Cabelos tratados e luminosos

cabelo

Cabelos que brilham e refletem a luz , é sinônimo de cabelos bem cuidados , tratados e hidratados com cortes de ponta a cada dois meses.

Já notaram que os cabelos lisos brilham muito mais do que os cacheados ou crespos? muita gente se questiona o porque disso ocorrer e a resposta esta está na estrutura do fio. Qualquer cabelo possui de oito a 16 camadas de cutículas, sendo que no liso elas são mais largas e compridas. Com isso, há menos sobreposições, o que favorece a incidência da luz sobre elas.

Mas não se desespere se os seus cabelos forem cacheados ou crespos  dá para aumentar a brilho, independentemente do formato e da estrutura do seu cabelo. Basta utilizar produtos específicos para o tipo de textura. O passo seguinte é lançar mão de tratamentos nutritivos, que selam as escamas e deixam a superfície da fibra reta, ou cosméticos formulados com ingredientes que a envolvam, como os silicones feniltrimeticone e trimetilsilamodimeticone, que formam uma película ao redor da cabeleira, tornando-a homogênea.

Esse efeito dura apenas até a próxima lavagem, mas o filme protetor diminui as irregularidades da cutícula, favorecendo o reflexo luminoso.

É muito importante ficar atenta com os vilões que detonam nossos cabelos sendo eles  os maiores agressores das madeixas estão o sol e as químicas, como relaxamento, descoloração e coloração.

Todos desestruturam as partes interna (córtex) e externa dos fios, enfraquecendo e sensibilizando-os. Essas  situações provocam o desprendimento das camadas de cutículas, que ficam com as bordas fragmentadas e rugosas, levando à aspereza, ao seu afinamento e, consequentemente, à redução do brilho.

Por isso é importante usar produtos com pH ácido, entre 4.5 e 5.5, após os processos, para fechar as escamas. Outra dica legal é  ainda escolher itens elaborados com cloreto de cinamidopropiltrimonio, metoxicinamatos e PABA, que protegem contra a radiação solar.

O excesso de poluição e de resíduos de cosméticos também estimulam a opacidade. A sobreposição de ingredientes como polímeros diminui o índice de refração da fibra – como acontece quando o vidro de uma janela está sujo. Para trazer o brilho de volta, aplicar xampu de limpeza profunda antes de procedimentos e hidratação com bons cremes e de preferência no minimo a cada 15 dias e em cabelos quimicamente tratados semanalmente.

Dicas para fazer o seu cabelo brilhar

1- Spray de brilho é uma ótima solução e rápida só tem que ficar atenta na hora de aplicar. Antes, de  uma escovada rápida e só então borrife  o produto do meio do comprimento até as pontas para que não fique com a raiz oleosa.

2– Trazer o brilho a tona – hidrate os cabelos  com Aqua-Oleum, da Kérastase, que recupera a cintilância em apenas 3 minutos. Basta passar no cabelo levemente úmido e espalhar mecha a mecha  faça esse procedimento apenas  a cada 15 dias.

3- Ativar o brilho – fazer o último enxágue com água fria é um trque antigo porem poucas pessoas usam e funciona maravilhosamente bem alem de ajudar tambem a selar as cuticulas dos cabelos ,faz com que o brilho reflita nos fios .O ritual da ampola de vitamina C da L’Oréal Professionnel é ótimo para ativação do brilho nos cabelos.

5 Comentários

  • amei sa dicas..preciso de mais dicas o meo cabelo é muito longo como faço pra ele ficar com o corte adequado

  • Adri gostei e admirei seus comentarios e dicas postados, vce e profissional da area? gostaria de trocar ideias, pois sou cabeleireira e devido as minhas experiencias ate como instrutora de escola da beleza achei muito intrigante seu grau de sabedoria.
    obrigada pela atenção.Priscilla

    • Olá Priscilla , sim sou cabeleireira e maquiadora profissional , fico feliz em saber que gostou do blog e dos posts. Espero que volte outras vezes !
      Beijos carinhosos

      Adri

Deixe seu comentario aqui: