Como ser feliz no amor ?

Seu namoro está na fase do encantamento ou já chegou à intimidade total? Aprender a vencer o ciúme, a intolerância, o egoísmo e outras dificuldades comuns a qualquer casal é essencial para alcançar a iluminação amorosa.

O relacionamento a dois é o mais difícil, por isso é importante a cumplicidade e saber que, às vezes, a saída de um problema pode ir de encontro com a opinião individual”, esclarece a psicóloga Suzi Farão.

Para a profissional, uma forma de amenizar os conflitos é ter um parceiro que possui objetivos iguais aos seus. “É difícil ter as mesmas idéias, mas o objetivo deve ser semelhante para que o casal cresça junto”, explica.

Suzi ressalta que é muito importante pensar antes de falar algo que possa magoar o outro. Por isso, o melhor mesmo em uma briga é primeiro saber ouvir. “Aquele que grita mais é o que menos tem razão”, afirma. E, além do mais, como a psicóloga define, “briga é perda de tempo e energia”.

Brigas não fazem parte do relacionamento da professora Alessandra Tomaz de Aquino, 24 anos. Ela diz que o namorado até tenta brigar com ela, mas não consegue. “Alguém no relacionamento tem que ser o mediador, tem que ter paciência”, diz. E esse é o papel de Alessandra. “Temos uma relação tranqüila. Não abri mão de nada, pois ele não limita a minha vida para que eu não faça o mesmo com ele”, explica.

Outro segredo que pode ajudar na satisfação de uma vida a dois é não projetar no parceiro as suas insatisfações. “É muito comum a pessoa achar que o outro é o responsável pelos seus fracassos”, conta Suzi. De acordo com a profissional, é preciso encontrar os pontos em comum para sair de conflitos inevitáveis.

Há ainda outra forma de evitar desilusões: ser você mesma. “Homens e mulheres são humanos com desejos, sonhos, medos. E para enfrentar os medos e conquistar os desejos nada melhor que ser quem você é, assumindo seus sentimentos, sem precisar representar papéis nem sempre compatíveis com aquilo que realmente acredita ser”, define a psicóloga Sueli Castillo.

Sueli Castillo – psicóloga

3 Comentários

  • oi eu chamo-me vania gostaria de dizer k tou apaxonada tou a namorar com a pessoa max nox ainda n nox beijamos eu gostaria de saber como poso fazer para beija-lo se tenho vergonha cada ves k ele chega perto de mim eu abaixo a cabeça

  • UM CONFLITO
    A RAZÃO CONTRA A EMOÇÃO
    MEU CORAÇÃO ME FAZ DAR PASSOS E DIZER QUASE TUDO QUE SINTO, ME ILUDIR TALVEZ, MAS PERSISTO, PORQUE ALGO ME DIZ QUE VOU TÊLA DENOVO, SE FOR SINCERO E DEMONSTRAR QUE A AMO E A QUERO BEM.
    SE NÃO DEU CERTO UMA VEZ PORQUE TENTAR DENOVO?!
    COMO EM TODAS ÀS VEZES A EMOÇÃO FALA MAIS ALTO E ME ENTREGO A ESSE AMOR. ACHEI QUE ENFRENTANDO ISSO IRIA ME FORTALECER, TE VENDO, CONVERSANDO ACABARIA ME ACOSTUMANDO, MAIS AGORA ESTOU FRAQUEJANDO, ME ENTREGANDO DENOVO, E SABE QUAL É A VERDADE É QUE EU TENHO MEDO DE ME ENTREGAR OUTRA VEZ…
    PEÇO A DEUS QUE ME DE FORÇAS E SABEDORIA E SE EU TIVER QUE SOFRER MAIS DO QUE JA ESTOU A SOFRER POR SENTIR SUA FALTA QUE SEJA, QUE EU APRENDA A DEMONSTRAR MELHOR MEUS SENTIMENTOS.
    E SE DEUS ME DER A OPORTUNIDADE DE TER MINHA FAMÍLIA DE VOLTA QUE EU NÃO DISPERDICE.

Deixe seu comentario aqui: