Atualizado em:

Colorimetria Capilar

colorimetria capilar Colorimetria Capilar

Quando o assunto é coloração de cabelo, descoloração, tinta, tonalizante,mechas,luzes, matizar, pigmentar…

O  bom cabeleireiro sabe da importância de analisar bem um cabelo antes de iniciar qualquer processo químico, pois o resultado final depende de vários fatores como por exemplo desde químicas anteriores até a saúde dos fios.

Atualmente a procura por mudar o look das madeixas é grande ,e muitas mulheres desejam mudar de cor de cabelo a todo instante ou estão sempre usando alguma química nos fios. Por isso, o profissional deve estar sempre se e atualizado em diversos tipos de cursos e aplicações de determinados produtos químicos capilares. Um dos cursos muito importante para um bom cabeleireiro é a Colorimetria, que é um estudo das cores, das suas composições e combinações.

O Colorista deve saber identificar a cor que está no cabelo da cliente, seja ela natural ou artificial, analisar o que precisa ser melhorado e qual a cor que favorece o tipo de pele da cliente .E quando a cliente quiser mudar de cor o colorista deve sugerir a cor e tonalidade que mais valorize a sua cliente .
A cor natural do cabelo se dá pela presença de melanina presentes no córtex dos fios. Esses pigmentos são três tipos: eumelanina, feumelanina e tricosiderina.

– Eumelanina: pigmentos cor azul;
– Feumelanina: pigmentos alaranjados ou amarelados;
– Tricosiderina: pigmentos vermelhos.

São esses pigmentos que definem a cor dos cabelos que servem como base para uma nova coloração. Por exemplo, uma parede será pintada e se ela for da cor branca, o resultado final será um, porém se a parede for da cor verde, o resultado será outro.

Um tom pode amenizar ou potencializar o efeito do outro. Assim, o verde opõe-se ao tom vermelho e o neutraliza; o roxo opõe-se ao tom amarelo e o neutraliza; o laranja opõe-se ao tom azul e o neutraliza.

Reflexos ou luzes douradas podem ser neutralizados usando um colorante violeta. Por isso aquele famoso xampu violeta consegue neutralizar o alaranjado e amarelado dos cabelos loiros ou grisalhos.  Algumas mulheres quando decidem pintar os cabelos de alguns tons castanhos ou pretos podem deixar a raiz dos fios avermelhada algumas semanas após a aplicação. Isso ocorre porque  o tempo se pausa da tintura não for respeitada por ela ou pelo cabeleireiro. Por isso é extremamente importante procurar um bom profissional quando quiser um resultado perfeito na coloração do seu cabelo.

A descoloração é outra área que merece uma atenção especial do profissional e requer muita prática , pois essa é a única maneira de clarear os cabelos para que possam ser tingidos em tons mais claros. Deve-se sempre usar produtos excelentes e profissionais afim de preservar ao máximo o cabelo da cliente.

Colorir o cabelo parece simples, mas essa arte exige muito mais do que misturar tinturas e aplicar nos cabelos. A colorimetria rege as regras da boa coloração: é uma ciência que vai fundo no estudo das cores, analisa sua composição e suas combinações, levando em conta a forma como são vistas.

Revisado por: em .

28 comentários

  1. Maria Vitorina da Silva

    Lendo aqui sobre como descolorir os cabelos e como quero deixar meus cabelos todo branco pq tenho muitos grisalhos mas estão tingidos de louro médio e quero deixá-los ao natural sem cortar, o que devo fazer? Gostaria de sua opinião de especialista no assunto. Agradeço muito. Abraços

  2. gostei muito esclarece muitas duvidas

  3. amo tudo que você comenta sobre colorimetria capilar
    assim que deixei o curso foi no seu blog que tirei muitas duvidas em cima do que estudei na escola de cabelereiro depois que saímos temos que fuçar na internet porque tudo que aprendemos é só o básico não é a colorimetria avançada venho só te agradecer
    não deixe de mandar bem no seu blog.

  4. Marineide Polegario Moraes

    Meu cabelo é castanho escuro, como faço para deixá-lo no ponto de loiro cobre avermelhado sem descolorir o cabelo, lembrando que as pontas do mesmo estão vermelhos, como devo fazer?
    Devo jogar alguma tinta base para clarear esse cabelo, antes de colocar o loiro cobre avermelhado?

  5. Sou aluna de um curso de cabeleireiro, estou no último mÓdulo e aconteceu uma coisa chata. Chegou uma cliente para colorir os cabelo ela tava com a raiz no tom de um 4 e o comprimento num 8.13 e as pontas 7.3 e ela queria um 8.13 e a professora colocou 9.12 na raiz com ox 40 e ficou 50 minutos e depois mais 15 minutos no comprimento resultado uma porcaria por que na raiz ficou no tom de cobre algumas partes no tom de 10.1 e o restante 8. Eu sujeri colocar a toca e puxar bastante fios e aplicaria descolorante na raiz por algum tempo. E, aplicaria nas pontas com uma volumagem menor de OX. ADRI, o que tu faria? Aguardo sua resposta. Um abraço

  6. o que fazer quando as luzes fica laranja.obj

  7. Adri, eu tenho muitas duvidas em colorimetria capilar, voce conhece um bom curso no rio de janeiro

  8. Sempre que faço mechas ao lavar,resultado a parte escura dos cabelos
    ficam vermelha.

    obrigada…..

  9. oi adri,sou parda meu cabelo esta na altura de um 5.0,quero da uma clareada que cor vc me indicaria sendo que sou um pouco mais clara do que a cantora alcione.

    • Meu conselho seria que vc fizesse mechas nos cabelos para clarear aos poucos e nesse caso eu usaria duas ou três nuances para mesclar bastante e o resultado ficar mais natural. Aposte no tom de caramelho, louro bege médio e castanho dourado.

      Bjss

  10. Oi Adri, eu cabelo estava loiro manchado eu pintei com 7.1 ai ele ficou esverdiado horrivél, Vc pode me ajudar??? Desde de já agradeço atenção.

    • Oi Neide passe um pigmento vermelho para quebrar o verde do cabelo, pode ser tonalizante ou até mesmo um tonalizante. Deixe apenas 5 minutos e enxágue.
      Abraços

      Adri

  11. adri coloque no seu blog uma matéria sobre como tira o vermelho do cabelo. ex.meu cabelo é pintado de vermelho intenso a 8 anos como faço para tira e coloca um louro com luzes pois tenho muito brancos
    como faço?bjs doro seu blog é muito útil

  12. olá queria tirar uma duvida,eu estava com meu cabelo descolorido pintei com 7.1 e7.0 nao gostei e pintei com preto negro nao estou satisfeita quero voltar a ser loira mas nao um loiro amarelado igual estava e sim acinzentado o que faço?

  13. tenho dificuldade em deixar as mechas clarinhas sempre ficam alaranjadas.me ajude me de algumas dicas.obrigada

  14. oi,gostaria de saber se vc sabe,onde encontrar o aditivo z3 para colorir o cabelo em apenas,7 minutos grata

  15. amo o seu blog e vou ser sincera sou cabelereira e tiro um monte de duvidas nele duvidas que não aprendi na escola e até postei um blg por causa do seu amei mesmo parabéns….

  16. ola.meu cabelo era pintado com 9.0 fiz luzes no meu cabel.a cor de fundo coloquei catanho claro e onde puxei decolori com agua oxig 30 vl e joguei a cor loiro clarissimo acinzentado.so que ficou escuro qdo misturou o que descoloriu com a cor de base(cast.claro).eu posso puxar em cima do q jafoi puxado pra descolorir e tonalizar d novo ou vou ter q escurecer d novo pra puxar depois?sei q vc teria q ver a cor do cabelo pra analisar mas me de uma noçao de cor que eu poderia usar pra que minhas luzes fiquem com a cor loiro palha.aguardo resposta.ah parabens pelo blog,mt interessante!!!!!!!!!!!!

  17. Ola Adri gostaria que vc me desse uma dica,eu sou morena clara ou melhor parda tenho os olhos verdes atuamente estou com meus cabelos na cor loiro natural mas nao gostei,vc tem uma dica de um loiro que mevalorize mais,tanbem tenho alguns fios brancos e so tenho 22 anos por favor me de uma dica…Serei muito grata!!

  18. Eu amo cuidar de cabelos, adoro e fico atenta a todas as dicas, estou terminando o curso de cabeleireiro e por isso quero aprender tudo. Essas dicas são fundamentais. Quero futuramente mim especializar em colorimetria.Sempre estarei visitando a pagina a proucura de informações. Xeru

  19. Acredito que isso será uma boa dica.
    Você acabou não chegando no foco ou pelo menos não me passo o que queria.
    Aprendi sobre as melaninas e tal…mas se tudo é importante um profissional capacitado acho que é desnecessario o aprendizado disso.
    Do contrario, não seria interessante aprofunda mais o assunto
    Beijos

    • Olá, Bernardo o intuito do post não é ensinar a Colorimetria capilar e sim comentar a real importância do estudo das cores. Para chegar até esse ponto de estudo existem outros passos importantes a serem realizados e cursos necessários para a formação de um profissional realmente capacitado e qualificado para o mercado de trabalho.
      O Blog da Adri não é um curso On-line ou de cabeleireiros virtuais. Quando uma pessoa se interessa por determinada profissão deve procurar escolas profissionalizantes, lá sim ela terá o estudo aprofundado e aprenderá tudo isso e mais um pouco , porém tudo ao seu devido tempo.
      Abraços

Deixe seu comentario aqui: