Comidas Típicas para Festa Junina

festa-junina2

Festa junina é realmente uma delicia é ainda mais gostoso com os quitutes que são servidos ao redor das brincadeiras e animação que contagia o ambiente .

Os pratos típicos caipiras fazem da festa na roça uma verdadeira delicia gastronomica alem é claro de  lembrar nossa infância e tambem aguçam nosso paladar para um repeteco ,quantas e quantas vezes já tive desejo de comer pamonha ou canjica !!!

Por isso resolvi criar um post hoje sobre as receitas culinárias típicas de festa Junina!Assim você que esta organizando a sua festa Junina já pode preparar um cardápido tipico da roça ou apenas matar a saudade desses deliciosos quitutes da roça.

Receitas pratos típicos de festa Junina:

Arroz doce

arroz_doce

1 ½ xícara (chá) de arroz cru
1 litro de leite
4 colheres de sopa de açúcar
Canela em pó

Coloque o arroz numa panela e cozinhe em ½ litro de leite. Acrescente aos poucos o restante do leite até o arroz ficar bem cozido. Junte o açúcar e mexa bem. Coloque em potinhos plásticos descartáveis e polvilhe com canela. Espere esfriar para servir.


Bolo de fubá

bolo-de-fuba
1 ½ xícara de açúcar
1 ½ xícara de farinha de trigo
1 xícara de fubá
1 xícara de óleo
1 xícara de leite
1 colher de fermento em pó
3 ovos
1colher de chá de erva-doce

Bata todos os ingredientes no liquidificador 10 minutos e leve ao forno para assar, de preferência numa forma com buraco no meio.

Receita cocada

cocada

4 xícaras (chá) de coco ralado grosso
4 xícaras (chá) de açúcar
6 xícaras (chá) de leite

Misture os ingredientes numa panela e leve ao fogo, mexendo de vez em quando. Depois de cerca de 20 minutos, irá começar a engrossar. A partir daí, mexa sem parar até que o caldo seque, a cocada fique bem consistente e comece a dourar. Tire do fogo e despeje em colheradas sobre uma superfície de mármore untada com manteiga. Espere secar e solte do mármore com uma espátula.

Receita cuscuz salgado

cuscuz

2 colheres (sopa) de óleo
2 xícaras (chá) de água
1 cebola média picada
5 tomates picados
1 abobrinha pequena picada
½ pimentão vermelho picado
½ pimentão verde picado
1/3 de xícara (chá) de azeitonas pretas picadas
½ lata de palmito picado
½ lata de ervilha
1 ovo cozido
200 g de farinha de milho
1 colher (sopa) de farinha de mandioca
Salsa e sal a gosto

Numa panela, refogue a cebola no óleo. Acrescente os tomates picados continue refogando, até desmanchar. Junte a abobrinha, os pimentões e o sal, misturando bem. Acrescente as 2 xícaras de água e deixe cozinhar até amaciar os legumes. Coloque a salsa, as azeitonas, o palmito e as ervilhas. Em seguida, vá acrescentando a farinha, aos poucos, mexendo até virar um angu. Separe uma forma redonda, com buraco no meio, e decore com fatias de tomate, de ovos, de palmito e de azeitonas. Preencha a forma com o cuscuz ainda quente, amassando bem para que fique compacto. Espere esfriar, tire da forma e sirva em fatias.

Receita de Pamonha doce

pamonha

12 espigas de milho verde amarelas
1 litro de leite
2 xícaras de chá de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga derretida
1 colher de sobremesa rasa de canela em pó
1 pitada de sal

Como Preparar Pamonha:

Corte o milho das espigas com uma faca, até aparecer o sabugo.

Bata no liqüidificador, junto com o leite. Passe numa peneira e acrescente o açúcar, a manteiga derretida, a canela e a pitada de sal.

Despeje o creme em um pirex médio ou num refratário e leve ao forno previamente aquecido, em banho-maria, a uma temperatura média, por aproximadamente uma hora ou até dourar.

14 Comentários

Deixe seu comentario aqui: