Acarajé da Baiana (delicioso)

Acarajé da baiana

Ingredientes:

Massa:

· 02 kg de feijão fradinho limpo
· 04 cebolas grandes picadas
· sal a gosto

Ingredientes:

Vatapá – o recheio do acarajé:

· 01 kg de cebola picada
· 01 kg de pimentão vermelho picado
· 02 kg de camarão médio limpo
· 1/2 kg castanha de cajú
· 1/2 kg de amendoim sem casca torrado
· 08 pães adormecidos de molho em dois copos de leite frio
· 02 caixas de creme de leite
· 02 garrafas de leite de coco
· 01 litro de azeite de dendê
· 01 lata de azeite de oliva grande
· 01 maço de coentro
· 01 maço de cebolinha
· 01 colher de sopa de gengibre ralada
· 02 colheres de caldo de galinha em pó
· 01 kg de camarão seco miúdo
· 50 gramas de pimenta malagueta
· 01 kg de tomate limpo sem pele

Modo de preparo da massa:

Coloque os dois quilos de feijão fradinho limpo na água e deixe de molho, até o dia seguinte.
No dia seguinte, quando for preparar a massa, retire toda casca do feijão com uma peneira, conforme você vai retirando a casca, coloque o feijão  para escorrer. Bata a massa aos poucos no máster, ou liquidificador, com a cebola picada e sal a gosto.
Depois de bater, vá colocando em uma vasilha se possível bem funda (tipo um balde) para depois bater com uma pá de madeira até levantar a massa e ficar bem fofa para fritar.

Modo de preparo:

Vatapá (recheio do acarajé):

Fritar a cebola picada no azeite de dendê com o azeite de oliva, quando estiver dourada, acrescentar os pimentões picados e refogar bem, adicione o coentro, o amendoim, a castanha de caju e os dois litros de leite de coco, deixe ferver e coloque as duas colheres de sopa de caldo de galinha em pó, adicione o camarão limpo e as duas caixas de creme de leite, deixe ferver e vá mexendo delicadamente, quando o molho abrir fervura adicione o pão umedecido no leite, sempre mexendo até engrossar, prove o paladar, e se for necessário corrija o sal.


9 Comentários

  • A pouco tempo, resolvir fazer acaraje,mais nao sei o que esta acontecendo
    que se abre quando eu coloco no no azeite quente.alguem sabe mim dizer porque?
    obrigado

  • Estou querendo me aprefeiçoar nas receitas de Acarajé e Abará tenho algumas duvidas,o acarajé só leva cebola e sal na massa ou leva alho e pimenta cuminho tipo o tempero do vatapá?E o abará,é a mesma massa do acarajé com o camarão seco incluido na massa p/ dá + sabor?Estou querendo levar essa delicia (acarajé e Abará) p/o interior de PE onde pretendo morar pois o meu marido é de lá quero ter sucesso no q. vou fazer.Ao visitar a cidade no cai da tarde, sentir falta de ñ ter uma baiana lá p/eu comer um bom acarajé, dai a idéia.Me dá essa ajudinha ai,bjs!Conceição

  • Olá!
    Na receita do acarajé e do vatapá falta o ingrediente principal: o camarão defumado e seco!!! Não existe vatapá de camarão fresco!!!! Espero ter ajudado a elucidar a receita original da Bahia

  • Além do feijão fradinho
    voce pode usar qualquer feijão caupi (chamado de catador)
    tem o sempre-verde, o branquinho, o manteigão
    ou seja qualquer Vigna eh usado pelas baianas aki na terrinha.
    bjao

    • Obrigada pela contribuição Alana eu realmente não sabia que poderia substitiuir por esses outros feijões ,beijos carinhosos volte sempreeeeee !!!

  • Achei a quantidade de azeite (dendê + oliva) do vatapá muito grande, mesmo pra essa receita avantajada, q parece de restaurante! Não estará incluído nesses 2 l de azeite o necessário pra fritura dos bolinhos feitos com a massa?

    • Hoje já existe no mercado uma farinha de feijão fradinho que vc compra pronta para fazer o acarajé e não fica devendo em nada para a outra massa , faço aqui na minha lanchonete pra vender e não há diferença além de poupar todo aquele pré trabalho com o feijão é muito saborosa …
      Espero ter contribuído …Felicidades

Deixe seu comentario aqui: