso a queda de cabelo deve-se a herança genética dos genes do pai.

4 -PÓS-GRAVIDEZ
Perder cabelo logo após dar a luz é algo muito comum,isto ocorre devido o período em que a mulher passa por alterações hormonais bem grandes. Porém em poucos meses o cabelo volta a crescer normalmente.

queda-de-cabelo-mulher

5 -EXCESSO DE VITAMINA A
Tudo que é em excesso é prejudicial a saúde nesse caso a suplementação com vitamina A pode ocasionar a queda de cabelo se o seu organismo não necessita dessa reposição,por isso o perigo de se auto medicar mesmo usando uma simples suplementação encontrada atualmente em qualquer loja de suplementos para atleta ou até mesmo em drogarias . O valor diário recomendado para o consumo da vitamina é de 5000 IU. O que se deve fazer é parar com a suplementação para o organismo voltar à normalidade. Suplementações devem ser feitas sempre sob a orientação de médicos ou nutricionistas.

6 – HORMÔNIOS FEMININOS
A alteração hormonal promove a queda dos cabelos nas mulheres , principalmente quando a mulher passa por períodos de oscilações severas como por exemplo : pós- gravidez, menopausa, problemas de tireoide entre outros.

7 -FALTA DE PROTEÍNA
A queda de cabelos além da normalidade costuma aparecer também quando o nosso organismo sente a falta a carência de proteína . Por isso é muito importante evitar dietas radicais e fazer uma dieta balanceada rica em proteínas, vitaminas e minerais , a dieta deve ser equilibrada e prescrita por um nutricionista . Inclua no cardápio : ovos, peixes, carne vermelha ou frango, que são fontes de proteína.

8 – ANEMIA
Em muitos casos a queda de cabelo excessiva pode aparecer devido a uma anemia, isto ocorre devido a  falta de ferro, que costuma atingir uma entre dez mulheres. A anemia só é identificada através de um  exame de sangue após constatar que esse é o problema o médico indica a suplementação de ferro, e dentro de alguns dias tudo volta a normalidade.

Nota : Além desses fatores citados acima existem outros vilões que promovem a queda dos cabelos entre podemos destacar a perda de peso drástica devido a dietas muito radicais ou medicamentos que inibem a fome promovendo a carência de vitaminas ,proteínas, e sais minerais que são importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Alguns medicamentos também provocam a queda dos cabelos e anabolizantes que alteram as taxas hormonais promovendo assim a queda dos fios.

Para deixar esse post ainda mais interessante assista os vídeos abaixo que explicam mais um pouco sobre as causas da queda do cabelo.

 

 

Deixe seu comentario aqui: