10 dicas para deixar o cabelo bonito e saudável

dicas-como-ter-cabelos-bonitos-e-saudaveis

Os cabelos são a moldura do rosto e não tem mulher nesse mundo que não se preocupe com os cuidados com as madeixas , afinal elas são uma poderosa arma de sedução . Não importa se o seu cabelo é liso, ondulado, cacheado ou crespo ele precisa ser bem cuidado e estar saudável. Todos os tipos de cabelo tem o seu charme desde que estejam com fios saudáveis , com muito brilho e com pontas reparadas.

Mas para deixar os cabelos saudáveis não basta usar apenas uma boa máscara de hidratação e nem fazer tratamentos caríssimos no salão. É preciso seguir alguns passos em casa na manutenção dos fios e por isso separei hoje 1o dicas básicas que vão ser muito úteis para você conquistar de vez o cabelo capa de revista que você sempre sonhou em ter. Confira abaixo quais são elas:

1 – Dilua o Shampoo em água

Isso parece que é para economizar mas não é, o shampoo tem o pH muito alto que acaba abrindo excessivamente as cuticulas e ressecando os fios, principalmente se você lava demais os cabelos. O ideal é colocar uma parte de shampoo para duas de água mineral em um outro frasco vazio e aplique a mistura apenas na raiz, nunca no comprimento.

2 –  Use o condicionador apropriado para o seu cabelo

O condicionador não é apenas para desembaraçar os fios ele também serve para selar as cutículas abertas após o uso do shampoo, por isso ele deve ser escolhido conforme o seu tipo de cabelo e também deve permanecer nos fios por 3 minutos antes de ser enxaguado por completo.

3 – Hidratação semanal é fundamental

Para um cabelo impecável é essencial uma hidratação por semana nem que seja para usar aquelas ampolas milagosas que são facilmente encontradas em farmácias. Não deixe de hidratar os fios semanalmente , e a cada 15 dias faça uma hidratação profunda seja no salão ou usando receitas caseiras potentes.

4 – Desembarace os fios com os dedos

Ao lavar os cabelos o ideal é usar os dedos durante o banho para desembaracar o cabelo, e nunca usar pente debaixo do chuveiro . No máximo use o pente de dentes largos após ter desembaraçado os cabelos com os dedos depois do banho.

5 –  Diga adeus ao silicone !

Além do silicone pesar e deixar os fios com aspecto de oleoso, ele age formando uma película quase impenetrável sobre o cabelo e barra os nutrientes vindos de outros cosméticos. O uso continuo do silicone acaba deixando os cabelos muito ressecados e fragilizados. Opte pelos óleos nutritivos e use sempre um bom leave-in com proteção solar e térmica.

6 – Evite elásticos e penteados muito puxados

O atrito nos cabelos feito por elásticos e penteados muito puxados além de marcar os fios, acabam arrebentando os fios dando a impressão de que o seu cabelo tem o crescimento demorado e que você esta repleta de frizz. O que na verdade é a quebra dos cabelos devido ao elástico em constante uso e artito nas madeixas. Prefira prender os cabelos usando elásticos forrados de seda ou com ganchinhos ou até mesmo as piranhas.

7 –  Corte as pontas a cada 3 meses

A cada 3 meses corte as pontas do cabelo , peça ao seu cabeleireiro de confiança para cortar micro-pontas dessa forma ele saberá que não é para cortar muito. É fundamental eliminar as pontas duplas e ressecadas que não serão recuperadas com nenhum tipo de tratamento a não ser um belo corte de pontas. Perca o medo da tesoura e faça o corte de pontas .

8 –  Faça resposição de queratina !

Se os seus cabelos passam por tintura, descoloração, alisamento, permanente ou qualquer processo químico faça 1 vez ao mês um tratamento de reposição de massa e queratina nos fios . Vale apostar na plástica capilar, cauterização capilar, nanoqueratinização, entre outros tratamentos que incluem a queratina como ingrediente principal. Fique atenta para que o tratamento seja apenas reconstrutor e não mude a estrutura dos fios, pergunte ao cabeleireiro que você não pretende alisar e sim reconstruir e tratar os cabelos.

9 – Aposte em produtos com pH baixo

Escolha sempre que possível produtos com pH baixo principalmente se você tiver cabelos tingidos. O pH alto do Shampoo, somado aos corantes do produto, ressecam ainda mais os fios. Uma saída é apelar para as máscaras coloridas, que podem agir por mais tempo – graças ao pH baixo – e ainda hidratam. Observe os rótulos e veja se vem escrito o pH do produto prefira sempre abaixo de 7.0

10 –  Capriche na alimentação saudável

Um cabelo bonito e saudável precisa ter um crescimento apropriado e para isso é fundamental incluir na dieta alimentar, frutas, muita água, proteínas, vitaminas E, C, B. carnes vermelhas, peixe, coma também vegetais escuros como couve,brócolis, inclua nas saladas cenoura, ovos, castanhas do Pará.

 

 

 

 

4 Comentários

Deixe seu comentario aqui: