Caspa – conheça os mitos e verdades

capa

Caspa – conheça os mitos e verdades !

A caspa é um dos problemas mais comuns que aparecem no couro cabeludo, que afetam homens e mulheres e a descamação conhecida popularmente como Caspa pode surgir em vários graus, em alguns casos pode apresentar verdadeiras crostas , já outras formas podem ser bastante sutis e bem fininhas que quase não são percebidas. De qualquer forma é preciso ficar alerta pois a dermatite seborreica ou caspa, como é mais conhecida é um sinal que algo não esta bem no seu couro cabeludo e o melhor a fazer é procurar um dermatologista.

É importante identificar alguns dos sintomas mais comuns da caspa que pode passar por uma simples descamação e irritação do couro cabeludo que provoca coceira, ela pode se apresentar bem fininha quase imperceptível.

Vale ressaltar que alguns fatores podem provocar o surgimento da dermatite seborreica, como o clima muito seco, estresse, disfunção hormonal e lavar a cabeça com a água muito quente, entre outros fatores.

Outra informação importante é que a caspa não é contagiosa e apesar de não ter cura algumas mudanças de hábitos podem provocar uma melhora significativa do quadro.

Conheça agora o que é mito e verdade sobre a caspa!

1 – Usar pente ou escova de outras pessoas pode passar caspa

 Mito – A caspa não é contagiosa. Por isso não se preocupe em compartilhar pente ou escova.

2 – Água quente provoca caspa?

Verdade –  Banhos muito quentes aumentam a oleosidade do couro cabeludo, o que aumenta proliferação de fungos, que estão associados ao aparecimento da dermatite seborreica.

3 – Lavar a cabeça todos os dias causa caspa?

 Mito – Lavar os cabelos todos os dias faz parte do tratamento com água morna, quase fria. Dessa forma o excesso de células é removido e as substâncias constantes nos xampus possam agir e tratar o problema.

4 – Estresse provoca a caspa?

Verdade – O estresse é considerado um dos fatores que contribuem para o surgimento da caspa.

5 – Xampus anti caspa resolvem o problema?

Parcialmente verdade – Dependendo do grau da caspa ela pode ser tratada com o uso dos xampus vendidos em farmácia ou supermercados. Já nos casos mais severos devem ser tratados por dermatologistas, que geralmente produtos e fórmulas mais específicas para o grau da caspa.

6 – Usar boné provoca caspa?

Parcialmente verdade – Devido a transpiração que o boné pode provocar no couro cabeludo. Ele pode ser sim um fator que venha a provocar a caspa. Mas se usado com moderação não há problema algum.

 

Deixe seu comentario aqui: